"Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

"Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Hugo Domingos -
Número de respostas: 31
Gostava de promover este debate de ideias, utilizando o seguinte vídeo como ponto de partida:



As questões que vos proponho são as seguintes:

1. Os alunos portugueses enquadram-se nesta realidade de miúdos com impressionantes competências tecnológicas (uso de live chats, blogs, emails e criação de recursos digitais) e capazes de realizar multi-tarefas ao mesmo tempo (multi-tasking)

2. Estão os professores portugueses preocupados em adaptar-se a esta nova realidade, dominada pelo uso e o domínio de conteúdos digitais como forma de expressão?

3. Serão os conteúdos digitais uma mais valia para o processo ensino-aprendizagem? De que forma?


Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por António Oliveira -
Penso que os alunos portugueses se ainda não se encontram neste nível isso talvez se deva às políticas educativas que têm negligenciado as vantagens das novas tecnologias na formação, (nomeadamente o equipamento das escolas e a formação dos professores).
O problema é mais vasto e penso mesmo que a inércia se deve em grande parte aos professores que "não vêem necessidade" no utilização das tecnologias e duvidam mesmo das suas vantagens em matéria de educação.
Os conteúdos digitais são claramente uma  vantagem quer em quantidade quer em qualidade. A sala de aula torna-se mais ampla. O recurso a plataformas de aprendizagem permitem uma interacção mais proveitosa.
Sou profesor de história(10º ano) utilizo com regularidade o Moodle nas aulas e os alunos aderem com satisfação. Os dois problemas que mais "atrapalham" são: os alunos não estão todos no mesmo nível (como utilizadores das TIC), perdendo-se muito tempo a explicar funções básicas de utilização ; e na escola não é possível utilizar em todas as aulas e  não há  computadores suficientes para todos os alunos da turma (além de que há um ou outro aluno que ainda não têm ADSL).
Em resposta a 'António Oliveira'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Manuel Pinto -
Ainda temos muito caminho a percorrer, muito para aprender...
Para usar as novas tecnologias é necessário primeiro saber trabalhar bem com as "ferramentas". Não sei se devido às contingências actuais, a burocratização do ensino, mas noto um grande desinteresse nos meus colegas em aprender e utilizar estas ferramentas. A evolução é lenta, e só quando se verifica a necessidade imperiosa de as usar. Vejo colegas que lá começaram a usar o pc porque as actas começaram a ser feitas em formato digital, a usar software de gestão de faltas e notas.... mas estão muitos a dar os primeiros passos. Por outro lado vejo os quadros interactivos a ganharem pó, é necessário alguma dedicação para aprender a trabalhar...
Por outro lado uma frustração pessoal, pois já me disponibilizei para dar formação no Moodle, mas poucos mostraram interesse...
Hora se ao nível dos que deviam ser o motor destas práticas ainda estamos assim .... e não vejo mudanças. Não basta gastar os milhões em equipamento esquecendo, atacando e não formando os que os deviam utilizar. Por outro lado a desmotivação, a falta de interesse da classe docente.  Finalizando, estou bastante pessimista
Em resposta a 'Manuel Pinto'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Délia Ferreira -

Não só longo é o caminho a percorrer como tortuoso! <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Julgo que a tecnologia ainda não está suficientemente acessível a qualquer indivíduo. Ainda são muitos os constrangimentos com que nos deparamos diariamente, falo por mim é claro.

Penso que a sua plena utilização só se verificará se os utilitários, professores e aluos, sentirem directamente os seus benefícios, se se sentirem confortáveis na sua utilização e verificarem que as suas práticas se podem tornar mais eficazes e eficientes. Até lá pergunto se os mais entendidos nestes assuntos não poderiam contribuir de uma forma mais eficaz, construindo ferramentas/materiais pedagógicos de fácil manuseamento e que o divulgassem à comunidade?     

 

Em resposta a 'Délia Ferreira'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Madalena Mendes -

parece-me que os mais "entendidos" nesses assuntos entendem pouco dos outros assuntos e o trabalho de grupo entre os Professores está envenenado pelo medo da avaliação mútua

ora, há tanto que nem todos podemos saber tudo

nem Deus (Zeus? meus? teus?)

alguns dos mais "entendidos" nesses assuntos envergonham-se de saber pouco sobre os assuntos sobre que tu sabes mais

talvez seja só por causa da herança da educação feita por sádicos

atávicos idiotas aterrados com a ideia de serem soterrados por geração mais jovem _ como seremos, é claro, se não fôrmos cremados...

Em resposta a 'Délia Ferreira'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Madalena Mendes -

já dizia o Bruner que se pode aprender seja o que fôr, em qualquer idade, desde que essa aprendizagem

seja útil no momento e

pareça que pode servir no futuro

                                    falta aqui qualquer coisa...

desde que se tenha saúde, habitação, o almoço pronto, quem ou o que facilite ou pelo menos não dificulte o processo de ensino-aprendizagem, um mínimo de conforto e os lutos feitos

Em resposta a 'Délia Ferreira'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Hugo Domingos -
Cara Délia,

Concordo consigo a 100% na questão da acessibilidade e na interface user freindly nos "softwares educativos" (que não sei se são utilizados, pois sempre que vejo falar em software na educação surge mais referências a softwares de produtividade tipo word ou powerpoint) .

Quando pesquiso por software a divulgar, aqui na página de recursos do Cne, tenho o cuidado de considerar a acessibilidade e a facilidade de utilização, para além das potencialidades pedagógicas.

Acho que existem óptimas aplicações que respeitam estes critérios. Mas nunca se pense que a aprendizagem de uma aplicação informática é instantânea. Existe sempre uma curva de aprendizagem a respeitar, algumas mais prologadas que outras.
Exemplo desta afirmação, é a própria utilização do Moodle. De certeza que todos nós ficámos perdidos e com vontade de negligenciar o Moodle no início (eu pelo menos andei às aranhas algum tempo). Com o tempo e com o auxílio dos colegas ( factor determinante!) fomos todos desenvolvendo boas práticas.

Acredito que este processo de aprendizagem seja comum aos restantes softwares. Eu, como um dos "entendidos" (acho eu língua de fora), tento sempre apresentar boas sugestões (através de tutoriais vídeo e dos fóruns) de aplicações e dirijo-me a escolas para realizar workshops sobre o Moodle ou actividades com alunos que envolvam a criação de recursos digitais como processo de aprendizagem.

Mas mais importante que a criação de materiais de apoio a professores, é "ouvir" os próprios professores, daí a criação destes fóruns  de discussão.
É muito importante conhecer a realidade das escolas e as necessidades dos professores. Neste contexto de apoio e em concordância com o tema desta discussão, gostava de conhecer as vossas dificuldades na criação de recursos digitais e a sua utilização em práticas educativas.

Quais são as principais dificuldades:
1. A escolha do software?
2. Técnicas e truques na sua utilização?
3. Como envolver os alunos?
4. Como avaliar os materiais criados pelos alunos, numa perspectiva analítica da sua rede cognitiva?
5. Que materiais devem estar associados a determinada competência?

Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Délia Ferreira -

Eliminando todas as dificuldades, e barreiras que encontro na utilização das tecnologias na sala de aula, já refeidas por outros colegas e que se prendem com a falta de material, etc, vou tentar apresentar as minhas principais dificuldades:

Às indicadas pelo Hugo acrescento ainda a que considero mais importante:

Conhecer e seleccionar o software para determinadas aplicações. Explorar e construir guiões de orientação do softwre, para os alunos.

E principalmente, tempo para poder aprender!

Felizmente que existe esta plataforma que tem sido como uma lufada de oxigénio neste vazio atmosférico que me rodeia...

 

Em resposta a 'Délia Ferreira'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Hugo Domingos -
É verdade Délia. Não é fácil inovar práticas educativas quando não existe tempo para estudar, experimentar, ler e criar materiais de apoio.

No meio destas dificuldades, é fundamental haver mais apoio aos professores. Tento fazer isso através do Ciência na Escola (obrigado pelo feedback positivopiscar), assim como outros colegas o devem fazer por esse ciberespaço fora.

Como podemos melhorar este cenário?

1. Manter esta troca de informação.
Partilhar sugestões, novas práticas e bons recursos por um lado e por outro partilhar dificuldades, correcções e necessidades.
Só assim podemos, em conjunto, encontrar as boas práticas educativas (com ou sem o uso das tecnologias).

2. Fomentar a cultura de troca e reciclagem de recursos educativos.
Nunca ninguém vai dominar todas as aplicações informáticas (quer sejam software, animações, LMS, etc) ou realizar as mais variadas actividades educativas. Daqui surge a necessidade na partilha de materiais através de repositórios digitais e sites pessoais.
Exemplo: Os vídeos do Carlos Portela. O tempo que ele utilizou para traduzir (e agora criar) os vídeos, impossibilitaram-no de, por exemplo, criar exercícios em HotPotates sobre os vídeos. Mas se outro professor cria e partilha esses exercícios, o Carlos tem a oportunidade de combinar os vídeos com os exercícios, assim como o outro professor tem a oportunidade de utilizar vídeos demonstrativos para os exercícios que pretende apresentar aos alunos.

Esta cultura de colaboração e partilha acho que deve ser estimulada, começando pelos professores da própria escola.
Por exemplo, o Moodle permite a partilha, dentro da plataforma, de testes, lições e  recursos. Existe essa partilha?
Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Pedro Caldeira -

Já há vários anos que reflicto sobre a questão da partilha (ou falta dela) entre a classe docente. Acho que a postura de partilha e de colaboração espontânea (não oficial) entre professores, depende essencialmente de 3 aspectos:  a) culturais ; b) personalidade individual ; c) organização do trabalho docente no seio das comunidades laborais onde estão inseridos. 

 

A intensificação do trabalho docente, por um lado, e a banalização da Internet por outro, jogaram muito a favor da colaboração e partilha   nestes últimos 3 ou 4 anos, no entanto, temo que o novo ECD trave essa boa tendência. Este, ao impor um afunilamento no acesso ao topo da carreira, fomenta a competição directa entre docentes e naturalmente que o verbo  competir não rima com partilha ou colaboração.

Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Délia Ferreira -

Esta página, CienciaNaEscola, não é por si só a prova dessa partilha?

Quanto á utilização do Moodle pelos professores na própria escola para a partilha de materiais, julgo que funciona como qualquer outro instrumento/ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Cada utilizador, usa-o ou não, e como bem entende...

Em resposta a 'António Oliveira'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Madalena Mendes -

os alunos portugueses ainda não são clones

e ainda não estão todos normalizados

ainda são todos diferentes

grande parte não sabe falar Português

a muitos deles a História de Portugal interessa tanto como a mim a Ilha dos Amores

talvez a História da Humanidade ou a História das Ciências ou a História do Canibalismo ou a História dos Índios ou a História da História interesse a algum

os meus têm 10-12 anos, vieram de todo o Mundo (embora a maioria tenha nascido cá) e interessam-se por seja o que for quando não têm fome

quando têm fome interessam-se por comer e por fugir da Escola para arranjar comida

Em resposta a 'António Oliveira'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Hugo Domingos -
Caro António (e restantes colegas),

A sua análise revela dois aspectos muito importantes a considerar nesta discussão:

1. A necessidade:
Não são apenas os alunos que são influenciados pela pressão do grupo. Também os professores (como seres humanos) são muitíssimo influenciados pela dinâmica do seu grupo de trabalho.
Acredito que boa parte dos professores não vêem a necessidade de utilização das tecnologias educativas (TE) pois não tiveram na sua formação inicial (licenciatura, por exemplo) a oportunidade de estudar e aplicar práticas educativas com o uso das tecnologias. Este é um ponto importantíssimo nesta discussão - a formação dos professores e o seu contacto com as TE.
Duas formas de resolver esta situação, talvez sejam a) um plano de formação contínua de professores adequado à realidade actual (e acredito que existem centros de competências como bons exemplos) e b) a pressão do grupo.
Conheço algumas escolas em que uso inicial do Moodle era mínimo, até que um conjunto de professores começou a utilizar e divulgar os seus trabalhos (com algum sucesso entre os alunos!). Resultado: os restantes professores começaram a experimentar e aprender (pressão do grupo a funcionar). Obviamente que estas mudanças exigem tempo! Não se pode esperar que todas as pessoas comecem agora a andar de pc em punho.

Esta opinião também se aplica ao comentário do Manuel.
Não sei se concorda com a minha opinião, visto que teve a experiência de ter oferecido formação e o feebback dos seus colegas não ter sido o desejado. Apesar da maioria não ter aceite, de certeza que alguns colegas aceitaram o desafio, certo? Aposte nesses colegas e partilhe suas ideias (e desabafos piscar). 

2. As desigualdades entre alunos:
Este é um dos aspectos que nós professores, temos que considerar como vital para o sucesso profissional dos alunos. As competências tecnológicas são um dos critérios mais valiosos no futuro mercado de trabalho.
Obviamente que nem todos os alunos têm acesso à internet, a um pc pessoal e tempo para aprenderem, nem em casa, nem na escola.
Pelo o que observei pelo plano tecnológico para Educação, existe a preocupação do ME em continuar a apetrechar as escolas com computadores, quadros e as bibliotecas escolares. Talvez as condições melhorem e as desigualdades possam ser minimizadas. Mas, e ainda sobre as competências tecnológicas, existem nas escolas planos delineados pelos coordenadores TIC (em conjunto com os restantes professores) para espaços e workshops de aprendizagem das TE? Lanço esta questão aos restantes colegas.

Como nota final, é óptimo saber que tem conseguido algum sucesso ("utilizo com regularidade o Moodle nas aulas e os alunos aderem com satisfação") na utilização do Moodle e que compreende a mais valia pedagógica dos recursos digitais.

Duas questões:
1. Que estratégias, na utilização do Moodle, têm tido mais aceitação por parte dos alunos?
2. Tem promovido a criação de recursos digitais como reflexo da aprendizagem dos alunos ou os tem utilizado como materiais de apoio à exposição da informação (que é uma estratégia igualmente importante)?


Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por dulce franco -

Olá Hugo

Penso que as questões colocadas são muito interessantes.

Relativamente à primeira questão, tenho utilizado o moodle na sala de aula e verifico que os alunos gostam de trabalhar com esta plataforma nas diferentes actividades propostas.

Quanto à adaptação dos professores portugueses, concordo com o que o colega Antonio diz e acrescento ainda o seguinte:

as escolas tem tecnologias, alguns professores tem formação mas,...

falta o apoio pedagógico e a reflexão para o uso dos conteúdos digitais.

Quanto à sua utilização são uma mais valia.

Contudo, os alunos devem integrar nas suas práticas hábitos de trabalho que lhes permitam ter a capacidade de avaliar criticamente os conteúdos e a forma como os utilizam.

 

 

Em resposta a 'dulce franco'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Pedro Caldeira -

As Escolas têm tecnologias ?

As nossas escolas básicas e secundárias têm entre 700 e 1400 alunos, para que os professores possam usar as TIC de uma forma regular e numa lógica de um computador por aluno precisam, no mínimo, de  6 salas de informática com 25 computadores cada. Existirá alguma escola EB , EBS ou ES com estes recursos ?  Se calhar  não encontramos uma única com essas condições em todo o país ! Esta é a origem de todos os problemas.


Os professores tem formação ?

A péssima formação contínua do pessoal docente é um dos problemas endémicos da escola portuguesa. Baixos níveis de formação contínua são sinónimo de fraca qualidade. Infelizmente o ciclo em que entrámos não está propriamente virado para a qualidade .

 

 

O problema estará no pessoal docente ?

Os professores não são mais nem menos capazes, nem mais nem menos profissionais do qq outros trabalhadores. E tal como todos os outros profissionais moldam-se a regras que outros criam. Estas nunca premiaram a competência e o mérito. E ao contrário do que alguns digam ou do que outros possam pensar isso tb não acontecerá nos próximos tempos. O problema da classe docente chama-se "desmotivação" emboram existam  formas muito simples de   motivar . Pelos vistos quem dirige os destinos da nossa educação nunca o quis e ou soube fazer.
Em resposta a 'Pedro Caldeira'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Madalena Mendes -

Pedro Caldeira

tens quase toda a razão! (a última frase é discutível...)

pergunto-te

1. a que qualidade te referes?

2. para que é que estará virado o ciclo em que entrámos?

faço colecção de hipóteses que possam responder a esta questão... tens uma para a troca?

Em resposta a 'Madalena Mendes'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Pedro Caldeira -

"Infelizmente o ciclo em que entrámos não está propriamente virado para a qualidade ."

Refiro-me aqui ao ciclo (ou circo) político actual, que muito tem degradado e pouco tem contribuído para a qualidade. A estratégia política é economizar a qualquer custo. Temos mesmo de passar de uma lógica de poupança cega, para uma outra de investimento sensato.

Em resposta a 'Pedro Caldeira'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Hugo Domingos -
As escolas apresentam enormes desigualdades ao nível dos equipamentos escolares, é verdade! Mas existe um plano até 2013 para contraira esse facto.



Embora este plano tecnológico para a educação seja louvável (digo-o sem ironia alguma) é importante manter-nos coerentes com a realidade. Na busca que realizei para encontrar este vídeo, fui surpreendido com a abundância de vídeos sobre violência na escola e de protesto ao ME.

Encontramos-nos em tempos conturbados, onde existem maiores preocupações para os professores do que a introdução das TE no Ensino. São evidentes nas respostas de alguns de vós.

Mas gostava de reforçar o tempo como elemento determinante para a inovação das nossas escolas. Existe um plano a cumprir, que pelos vistos, de poupança tem pouco ao nível de apetrechamento das escolas (sei que ao nível de recursos humanos, o mesmo não se verifica). A questão é: têm as escolas e professores as condições para mudar os 25% de insucesso escolar?
Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Pedro Caldeira -

Bem isto de um governo com mandato até 2009 vir prometer uma revolução em termos de meios até 2013 é no mínimo suspeito !!! o que eu gostaria de saber deste governo é o que foi e será feito durante o mandato para que foram eleitos.

 

Quanto à questão do sucesso é preciso prudência no discurso, não custa nada aos professores e ás escolas «fabricar sucesso» isto é mascarar o insucesso. Ao contrário do que os políticos e outros pedagogos de gabinete pensam, o problema do insucesso não se resolve  nem por decreto, nem   colocando computadores na sala de aula, nem tão pouco  se resolve em poucos anos.

 

Muitas vezes o problema do insucesso escolar não reside sequer na escola :  dizia a professora Madalena Mendes sobre os seus alunos «interessam-se por seja o que for quando não têm fome» , pois é sábias palavras ! E eu acrescentaria: quando têm educação, acompanhamento, conforto e carinho em casa, possuem os pré-requisitos para o sucesso escolar .

Em resposta a 'Pedro Caldeira'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Hugo Domingos -
Concordo com o Pedro. Questões como a violência na escola, má gestão escolar, classe docente revoltada com o ME, ausência de suporte familiar e  desmotivação perante a escola não se resolve com Tecnologias Educativas.

Para resolver esses assuntos é necessário acompanhamento escolar, organização e rigor nos orgãos de gestão da escola, melhores condições de trabalho, etc..
Todos estes assuntos são fundamentais e devem ser encarados como prioritários!

Mas como este fórum não se destina (nem eu tenho competências para isso) para discutir esses assuntos, para isso existe o ME, gostava de continuar a discussão de práticas educativas que possam, pelo menos, resolver a desmotivação dos alunos perante o trabalho escolar e a inquietação dos professores perante esta "vaga tecnológica".

Pedro, não quero com isto limitar a sua palavra. Antes pelo contrário! O que o Pedro realça é a realidade da sua escola e é nessa realidade que temos que trabalhar, em conjunto, com boas ideias e desabafando o que nos vai na alma!
Em resposta a 'dulce franco'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Hugo Domingos -
Olá Dulce,

Conhecendo bem o seu trabalho na Esc.da Pontinha, através das colaborações entre o Cne e a escola, sabia que podia contar com uma perspectiva positiva sobre este assunto. A Dulce acrescenta um dado muito interessante, a reflexão no uso dos conteúdos digitais: "alunos devem integrar nas suas práticas hábitos de trabalho que lhes permitam ter a capacidade de avaliar criticamente os conteúdos e a forma como os utilizam."

E acrescentava mais um pouco, não serão os próprios materiais um reflexo da aprendizagem e do conhecimento do aluno? Não temos nós, professores, uma oportunidade, com estas novas tecnologias, de observar e avaliar eficazmente a rede cognitiva dos alunos?
Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por dulce franco -
Olá Hugo
Como está ?
Desculpe não ter respondido à questão que colocou no fórum mas, tenho andado numa roda viva. O coordenador TIC demitiu-se e o C.Executivo pediu-me para ficar com o cargo.
Contudo, gostaria de parabenizá-lo pelo exelente trabalho que está a desenvolver e que tem ajudado tantos professores com as propostas e trabalhos que envia.
Relativamente à questão colocada: concordo consigo.
Relativamente ao "espelho" que identifica, ele não é mais do que o indutor do desenvolvimento cognitivo do aluno.
Bom fim de semana
Dulce Franco
Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Madalena Mendes -

1. alguns, cada vez mais

2. preocupadíssimos, demais

3. é claro que sim, pelo menos como ilustração de conteúdos

    disciplinares, mas imagino que tb de outras formas

só um exemplo, para ilustração do parto - sou prof de CN 2ºciclo, preocupadíssima

Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por anaaugusta gomes -

Em relação às questões penso que  algo está a mudar. Muitos dos professores estão motivados e preocupam-se em utilizar as novas formas de comunicar. Porém as condições físicas das salas, o nº excessivo de alunos por professor e a falta de materiais em número suficiente afectam  uma melhor implementação destas novas formas de leccionar.

O horário do docente também deveria ser de outra forma  de maneira a permitir uma maior pesquisa e preparação pois nesta fase de arranque é complicado a coabitação entre o computador e os livros.

É o mundo do futuro e os alunos interagem melhor pois sinto que "entro" no mundo  deles e no futuro. A atitude dos alunos é diferente, mais interessada.

Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por João Gregório -

Não, os alunos portugueses estão longe de deter essas competências. O principal fundamento para esta afirmação é o próprio moodle. Muito poucos alunos aderiram com interesse a esta nova farramenta. Aderiram simplesmente porque os professores punham lá materiais importantes ou simplesmente não aderiram.

Como filho de pais professores sei que sim. Que os professores estão preocupados em adptar-se a esta nova realidade. Ambos os meus pais são professores de história e não deixam de aceitar e utilizar o moodle. Isto para dizer que não são só os professores da disciplina aderem a estas novas farramentas.

O uso de um computador ou qualquer farramenta digital para a aprendizagem(meu ponto de vista), depende de quem a usa. O computador tanto pode ser visto como uma farramenta de aprendizagem como um brinquedo. A pessoa que o usa é que define. Eu posso dizer que o uso mais como um brinquedo, mas não é por isso que não o uso como uma farramenta de trabalho. Ajuda muito.

Em resposta a 'João Gregório'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por elisa moreno -
Partilho da mesma opinião .
Na prática como professora e com página no moodle( a qual me dá um prazer enorme em desenvolver no sentido de complementar o meu trabalho com os meus alunos)
Tenho pena, mas tenho inscritos na página a penas 6 alunos, e os outros?
Não estão motivados? Não têm internet? Como dar a volta a isto? Deixo de trabalhar a página pela pouca aderência?
Em resposta a 'elisa moreno'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Pedro Afonso -
Eu pessoalmente tento juntar imagens, jogos, vídeos, etc. que tenham a ver com o assunto da disciplina, de forma a que eles se sintam motivados a ir visitar a disciplina.
Em resposta a 'elisa moreno'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por isabel leite -
Eu utilizo a disciplina moodle para trabalhar também na aula. Testes, trabalhos, webquests... são algumas das actividades interessantes que se podem desenvolver com os alunos em ambiente de sala de aula.
Assim eles acabam por se inscrever todos e começa a haver alguma ligação com os alunos.
Não é fácil fazer muitas actividades extra-aula e pensar que muitos ainda não têm internet, como é o nosso caso. Se todos tivessem net seria muito mais produtivo.
Em resposta a 'elisa moreno'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por António Gonçalves -
A fraca adesão dos alunos é comum a muitos projectos. O único modo de ter mais alunos no Moodle foi através de cinco processos:
1. Disponibilizar resumos da matéria em wikis que eram trabalhadas em comum, entre alunos e professores (a questão deste trabalho "contar para a nota" é muito problemática);
2. Utilizar o sistema de mensagens (síncronas, porque os fóruns não funcionam, eles têm receio das críticas) para estimular o ambiente social;
3. Utilizar o modo individual, para que os alunos se sintam confiantes na exposição de dúvidas sem que os outros saibam;
4. Disponibilizar testes de preparação online;
5. Filmes de 1/2 minutos no máximo;

Bom trabalho!
Em resposta a 'João Gregório'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Hugo Domingos -
Caro João e Elisa,

os vossos comentários vão de encontro às desigualdades já referidas anteriormente.
Existem casos onde existe uma interessante adesão e outros casos em que a adesão e a motivação dos alunos perante o Moodle é muito baixa.

Já agora uma questão à Elisa: Que conteúdos disponibiliza no Moodle? Documentos das aulas, materiais criados pelos alunos, actividades interactivas ou apenas de leitura? Espero que consiga, no futuro, motivar os seus alunos tanto como se sente motivada neste momento.

Sobre a utilização dos computadores, gostava de deixar-vos com um bom exemplo (vídeo):



Concordam que o exemplo demonstrado no vídeo é bastante positivo, sim?
Outra questão: Não estaremos nós, em Portugal, no início de uma mudança, que se pretende imediata, mas para a qual é necessária uma adaptação e maturação?
Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: "Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

por Hugo Domingos -
Caros colegas,

Gostava de agradecer os vossos valiosos contributos, apresentados ao longo desta discussão.
Espero que possamos manter esta saudável partilha de ideias, numa próxima conversa.

Para dar um final interessante a este tópico dedicado às novas competências digitais dos alunos, decidi partilhar um último vídeo convosco. Espero que apreciem a mensagem.

Em resposta a 'Hugo Domingos'

"Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?" > O que os alunos pensam?

por Nelson Correia -
Olá!
Gostava também de deixar neste debate o que os alunos pensam, nomeadamente os alunos de duas turmas de TIC do 9º ano, da Escola Básica 2,3 Manuel de Figueiredo, em Torres Novas. Em Dezembro, durante uma aula de TIC, estes alunos escreveram a sua opinião em blogs pessoais (clique para ver os seus endereços), que também funcionam como caderno diário da disciplina de TIC.  Um aluno (João Gregório - Quarta, 5 Dezembro 2007), chegou mesmo a participar neste fórum. Depois, juntei/resumi as suas opiniões e fiz pequenas correcções de português, tendo obtido as seguintes respostas às questões do debate:

1. Os alunos portugueses enquadram-se nesta realidade de miúdos com impressionantes competências tecnológicas (uso de live chats, blogs, emails e criação de recursos digitais) e capazes de realizar multi-tarefas ao mesmo tempo (multi-tasking)?

Os alunos portugueses estão cada vez mais fascinados com as novas tecnologias: muitas conversas que existem nos grupos de amigos são sobre este tema. Por isso, os jovens acabam por ser se integrar no mundo dos computadores, principalmente se querem ser aceites pela sociedade pelos seus colegas. Além disso, é muito fácil trabalhar com um computador e os preços destes estão cada vez mais acessíveis.

Os jovens não conseguem viver sem os computadores e a Internet (alguns alunos, principalmente do 3º ciclo e secundário, são “viciados” em computadores), porque têm necessidade de conhecer coisas novas e de por as suas ideias em prática. Utilizam bastante o computador para fazer todo o tipo de tarefas, como por exemplo, utilizam-no para pesquisar, realizar trabalhos escolares, trabalhar nos blogs, para jogar e para conversar no chat. No entanto, existem alunos que só utilizam a Net para pesquisar e para conversarem com os amigos online (MSN). Não é só prejudicial, porque quando forem trabalhar precisam de saber trabalhar com o PC.

No entanto, a criação de recursos digitais e realização de multi-tarefas só acontece se o próprio aluno adorar trabalhar em torno de todo o software. Por exemplo, poucos alunos aderiram com interesse ao Moodle: alguns aderiram simplesmente porque os professores colocaram lá materiais importantes ou a maioria simplesmente não aderiu. Mas esta realidade poderia mudar se o governo apostasse em equipar as escolas com mais computadores, já que alguns alunos não têm computador e Internet em casa. Assim, talvez pudesse haver mais jovens a aderir à tecnologia, já que será o nosso futuro.

Mas não se devem deixar viciar, porque as tecnologias são muito boas, muito interessantes, muito «fixes», mas há outras coisas para além disso. Eu não estou sempre no computador ou a ver TV, a maior parte do meu tempo, passo a ler (eu adoro ler) e, às vezes, também estudo [pelos livros e cadernos, não pela Internet].



2. Estão os professores portugueses preocupados em adaptar-se a esta nova realidade, dominada pelo uso e o domínio de conteúdos digitais como forma de expressão?

Penso que sim, pois se os alunos estão inseridos neste novo Mundo tecnológico, os professores, para acompanhar e utilizar a mesma "linguagem", estão de certa forma a ser "contagiados" pela adaptação às tecnologias.

À medida que as tecnologias e os recursos digitais avançam no ensino, também os professores se preocupam em acompanhar esse avanço, pois precisam de adaptar-se à nova forma de trabalhar, que é melhor e mais rápida.

Muitos professores pedem trabalhos que têm de ser feitos e apresentados com o computador, dão aulas utilizando o PowerPoint e recorrendo a pesquisas na Internet, usam muito o Moodle (quase todos têm lá algo na disciplina: resumos da matéria, os "objectivos" para os testes e exercícios para treinarmos a matéria) e, em vez de fazer os velhinhos teste em papel, recorrem aos famosos quizs.

Eu acho que os meus professores não estão preocupados, eles já se adaptaram... Eles acham é que se calhar nós devíamos passar menos tempo à frente do computador...

No entanto, alguns professores (talvez os mais velhos) podem querer manter “o seu método de ensino” e achar o computador e o “mundo da Internet” muito complicados e misteriosos.



3. Serão os conteúdos digitais uma mais valia para o processo ensino-aprendizagem? De que forma?

É lógico que para nós alunos, é uma mais valia e muito mais fascinante aprendermos novos conteúdos através da informática.

A informática é um factor muito importante para o desenvolvimento do ensino, porque hoje em dia um computador é indispensável na vida de um estudante e de um professor.

Os conteúdos digitais, por serem interactivos e mais atractivos, poderão ajudar os professores a preparar as suas aulas e a ensinarem de uma forma melhor e mais simples.

Consequentemente, os alunos poderão ficar mais incentivados para trabalhar mais e melhor, e estar mais atentos e interessados. Também podem aprender melhor os conteúdos dados nas aulas (por ex., a apresentação de conteúdos com o projector facilita muito a sua compreensão e os alunos que não percebem a matéria na aula podem, em casa, consultar a Internet).

Como no futuro teremos de trabalhar com os PC, os conteúdos digitais abordados na escola ensinam-nos a ter métodos de trabalho para o futuro.

Além disso, poupa-se papel, porque passa-se a utilizar o computador para ver os conteúdos, estudar e fazer os trabalhos (em vez de o trabalho ser entregue ao professor em papel, pode ser entregue via Internet), o que contribui para melhorar o ambiente.

No entanto, devemos ter cuidado com a utilização excessiva do computador, que pode causar problemas de saúde na própria pessoa. Eu, apesar de estar a escrever isto, tenho consciência que não posso estar muito tempo em frente do computador, enquanto que muitos alunos não têm essa consciência!