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Ciência na Escola


Estratégia
Descrição
Detalhes
IMS - Learning Design
The IMS Learning Design specification supports the use of a wide range of pedagogies in online learning. Rather than attempting to capture the specifics of many pedagogies, it does this by providing a generic and flexible language. This language is designed to enable many different pedagogies to be expressed. The approach has the advantage over alternatives in that only one set of learning design and runtime tools then need to be implemented in order to support the desired wide range of pedagogies. The language was originally developed at the Open University of the Netherlands (OUNL), after extensive examination and comparison of a wide range of pedagogical approaches and their associated learning activities, and several iterations of the developing language to obtain a good balance between generality and pedagogic expressiveness.


Pecha Kucha
Pecha Kucha (ペチャクチャ) or Pecha Kucha Night is a presentation format in which (mostly creative) work can be easily and informally shown.

The idea behind Pecha Kucha is to keep presentations concise, the interest level up and to have many presenters sharing their ideas within the course of one night. Therefore the 20x20 Pecha Kucha format was created: each presenter is allowed a slideshow of 20 images, each shown for 20 seconds each. This results in a total presentation time of 6 minutes 40 seconds on a stage before the next presenter is up.

Fermi Questions
As Fermi Questions, também designadas Back of the Envelope Calculations, baseiam-se na estimativa quantitativa da resposta  a questões não convencionais sobre o mundo natural.

Webquest
WebQuest (do inglês, demanda da Web) é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da Web. Foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995. Para desenvolver um WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web. Um WebQuest tem a seguinte estrutura: » Introdução » Tarefa » Processo » Recursos » Avaliação » Conclusão » Créditos retirado de Wikipedia em 21/05/07

Aprendizagem colaborativa
A aprendizagem colaborativa é a relação num grupo de estudantes que exige interdependência positiva (um sentido de se afundar ou evoluir em conjunto), responsabilidade mútua (cada um de nós tem de contribuir e aprender), competências emocionais e relacionais (comunicação, negociação, confiança, liderança, tomada de decisão, e resolução de conflitos), interacção cara-a-cara, e meta-cognição (reflectindo sobre o desempenho da equipa e como este pode ser melhorado).

Estudo de caso
Com o ensino baseado no estudo de casos, os alunos desenvolvem competências em pensamento analítico e julgamentos reflexivo lendo e discutindo cenários da vida real muitas vezes complexos. Os artigos apresentados mostram como utilizar estes casos na sala de aula, em disciplinas de ciências naturais, ciêcias sociais entre outras.

Roleplay
O roleplaying vai para além dos jogos e desempenha um papel essencial em muitas situações do dia-a-dia. O exemplo mais óbvio desta estratégia é visto na televisão ou no cinema, onde o actor/a actriz encarna uma personagem.
Outra área onde o roleplay é muito usado é na educação e formação. É sugerido aos alunos que assumam o papel de uma determinada personagem, onde será testada a sua capacidade de reagir apropriadamente a uma situação hipotética. Nestas circunstâncias é extremamente importante que o/a aluno/a seja capaz de desempenhar o seu papel adequadamente.

Peer Instruction
Estamos no meio de um período e 200 alunos não estão a ouvir o professor. Em vez disso, estão envolvidos em 50 conversações em simultâneo com os seus pares mais próximos. Esta situação soa provalvelmente a caos para muitos professores. Mas é de facto um sucesso: os alunos discutem uma questão que os desafia para que pensem sobre os conteúdos e justifiquem o seu raciocínio aos seus colegas.

Jigsaw
O Jigsaw é uma técnica de aprendizagem colaborativa que reduz o conflito entre alunos baseado na diferença, promove melhores aprendizagens, melhora a motivação dos alunos, e aumenta a satisfação na experiência de aprendizagem. A técnica jigsaw foi desenvolvida inicialmente nos anos 70 por Elliot Aronson e os seus alunos da Universidade do Texas e Universidade da Califórnia.

Scale-Up
O objectivo principal do Projecto Student-Centered Activities for Large Enrollment Undergraduate Programs (SCALE-UP - Actividades centradas no aluno para grandes turmas do ensino superior) é o de criar um ambiente de aprendizagem altamente colaborativo, hands-on, rico em computadores e interactivo para grandes turmas do ensino superior.