"Boas,
vi o seu post "Educar pela criação com tecnologias" pelo qual lhe dou os parabéns pela forma como sintetizou de forma muito boa o desenvolvimento de competências através do vídeo e o papel do professor.
No entanto, houve algo que me deixou a pensar, depois de ver os vídeos... numa altura em que a segurança na Internet está cada vez mais na ordem do dia, até que ponto é bom ter vídeos onde os alunos podem ser identificados de forma única (nome/turma/escola)? Talvez o nome dos alunos pudesse ter sido evitado...
São apenas reflexões...
Cumprimentos,
José Oliveira"
Em resposta escrevi:
"...Relativamente à protecção da identidade dos alunos em vídeos deste tipo, a sua sugestão pode ser uma boa medida a tomar em acções futuras.
O objectivo de divulgar vídeos deste tipo pela Internet é importante pois dá um significado de orgulho próprio aos alunos porque podem mostrar aos pais o que fazem na escola, os professores podem partilhar com outros professores metodologias e actividades, a imagem da escola fica associada a actividades criativas e o seu nome é divulgado pelas restantes.
Infelizmente, existem
pessoas cruéis que podem aproveitar estas boas iniciativas para actividades
menos dignas. Mas ao manter o trabalho dos alunos isolado à sala de aula, não se
consegue promover a criação de comunidades educativas activas nem novas formas
de interacção entre escolas.
Ao proteger a
identidade (nome) das crianças talvez seja uma medida importante a tomar.
Outro aspecto a ter em conta é o seguinte: Enquanto andamos nós preocupados com a divulgação da identidade doa alunos em recursos educativos (sejam vídeos ou páginas Web), que segurança oferece as páginas pessoais que os alunos têm no hi5, no myspace e até vídeos de brincadeiras no youtube?
Qual será a medida certa a ser tomada: não divulgar recursos ou falar e ensinar aos alunos medidas de protecção sobre os perigos de desconhecidos na Internet e na vida real?"
Na sequência desta conversa, decidi abrir este tópico de discussão a toda a comunidade de forma a saber opiniões e sugestões para medidas de protecção dos alunos, partindo do pressuposto de que a criação e divulgação de recursos digitais criados por alunos seja uma prática a desenvolver com determinação de todos.
Uma medida já foi referida: Não indicar os nomes dos alunos, mantendo apenas a escola e turma.