Vídeo: "Educar pela criação com tecnologias"

Vídeo: "Educar pela criação com tecnologias"

por Carlos Portela -
Número de respostas: 3

Os jovens no final do ensino secundário (E.U.A.) passaram, em média, mais de 10 000 horas a jogar vídeojogos, mais de 10 000 horas ao telemóvel, mais de 20 000 horas a ver TV, cerca de 2,75 horas por dia a utilizar o seu PC, ...
Estas tecnologias podem ser postas ao serviço do ensino para o tornar mais significativo e eficiente sobretudo quando se promove a criação de produtos pelos próprios alunos.
Caso se pretenda "agarrar" e "envolver" os nossos alunos, é necessário que o processo de ensino-aprendizagem passe cada vez mais pelo digital.
Neste vídeo existe uma defesa vigorosa da utilização das "novas" tecnologias ("velhas" para os alunos) ao serviço da educação: webquests, wikis, blogs, emails, iPods, Podcasts, telemóveis, GPS, ...
Faz parte do esforço de uma Escola do Utah para a transformação do ensino com tecnologias (T4: Transforming Teaching Through Technology): http://t4.jordandistrict.org/t4/.
Vídeo disponibilizado pelo YouTuber jsdt4 (Jordan School District Technology 4).

As ideias para a educação sugeridas por este vídeo vão no mesmo sentido das finalidades do Ciência na Escola.

Em resposta a 'Carlos Portela'

Re: Vídeo: "Educar pela criação com tecnologias"

por Hugo Domingos -

É interessante o Carlos ter iniciado esta discussão na fase em que o Ciência na Escola finalmente conseguiu colaborar directamente com uma escola numa iniciativa de criação de vídeos educativos por alunos.

 

A iniciativa a que me refiro foi a Semana da Ciência na Escola Básica 23 da Pontinha (http://www.eb23-pontinha.rcts.pt/) na qual fomos convidados pela Prof. Dulce Franco, coordenadora do Departamento de Ciências da escola, para filmar as experiências em exposição. Desse convite surgiu a ideia de colocar os alunos no papel de cientistas, onde teriam que explicar as experiências e interpretar os resultados com o objectivo de criar pequenos vídeos educativos.


Após alguns dias de edição, gostava de divulgar em estreia absoluta os resultados (vídeos presentes em http://www.youtube.com/CEvideo)





Como puderam observar, a atitude dos alunos perante este desafio foi excelente. Os alunos, com maior ou menor dificuldade, conseguem explicar resultados, apresentam uma postura descontraída mas muito concentrada ao longo das suas intervenções e a mobilização de conhecimentos foi uma constante.

 

Estas são as primeiras impressões que qualquer aluno ou professor observa quando vê estes vídeos pela primeira vez. Mas uma observação mais rigorosa pode constatar a mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento de competências dos alunos através desta estratégia pedagógica.

 

Desenvolvendo esta afirmação:

 

  1. Existem alunos imediatamente motivados para o vídeo. Os que não estão interessados inicialmente, perdem rapidamente a "timidez" e envolvem-se nas tarefas. Com esta estratégia consegue-se mobilizar todos os alunos para uma actividade de grupo, na qual estão concentrados nas suas tarefas e nas dos colegas, desenvolvendo-se assim um forte espírito de entreajuda.

 

  1. Os alunos são responsáveis por apresentarem uma explicação consistente, o que implica que preparem um guião prévio onde a mobilização de conhecimentos é realmente efectiva, ao contrário de estarem simplesmente a ouvirem e escreverem o que o professor dita. Através do papel activo que lhes é pedido, os alunos mobilizam conhecimentos, desenvolvem competências na oralidade, no rigor conceptual, assim como a concentração e a memorização.

 

  1. Ao filmarem os seus colegas, para além de aprenderem a utilizar uma câmara de vídeo, desenvolvem a observação crítica, analisam e corrigem erros dos seus colegas e desenvolvem a criatividade através de sugestões para o vídeo. Obviamente que não se espera os melhores planos possíveis, pois é a primeira vez que estão a utilizar uma câmara, mas a observação ganha um novo rigor.

 

 

Mas qual é o papel do professor nesta situação? O de sempre: aconselhar, corrigir, orientar e avaliar. Cabe ao professor:

 

  1. Introduzir os alunos às actividades e aos objectivos pretendidos sob a forma de um desafio (os alunos reagem muito bem a desafios!),
  2. Orientar os alunos durante a preparação do vídeo corrigindo erros conceptuais e utilizando o reforço positivo após takes bem sucedidos e mal sucedidos (não esquecer que existem alunos muito tímidos que necessitam de um empurrão amigo),
  3. Aconselhar e gerir as ideias e sugestões dos alunos
  4. Avaliar: O professor ao promover o papel activo dos alunos na criação dos vídeos, assume um papel mais observador que lhe permite avaliar com maior profundidade o processo cognitivo dos alunos no desenvolvimento de conceitos e juízos e nas competências comportamentais.

 

Um dado interessante! Sabem qual é a primeira pergunta que os alunos colocam após virem uma câmara de vídeo? "onde é que vai ser exibido o filme?" Este dado é muito interessante, porque primeiro revela uma apetência enorme para os media, sendo a televisão e a Internet dois meios nos quais os alunos estão envolvidos, e segundo, permite ao professor introduzir o Moodle como um suporte para a divulgação de trabalhos e ideias dos alunos.

 



A equipa do Ciência na Escola pretende envolver-se cada vez com as escolas e professores no desenvolvimento destas actividades, onde os alunos assumem um papel activo na sua aprendizagem através da criação de recursos em vídeo ou outro suporte digital.

Aprender através da criação de recursos digitais é uma das formas mais eficazes de motivar os alunos para o trabalho escolar, de promover a criatividade e desenvolver competências e conhecimento.

 

É um dos nossos objectivos irmos às escolas trabalhar com alunos e colaborar com professores para a divulgação de novas formas de aprendizagem e o desenvolvimento de comunidade educativas.

 

Gostávamos muito de saber da opinião de todos vós sobre estas ideias e colaboram convosco com projectos semelhantes a este desenvolvido com a escola básica 2,3 da Pontinha.

Num futuro próximo poderão ser os vídeos dos seus alunos a surgirem nos nossos fóruns!



P.S: Um grande abraço para a Prof. Dulce Franco, uma fervorosa adepta das tecnologias educativas e boa sorte na continuação do seu óptimo trabalho.

Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: Vídeo: "Educar pela criação com tecnologias"

por dulce franco -

Hugogrande sorriso

Excelente! Os meus sinceros parabéns a toda esta fantástica equipa.

Os alunos vão adorar. Espero que novas oportunidades surjam pois foi um trabalho que muito nos gratificou.

Obrigado por terem partilhado connosco o vosso saber, competência e amabilidade.

Continuem! Sucesso nos vossos projectos!

Um grande abraço

Dulce Franco

PS: Tenho umas mensagens dos alunos que vos gostaria de enviar.