O fim do serviço mojiti

O fim do serviço mojiti

por Carlos Portela -
Número de respostas: 6

Ainda ontem anotei alguns vídeos recorrendo ao serviço mojiti.

Hoje ao abrir este sítio surge-me a seguinte mensagem:

401CBC26-77E6-4174-A56E-6A525A0F417Aclipped from mojiti.com
F7B09467-8F74-47DF-B752-E5330D5FDA7C
Thank you for your wonderful support over the past year at Mojiti.

The team is moving on to other online video related projects, so we will be closing the Mojiti services as of today.

We hope you have enjoyed Mojiti and thanks again for visiting our site!
  blog it

Não houve nenhum aviso prévio da suspensão deste serviço. Pelo menos que eu tivesse conhecimento.

Era um entusiasta da utilização deste serviço para a anotação de pequenos vídeos (tinha anotado mais de 100 vídeos que no total continham mais de 5000 spots). Os vídeos anotados tinham já dezenas de milhares de visualizações.

Como o serviço foi suspenso sem pré-aviso nem sequer dispunha de cópias dos ficheiros com as anotações.

Agora sinto que milhares de horas de trabalho foram, repentinamente, anuladas.

Assim gostaria de pedir a vossa colaboração para contactar com os serviços do mojiti, salientando o interesse e a utilidade dos seus serviços: support@mojiti.com (não disponho de outro email).

Escrevi para o endereço anterior a pedir cópia dos ficheiros com os meus spot sets ou que ponham o serviço online por mais algum tempo.

Gostaria também de pedir ajuda a esta comunidade quanto à seguinte questão: existem outros shareware que façam algo de semelhante ao mojiti?

Eu conheço o dotsub mas neste caso o arquivo de vídeos que podem ser legendados é muito limitado e as possibilidades de anotações são também muito limitadas (só anotações de texto com poucas possibilidades de formatação).

Ainda outra questão: se dispuser das legendas em formato .srt ou .sub ou .smil que programas posso usar para as inserir (offline) no vídeo correspondente do YouTube ou de outros sítios de partilha de vídeos?

Em resposta a 'Carlos Portela'

Re: O fim do serviço mojiti

por Pedro Caldeira -

Realmente é lamentável, espero que encontre forma de dar continuidade ao excelente trabalho que estava a desenvolver. Acabei de lhes mandar um email a pedir que mantenham o serviço,  pelo menos por mais alguns dias !

Em resposta a 'Pedro Caldeira'

por Carlos Portela -

A equipa do mojiti enviou-me (há menos de 30 minutos) os ficheiros das minhas anotações em formato .xml.sorriso

Agradeço sinceramente todo o apoio que esta comunidade manifestou.grande sorriso

Esse apoio foi fundamental para ser ouvido pela equipa do mojiti.

Ainda não sei como é que vou utilizar os ficheiros para reconstruir o que estava a fazer. Mas pelo menos parece que o trabalho não está totalmente perdido.pensativo

Entretanto reconstruí, recorrendo ao shareware BubblepLY, um dos primeiros vídeos anotados com o extinto shareware mojiti.

Anotações colocadas sobre vídeo disponibilizado no YouTube, canal ScienceOnline, pelo centro de recursos Hila (vídeos e projectos).

Vídeo anotado com o BubblePLY: clique aqui para aceder a versão anotada em português e respectivo código embed.

O BubblePLY tem um conjunto de anotações muito mais limitado comparativamente ao mojiti.

Não parecem existir estratégias de trabalho colaborativo dentro desta ferramenta.

Não se pode fazer download dos ficheiros com as anotações.

"PLYmedia retains the right to, at any time and without prior notice, suspend, discontinue, delete, modify, or remove any content or service offered on the Website without reason or liability. In addition, PLYmedia may in the future charge for services which are currently available for free on the Website."

http://www.bubbleply.com/terms.aspx

Tendo em conta o texto anterior, gostaria de levantar uma questão (que gera, como todas, outras questões):

• como poderemos prevenir os riscos decorrentes da utilização de ferramentas em relação às quais desconhecemos a sua, maior ou menor, efemeridade? (não me refiro ao mais elementar "Guardar" de que alguns - como eu - adiam para amanhã ...)
  • devemos evitar o uso de ferramentas que ainda não foram aceites pelas comunidades online?

por Hugo Domingos -
Ainda bem que conseguiu recuperar as legendas do vídeos sorriso, embora boa parte do trabalho tenha sido (intoleravelmente) perdido. zangado

São pertinentes as questões que coloca! Embora existam serviços online (webware) bastante úteis e criativos (para além de livre utilização), até que ponto podemos confiar na preservação do nosso trabalho.

Em primeiro lugar não nos podemos esquecer que a maioria destes serviços são empresas startup que tentam ganhar nichos de mercado. Ou conseguem ganhar massa crítica e volume de negócio (publicidade) para crescerem ou são adquiridas por grandes empresas (exemplo do youtube) ou então falem.

Acho que no exemplo do Mojiti, deve ter ocorrido uma mudança no modelo de negócios e decidiram fechar o serviço. As leis do mercado assim o ditam.

ponto 1:
Webware = modelo de negócio (triunfam ou falem).

Ponto 2:
É fundamental criar backup's dos nossos trabalhos. No caso do webware, verificar se o serviço permite o download de ficheiros dos nossos trabalhos. Recentemente, também tive a infeliz experiência de perder os conteúdos de um curso, devido a problemas num servidor. Foi uma chatice, mas aprendi a lição de ter sempre um backup no meu computador.

Carlos, quero ajudá-lo a recuperar o seu trabalho. Posso pesquisar, neste período de férias, outros serviços semelhantes ao mojiti ou BubblePLY que estejam mais consolidados e tentar arranjar um método offline de inserir, nos vídeos, as legendas que editou.
Lembro-me que, recentemente, pesquisei por um método para inserir legendas em vídeos e os resultados levaram-me às seguintes conclusões.

1. A maioria dos leitores multimédia (ex: media player) permitem incluir ficheiros de subtitles (.srt) durante a leitura do vídeo. Este processo apenas sincroniza a leitura do ficheiro vídeo com o ficheiro texto. Não permite a inserção definitiva das legendas.

2. Existem softwares (livres) próprios para a edição e sincronização de ficheiros texto para legendas. Destaque para o Subtitle workshop.

3. Para inserir definitivamente legendas num vídeo é necessário editá-las manualmente com um editor de vídeo (processo muito demorado e complexo) ou utilizar o transcoder vídeo que permita inserir legendas durante a  conversão de formato vídeo.  Dos que conheço, apenas o  MediaCoder permite esta operação.

Vou aprofundar um pouco melhor esta informação de forma apresentar-lhe um processo rápido e fácil para legendar os vídeos e conservá-los offline. Também posso ajudá-lo no processo de conversão.

Assim que tiver novidades, coloco-as neste fórum. Enquanto isso, pedia-lhe para me enviar um dos ficheiros xml para testes. Pode colocá-lo em anexo neste fórum.

Abraços
Em resposta a 'Hugo Domingos'

por Carlos Portela -

Segue ficheiro .xml em anexo (a imagem mais importante de sempre) correspondente a este vídeo do YouTube:

Mais uma vez obrigado por toda a ajuda prestada.

por Hugo Domingos -
Olá Carlos,

Tive as mesmas dificuldades na conversão do ficheiro .xml para .txt ou .srt, como indica na discussão do overstream.

A solução possível (mas longe da ideal) talvez seja mesmo a edição manual (copy/paste) da legendas.

Alguém está interessado a ajudar o Carlos nesta tarefa? Sendo recursos úteis para professores de Ciências Físico-químicas, a colaboração seria interessante.