Fadiga Cognitiva

Fadiga Cognitiva

by Susana Pinto -
Number of replies: 7

Onde na sua prática a "multitarefa" é, na verdade, alternância cognitiva custosa?

é em reuniões enquanto estou a responder a email's ou a colegas via teams.

26 words

In reply to Susana Pinto

Re: Fadiga Cognitiva

by Carla Renata Gonçalves de Freitas -
Olá,
Sim, isso acontece. Mas também não ajuda as reuniões serem mal conduzidas e os assuntos serem pouco relevantes. Também é preciso alguma formação na condução de reuniões, na minha opinião. Pode bem reduzir-se para uma hora as matérias discutidas usando o triplo do tempo.

45 words

In reply to Carla Renata Gonçalves de Freitas

by Fabio Barros -
Sim, aqui não há certo ou errado, e a realidade, suas contradições e problemas são multicausais e complexos por natureza.

20 words

by Margarida Dias -
Esta é de facto uma luta, reuniões mais curtas e mais focadas. Outra coisa são as pausas entre reuniões para permitir assimilar os conhecimentos e informação partilhada, em vez de reuniões em série.

33 words

by Vera Lúcia Campos Correia Amorim -
Concordo. A alternância cognitiva torna-se ainda mais desgastante quando as reuniões são pouco objetivas, demasiado longas ou mal conduzidas. Na minha opinião, uma reunião bem preparada, com objetivos claros, tempo definido e assuntos realmente relevantes, reduz a necessidade de dispersão para e-mails ou Teams e protege melhor a atenção de todos.

51 words

In reply to Susana Pinto

by Tânia Santos -
Na minha opinião, a questão da "multitarefa" mostrar eficiência é totalmente errada. Mais tarde ou mais cedo vamos ter as consequências da "multitarefa" e a fadiga cognitiva é uma delas.

30 words

In reply to Tânia Santos

by Sandra Spinola -
Sempre que estou focada numa tarefa, a interrupção por múltiplas solicitações compromete o meu desempenho e a minhga presença recetiva.

20 words

In reply to Susana Pinto

by Vera Lúcia Campos Correia Amorim -
Na minha prática, a “multitarefa” acontece muitas vezes em reuniões, quando estou simultaneamente a tentar acompanhar o que está a ser dito e a responder a e-mails ou mensagens de colegas no Teams. Na verdade, percebo que isto não é verdadeira multitarefa, mas uma alternância constante de atenção, que me faz perder informação, aumenta o cansaço mental e reduz a qualidade da minha presença e da minha resposta.

68 words