"Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?"

"Serão os alunos diferentes por causa dos conteúdos digitais?" > O que os alunos pensam?

por Nelson Correia -
Número de respostas: 0
Olá!
Gostava também de deixar neste debate o que os alunos pensam, nomeadamente os alunos de duas turmas de TIC do 9º ano, da Escola Básica 2,3 Manuel de Figueiredo, em Torres Novas. Em Dezembro, durante uma aula de TIC, estes alunos escreveram a sua opinião em blogs pessoais (clique para ver os seus endereços), que também funcionam como caderno diário da disciplina de TIC.  Um aluno (João Gregório - Quarta, 5 Dezembro 2007), chegou mesmo a participar neste fórum. Depois, juntei/resumi as suas opiniões e fiz pequenas correcções de português, tendo obtido as seguintes respostas às questões do debate:

1. Os alunos portugueses enquadram-se nesta realidade de miúdos com impressionantes competências tecnológicas (uso de live chats, blogs, emails e criação de recursos digitais) e capazes de realizar multi-tarefas ao mesmo tempo (multi-tasking)?

Os alunos portugueses estão cada vez mais fascinados com as novas tecnologias: muitas conversas que existem nos grupos de amigos são sobre este tema. Por isso, os jovens acabam por ser se integrar no mundo dos computadores, principalmente se querem ser aceites pela sociedade pelos seus colegas. Além disso, é muito fácil trabalhar com um computador e os preços destes estão cada vez mais acessíveis.

Os jovens não conseguem viver sem os computadores e a Internet (alguns alunos, principalmente do 3º ciclo e secundário, são “viciados” em computadores), porque têm necessidade de conhecer coisas novas e de por as suas ideias em prática. Utilizam bastante o computador para fazer todo o tipo de tarefas, como por exemplo, utilizam-no para pesquisar, realizar trabalhos escolares, trabalhar nos blogs, para jogar e para conversar no chat. No entanto, existem alunos que só utilizam a Net para pesquisar e para conversarem com os amigos online (MSN). Não é só prejudicial, porque quando forem trabalhar precisam de saber trabalhar com o PC.

No entanto, a criação de recursos digitais e realização de multi-tarefas só acontece se o próprio aluno adorar trabalhar em torno de todo o software. Por exemplo, poucos alunos aderiram com interesse ao Moodle: alguns aderiram simplesmente porque os professores colocaram lá materiais importantes ou a maioria simplesmente não aderiu. Mas esta realidade poderia mudar se o governo apostasse em equipar as escolas com mais computadores, já que alguns alunos não têm computador e Internet em casa. Assim, talvez pudesse haver mais jovens a aderir à tecnologia, já que será o nosso futuro.

Mas não se devem deixar viciar, porque as tecnologias são muito boas, muito interessantes, muito «fixes», mas há outras coisas para além disso. Eu não estou sempre no computador ou a ver TV, a maior parte do meu tempo, passo a ler (eu adoro ler) e, às vezes, também estudo [pelos livros e cadernos, não pela Internet].



2. Estão os professores portugueses preocupados em adaptar-se a esta nova realidade, dominada pelo uso e o domínio de conteúdos digitais como forma de expressão?

Penso que sim, pois se os alunos estão inseridos neste novo Mundo tecnológico, os professores, para acompanhar e utilizar a mesma "linguagem", estão de certa forma a ser "contagiados" pela adaptação às tecnologias.

À medida que as tecnologias e os recursos digitais avançam no ensino, também os professores se preocupam em acompanhar esse avanço, pois precisam de adaptar-se à nova forma de trabalhar, que é melhor e mais rápida.

Muitos professores pedem trabalhos que têm de ser feitos e apresentados com o computador, dão aulas utilizando o PowerPoint e recorrendo a pesquisas na Internet, usam muito o Moodle (quase todos têm lá algo na disciplina: resumos da matéria, os "objectivos" para os testes e exercícios para treinarmos a matéria) e, em vez de fazer os velhinhos teste em papel, recorrem aos famosos quizs.

Eu acho que os meus professores não estão preocupados, eles já se adaptaram... Eles acham é que se calhar nós devíamos passar menos tempo à frente do computador...

No entanto, alguns professores (talvez os mais velhos) podem querer manter “o seu método de ensino” e achar o computador e o “mundo da Internet” muito complicados e misteriosos.



3. Serão os conteúdos digitais uma mais valia para o processo ensino-aprendizagem? De que forma?

É lógico que para nós alunos, é uma mais valia e muito mais fascinante aprendermos novos conteúdos através da informática.

A informática é um factor muito importante para o desenvolvimento do ensino, porque hoje em dia um computador é indispensável na vida de um estudante e de um professor.

Os conteúdos digitais, por serem interactivos e mais atractivos, poderão ajudar os professores a preparar as suas aulas e a ensinarem de uma forma melhor e mais simples.

Consequentemente, os alunos poderão ficar mais incentivados para trabalhar mais e melhor, e estar mais atentos e interessados. Também podem aprender melhor os conteúdos dados nas aulas (por ex., a apresentação de conteúdos com o projector facilita muito a sua compreensão e os alunos que não percebem a matéria na aula podem, em casa, consultar a Internet).

Como no futuro teremos de trabalhar com os PC, os conteúdos digitais abordados na escola ensinam-nos a ter métodos de trabalho para o futuro.

Além disso, poupa-se papel, porque passa-se a utilizar o computador para ver os conteúdos, estudar e fazer os trabalhos (em vez de o trabalho ser entregue ao professor em papel, pode ser entregue via Internet), o que contribui para melhorar o ambiente.

No entanto, devemos ter cuidado com a utilização excessiva do computador, que pode causar problemas de saúde na própria pessoa. Eu, apesar de estar a escrever isto, tenho consciência que não posso estar muito tempo em frente do computador, enquanto que muitos alunos não têm essa consciência!