Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Vitor Teodoro -
Number of replies: 45
Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

1.ª parte: sem respostas

2.ª parte: com respostas
In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Marília Peres -
Obrigada pelo exemplo de Guião.
Penso que seria interessante pedir aos alunos uma pesquisa na ficha de segurança do reagente.
Marília

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Rosa Maria Pais -

Excelente exemplo de guião de actividade laboratorial, contudo acrescentaria  uma questão prévia solicitando  a consulta da ficha de segurança do soluto (que estaria disponível no laboratório).

RP

In reply to Rosa Maria Pais

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by MARIA DULCE RELVAS -

Concordo, pois trata-se de um aspecto essencial. Ou então, se o soluto for fornecido na embalagem de origem, solicitar a leitura atenta do rótulo, (onde  os aspectos associados aos riscos, indicações de perigo e recomendações devem estar contemplados), e pedir para enumerar os cuidados a observar na execução da actividade.

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Maria Ana Mestre -

Olá professor

Um exemplo de guião muito interessante.

Para o ensino básico o guião teria que ser adaptado.

Maria Ana

In reply to Maria Ana Mestre

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Guiomar Cabacinho -

Olá Professor e colegas,

Achei o exemplo do guião muitissimo interessante e bem elaborado para os alunos do ensino secundário.

Como actualmente estou com o 3º ciclo, vou procurar elaborar um guião de actividade laboratorial adaptado a este nível de ensino.

A todos desejo a continuação de um bom trabalho.

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Maria do Céu Pereira -

Boa tarde, professor Vitor Teodoro

Sem dúvida, um exemplar muito bom para um  guião de uma actividade prática.

Concordo inteiramente com as colegas que referiram a importância da análise do reagente em estudo, o que poderia ser feito a partir do frasco original por análise do seu rótulo. 

Poderia ser inserido neste guião um espaço para esta análise através  da leitura das frases de risco e de segurança, R e S, algo que os alunos de 10º Ano, já estudaram no início do ano e portanto está perfeitamente enquadrado para o ano lectivo em que se preparam soluções.

Maria do Céu Pereira

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Fátima Laima -

Boa noite, professor!

Concordo plenamente com tudo o que já disseram, e saliento aqui a importância da disponibilização da ficha de segurança no laboratório!

Queria no entanto, questionar o seguinte: o Guião de uma actividade prática não deverá ser o mais sintético possível?

Ser completado com pequenas notas ou deverá ser o mais incidente possível sobre todos os conteúdos abordados?

Fátima

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Maria de Fátima Prazeres -
Gostei. É um exemplo bastante interessante. Até mesmo para alunos do 7º ano, é claro que, com uma ligeira adaptação (porque ainda não calculam concentrações molares), vale a pena utilizar. Obrigado.
In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Maria Lucília da Silva Pereira Mil-Homens -

Olá professor!

Gostei imenso do guião,como já li as respostas das colegas nada mais tenho a acrescentar,a não ser que concordo plenamente com elas.

Tudo de bom!

              lucilia1000

In reply to Maria Lucília da Silva Pereira Mil-Homens

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Ana Sena -

Bom dia...

Julgo que o guião vai ao encontro daquilo que foi mostrado na sessão de formação. O guião que irei elaborar terá uma estrutura semelhante.

Ana Sena

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Júlia Lopes -

 Em Beja achei o guião muito interessante. Analisando com todo o cuidado, penso que poderiamos testar o mesmo sem legendar as fotos.Questionar os alunos para o que se está a realizar em cada uma.Mas nada melhor do que aplicar na realidade. Vou, se me é permitido, fazer algo semelhante ( com toda a certeza, inferior) aos meus alunos do 11º Ano, mas com uma volumetria ácido-base. Vamos ver....

Júlia Lopes

In reply to Júlia Lopes

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by MARIA DULCE RELVAS -

Como em Beja verifiquei que a colega já tinha enviado a sua proposta de guião, pois o professor Vitor Teodoro mostrou-a, mas não consegui ainda encontrá-la, pedia o favor de me dizer(em) onde a posso ver. Estou curiosa, pois trata o mesmo tema que escolhi, mas abordado de forma diferente. Desde já obrigado.

Maria Dulce Relvas

In reply to MARIA DULCE RELVAS

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by MARIA DULCE RELVAS -

Olá e obrigado, colega Júlia. Se tiver dúvidas peço a sua ajuda. Na minha escola também temos tudo encaixotado, pois ainda não tivemos ordem para mudar.

Bom trabalho e depois boas férias.

Maria Dulce Relvas

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Madalena Capinha -

Boa tarde Professor

gostei do exemplo de guião. Uma vez que sou de Biologia, vou inspirar-me no exemplo, e tentar fazer semelhante  com um tema da disciplina de Biologia.

Obrigada

Bom Trabalho

In reply to Madalena Capinha

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by celeste calado -

Boa tarde

Isso seria uma excelente ideia. Fico a aguardar.

Abraço e muita inspiração

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Carlos Tomaz -
Peço desculpa mas em termos de soluções prefiro as que contêm cafeína e teína.

Sugiro o fornecimento de referências bibliográficas no Guião de Actividade Prática.

Também facultaria os instrumentos de avaliação a serem utilizados na exploração do guião.

Cumprimentos




In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Idalina Lourenço -

Quando me disponibilizei para participar nesta acção imaginei, digamos (para não ferir susceptibilidades!), algo diferente! Mas, provavelmente, tal como o tipo da anedota, sou eu que vou em "contra-mão" e não os outros. Será?!... Adiante!

Estou, em conjunto com um colega,  a tentar fazer funcionar o equipamento da Pasco, relativo à A.L.1.4 - Satélite geostacionário,  para posteriormente elaborar o respectivo guião.

Para além de questões menores, como incompatibilidade de horários, laboratórios ocupados, sala de preparação com aulas (estamos em obras!),... encontramo-nos na fase de procurar "convencer" o software a "colaborar". E ele tem-se revelado bastante "renitente"!...

Partindo do pressuposto que a nossa "especialidade" não é Informática, Electrónica,... acho que seria pertinente "ter na manga" alternativas para quando na hora as TIC decidem "dificultar-nos a vida"...

Um abraço

IL

In reply to Idalina Lourenço

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Carlos Cunha -
Olá colega

O que não funciona no software da PASCO?

Pode ligar-me a partir de 3ª feira para ver se a posso ajudar.

Cumprimentos

CCunha
In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Maria Teresa Cavalheiro -

Obrigado pela proposta de guião.

Para o tornar mais completo sugiro a introdução de um ponto 12, onde os alunos possam reflectir sobre quais foram as principais dificuldades encontradas na realização da actividade, bem como onde se sentiram mais à vontade. Ainda reflectirem sobre se ficaram a conhecer os passos a que deveriam tomar mais atenção de modo a não colocarem em risco a qualidade do trabalho realizado; bem como apresentarem exemplos de situações onde no futuro possam aplicar estes conhecimentos.

Teresa Cavalheiro

Observação: gostaria de saber até quando tenho que enviar a proposta de guião da actividade laboratorial recente, solicitada.

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Inês Cardoso -

Boa tarde professor! Boa tarde colegas!

Antes de mais quero deixar a minha opinião sobre a actividade: parece-me muito bem elaborada/explorada... principalmente para os alunos que ainda têm pouco domínio na componente experimental... e concordo plenamente com os anexos das fichas de segurança, que poderiam ser elaborados pelos alunos... Agradeço o exemplo bastante elucidativo!sorriso

Já estou a preparar o meu guião com algumas ideias que surgiram a partir daqui.

Cumprimentos,

Inês Cardoso

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Marta Parreira -

Boa noite a todos!

Tal como os colegas achei Guião deixado pelo Prof. Vítor muito interessante. Bastante diferente do Protocolo comum que aparece nos manuais... e sempre "obriga" os alunos a uma maior concentração no que irão fazer. Uma vez que é para 10º ano só faria uma alteração: no procedimento, e partindo do princípio que iria fazer a "mímica" acompanhada pelas imagens, retiraria as frases... até porque no ponto 8 os alunos devem escrever resumidamente o procedimento.

Bom, sendo de Biologia/Geologia foi então tentar criar um Guião semelhante :)

(Prof, sou eu que ando perdida ou por agora ainda estamos só a trabalhar nos Guiões?!)

Marta Parreira

In reply to Marta Parreira

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Madalena Capinha -

Bom dia colega

venho por este meio esclarecer, que a plataforma moodle é um instrumento de partilha de conhecimento e de experiências. Neste sentido, é de evitar criticas destrutivas infundadas, que nada acrescentam ao nosso desenvolvimento profissional.

Atenciosamente

In reply to Marta Parreira

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Vitor Teodoro -
Neste fórum, apenas discutimos sugestões para um guião. Já há mais propostas recentes...
In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Duarte Emanuel Serrano Sogalho -

Boa tarde!

Gostei do guião que nos enviou. Uma vez que sou professor de Biologia e Geologia irei tentar fazer algo semelhante na minha área.

Até breve.

Duarte

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Conceição Silva -
olá professor, a partir do guião de actividade que disponibilizou, e que tive a oportunidade de lhe dizer que achei a estrutura bem conseguida, procurei estruturar um, relativo à Biologia de 10º ano, para colocar à discussão.  Conceição Silva
In reply to Conceição Silva

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by celeste calado -
Fico contente com o empenho (apesar de ser dia da Mãe e domingo!) sorriso
Irei discuti-lo com o Prof. Vítor mas para já agradou-me. É isto que se pretende: troca de ideias e partilha.

Obrigada e resto de um bom Domingo
In reply to Conceição Silva

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Vitor Teodoro -
Em termos de estrutura parece-me muito bem. Em termos de conteúdo, não posso dar opinião relevante.

Chamo a atenção para os colegas verem em particular a lista de verificação, que é sempre útil ser conhecida pelos alunos.
In reply to Conceição Silva

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Fátima Laima -

Cara colega!

Estive a ler com atenção o seu guião Biologia 10- Observação microscópica de Células frescas( epiderme da cebola e células do epitélio lingual) e quero dizer que achei muito bem. Está simples e acessível ao nível de 10ª Ano!

Bom Trabalho!

 Estou a pensar organizar um Guião para observação de móleculas de DNA, vamos ver..

Fátima Laima

In reply to Fátima Laima

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Conceição Silva -
obrigada pelo comentário. Gostava de acrescentar que o recurso a fotografia poderia enriquecer o guião, no entanto, como a mha escola está em remodelação não tenho laboratórios( permitia obter fotos com os próprios alunos a executar), e não consegui encontrar em livros. São Silva 
In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by maria manuela pomar -
Apesar de algumas dificuldades (estamos em avaliações de professores e a preparar a mudança para os novos laboratórios) olhei para o protocolo da actividade e não tenho nada a apontar. Não é da minha especialidade mas parece-me bem.
In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Cidalia Maria Arrocho Madeira -

Parece-me interessante este tipo de guião; concordo com os comentário feitos até agora.

Penso que o guião deve ser complementado, em termos de técnicas de laboratório, com demonstração

Este ano estou a trabalhar pela primeira vez com química de 12º ano; vou tentar elaborar um guião com estas caraterísticas para este nível de ensino.

Confesso que esta forma de comunicação não me atrai fortemente mas vou tentar colaborar. A altura do ano lectivo em que decorre esta acção, para mim é desfavorável o que é agravado por trabalhos para os quais já estava comprometida.

In reply to Cidalia Maria Arrocho Madeira

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by celeste calado -
Olá colega.
Concordo consigo quando se refere à demonstração das técnicas de laboratório, o que poderia ser feito por exemplo com recurso a fotografia...
Continuação de bom trabalho (aqui e na escola)
Abraço
In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Rosa Maria Pais -

Caro Professor

É facultativa a colocação de guiões neste espaço ou os formandos devem partilhar  um exemplo para posterior  discussão?

Cumprimentos
Rosa Pais

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Maria Isabel Berardo -

De acordo com o guião que recebemos elaborei outro no âmbito da Biologia do 10º Ano. Segui as instruções que me foram dadas e, tanto quanto me foi dado perceber era para, na medida do possível, seguir a mesma estrutura. Espero ter correspondido ao que se pretendia. Também tenho muito trabalho nesta altura (sou Coordenadora de Departamento e estou a braços com a avaliação de alguns professores que a solicitaram), mas cá fui arranjando uns bocadinhos...

Bom trabalho.

                             Isabel Berardo

In reply to Maria Isabel Berardo

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Conceição Silva -
Olá colega, gostei imenso do guião que elaborou, o uso da fotografia torna-o mais elucidativo( como requer um bom guião...). obrigada. São Silva
In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Maria Isabel Berardo -

Como só consegui enviar a 2ª parte, segue agora a 1ª parte.

                            Isabel Berardo

In reply to Maria Isabel Berardo

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by celeste calado -
Olá Colega

Gostei imenso do seu guião. Parabéns!
In reply to Maria Isabel Berardo

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Inês Cardoso -

Bom dia a todos os colegas!

Apesar de leccionar F/Q li com muita atenção o guião para a actividade laboratorial de biologia, preparado pela colega Isabel Berardo... sem dúvida que as fotografias são fundamentais para a compreensão do procedimento a seguir e das técnicas adequadas à realização da actividade.

Parabéns pelo guião!sorriso

Inês Cardoso

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Fátima Laima -

Boa tarde, professor!

Irei estar presente em Beja no dia 28, apesar de a partir de amanhã ter exames para corrigir de Biologia e Geologia e a 2ª reunião no dia 29.

Elaborei um Guião sobre Observação de bactérias ao microscópio óptico e algumas pesquisas que de futuro irei melhorar!

Fátima Laima

In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Carlos Tomaz -
Caro Professor Doutor Vitor Teodoro

Envio um Guião de actividade prática sobre liquefacção dos solos.

Amanhã não vou poder deslocar-me a Beja.

Desde já agradeço a sua atenção.

Bom trabalho
In reply to Vitor Teodoro

Re: Um exemplo de guião de actividade, Q 10, preparação de soluções

by Maria do Céu Pereira -

Boa tarde, professor Vitor

Tal como referi envio agora outro guião da actividade AL 2.1 - Energia Cinética ao longo de um plano inclinado - 10 º Ano,mas desenvolvida com outra técnica.

Esta técnica permite a obtenção mais rápida dos dados experimentais, o que é sempre bom para que os alunos possam dispor de mais tempo para a análise dos mesmos.

As duas técnicas foram testadas este ano na minha escola.

Atenciosamente,

Maria do Céu Pereira