Regulamentos & Recursos NOVA FCT

Índice público para Moodle. Prioriza PDF canónico do domínio fct.unl.pt; outros documentos com links institucionais.

1) Regulamentos e Normas

Regulamento de Avaliação de Conhecimentos — NOVA FCT (2024)

Frequência: presença ≤ 2/3 por tipologia (laboratórios podem exigir mais); validade mínima 2 edições; divulgação ≤ 5 dias antes dos exames.

Abrir PDF (2024) Portal de Regulamentos

2) Documentos Estratégicos e Orientações

Relatório Diagnóstico e Propostas de Inovação no Moodle@FCT (31/07/2025)

Diagnóstico da adoção, usabilidade (scroll), propostas: cards, fóruns dialógicos, plugins interativos, gamificação.

Abrir PDF

Anexo IA — Utilização Responsável de IA Generativa na NOVA FCT

Princípios e boas práticas; alinhamento com regulamento (plágio/fraude); declaração explícita de uso quando autorizado.

Abrir PDF

Inovação Pedagógica no Ensino Superior — Perspetivas e Desafios

Fundamentos e evidências sobre metodologias ativas, avaliação inovadora e comunidades de prática.

Abrir PDF

Avaliação Para a Aprendizagem no Ensino Superior STEAM — Guia Prático

Quizzes formativos, peer assessment, rubricas, portfólios e avaliação autêntica — com referências e exemplos.

Abrir PDF

3) Guias e Recursos Digitais

Guia Pratico de Avaliação Contínua

Dicas de avaliação

Abrir PDF

Missão Moodle — Guia de Sobrevivência e Sucesso Académico

Estratégias para aprender melhor: fóruns, leitura social, integração Moodle–Teams, produtividade.

Abrir PDF

Missão Moodle — Novidades e Upgrades ao Moodle

Social Comments, PDF Annotation, Group Choice, FilterCodes, edição em massa, Cards 2.0, Badges, H5P, Level Up XP.

Abrir PDF

Missão Moodle — Descubra o seu nível de competência digital

Quadros DigCompEdu, DigComp 2.2 e DigComp Student — autoavaliação e desenvolvimento.

Abrir PDF

4) Guias Operacionais NOVA FCT

5) Metodologias Ativas (Revisões e Artigos)

Aprendizagem guiada pelas metodologias ativas — uma abordagem colaborativa (Qualis B2)

Discussão sobre aprendizagem colaborativa, autonomia estudantil e integração com tecnologias.

Abrir PDF

Como citar (Âncora 1): usar Título — Ano — link e priorizar o PDF canónico em fct.unl.pt. Se HTML público não renderizar, aponte ao PDF oficial.

Substitua cada #LINK_… pelo URL final (Moodle/SharePoint) após carregar os PDFs.

Última alteração: quarta-feira, 22 de outubro de 2025 às 17:54