Regulamentos, documentos e recursos
Regulamentos & Recursos NOVA FCT
Índice público para Moodle. Prioriza PDF canónico do domínio fct.unl.pt; outros documentos com links institucionais.
1) Regulamentos e Normas
Regulamento de Avaliação de Conhecimentos — NOVA FCT (2024)
Frequência: presença ≤ 2/3 por tipologia (laboratórios podem exigir mais); validade mínima 2 edições; divulgação ≤ 5 dias antes dos exames.
2) Documentos Estratégicos e Orientações
Relatório Diagnóstico e Propostas de Inovação no Moodle@FCT (31/07/2025)
Diagnóstico da adoção, usabilidade (scroll), propostas: cards, fóruns dialógicos, plugins interativos, gamificação.
Anexo IA — Utilização Responsável de IA Generativa na NOVA FCT
Princípios e boas práticas; alinhamento com regulamento (plágio/fraude); declaração explícita de uso quando autorizado.
Inovação Pedagógica no Ensino Superior — Perspetivas e Desafios
Fundamentos e evidências sobre metodologias ativas, avaliação inovadora e comunidades de prática.
Avaliação Para a Aprendizagem no Ensino Superior STEAM — Guia Prático
Quizzes formativos, peer assessment, rubricas, portfólios e avaliação autêntica — com referências e exemplos.
3) Guias e Recursos Digitais
Missão Moodle — Guia de Sobrevivência e Sucesso Académico
Estratégias para aprender melhor: fóruns, leitura social, integração Moodle–Teams, produtividade.
Missão Moodle — Novidades e Upgrades ao Moodle
Social Comments, PDF Annotation, Group Choice, FilterCodes, edição em massa, Cards 2.0, Badges, H5P, Level Up XP.
Missão Moodle — Descubra o seu nível de competência digital
Quadros DigCompEdu, DigComp 2.2 e DigComp Student — autoavaliação e desenvolvimento.
4) Guias Operacionais NOVA FCT
5) Metodologias Ativas (Revisões e Artigos)
Aprendizagem guiada pelas metodologias ativas — uma abordagem colaborativa (Qualis B2)
Discussão sobre aprendizagem colaborativa, autonomia estudantil e integração com tecnologias.
Como citar (Âncora 1): usar Título — Ano — link e priorizar o PDF canónico em fct.unl.pt. Se HTML público não renderizar, aponte ao PDF oficial.
Substitua cada #LINK_… pelo URL final (Moodle/SharePoint) após carregar os PDFs.