Para tentar perceber quais poderiam ser algumas das potencialidades da anotação vídeo online com o veotag, resolvi utilizar este webware para inserir marcadores (veotags ou texto clicável) num vídeo sobre o efeito fotoeléctrico, imaginando-me como um aluno virtual que vai tirando notas no decurso da aula (também se podem anotar documentos áudio com esta ferramenta).
Para perceber como funciona este webware veja a explicação de Pierra Francesca: clique aqui. Uma desvantagem é ter que se "aturar" "alguma" publicidade.
Esta ferramenta pode enriquecer, de diversos modos, a utilização de vídeos em contextos educativos. Indico alguns que me ocorreram:
- permite uma estruturação conceptual das diferentes partes do vídeo de acordo com os objectivos do professor ou do aluno (índice de conteúdos, capítulos e subcapítulos);
- permite uma navegação rápida através dos marcadores (veotags) colocados nas diferentes partes do vídeo;
- permite que o utilizador se concentre nas partes do vídeo que mais lhe interessam (o utilizador pode saltar facilmente para os marcadores que lhe interessam);
- pode ser utilizada para esclarecer ou desenvolver os assuntos abordados no vídeo;
- pode também ser usada para levantar diversas questões contextualizadas em cada uma das partes do vídeo, servindo como um guião de leitura/interpretação;
- permite a construção de actividades práticas, a realizar pelos alunos, com base num determinado vídeo (por exemplo, trabalhos de casa).
Para ver as vídeo-anotações relativas ao efeito fotoeléctrico clique aqui.