Camstasia Studio 3.0 agora grátis

Camstasia Studio 3.0 agora grátis

por José Oliveira -
Número de respostas: 6

cs5-box.gif

Apesar de já existir a versão 5, a versão 3 está agora a ser disponibilizada gratuitamente. Pode ser pedida a chave do programa aqui depois de feito o download da aplicação aqui.

Para os que não conhecem esta aplicação serve para fazer captura de vídeo.

(divulgo esta notícia sem ainda ter testado esta versão)

Em resposta a 'José Oliveira'

Re: Camstasia Studio 3.0 agora grátis

por Hugo Domingos -
Estou surpreendido com esta notícia surprendido...

Trabalho com o Camtasia Studio já algum tempo, desde que saiu a versão 3. Para ser sincero, e para quem trabalha na formação online, agradeçam este brinde ao Pai Natal.

Ainda não testei a versão, mas se for como a original, têm em mãos um excelente software para captura de ecrã, edição vídeo, criação de cd-roms e tutoriais online.

Estou a preparar um curso online sobre screencasting utilizando o freeware Camstudio, mas com esta versão do Camtasia Studio livre, acho que vou   reestruturá-lo. Isto é só para verem a confiança que tenho neste software. Aliás, todos os tutoriais criados pelo Cne foram criados em Camtasia Studio.
Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: Camstasia Studio 3.0 agora grátis

por José Oliveira -

Já testei. É a versão 3.1.2, o grande objectivo da empresa TecSmith é mostrar potencialidades do programa para levar à compra da versão 5. No entanto, esta versão já é mesmo muito boa.

Só não sei se esta iniciativa será apenas durante algum tempo, por isso recomendo aos interessados que aproveitem :)

 

Em resposta a 'José Oliveira'

Re: Camstasia Studio 3.0 agora grátis

por Carlos Portela -

Uma excelente sugestão que pode ser muito útil para a produção de recursos educativos.

Fiz uma utilização intuitiva  deste software, de quem é leigo na edição e tratamento da imagem, para um pequeno apontamento sobre o efeito fotoeléctrico para os alunos recordarem algumas ideias. Mas seria óptimo um Curso Online para uma utilização racional desta ferramenta que tirasse partido de potencialidades que não são óbvias para o utilizador curioso e ocasional (que não tem muito tempo para explorar as possibilidades desse software).

Uma lição elementar, um pouco chata e rudimentar, sobre o efeito fotoeléctrico: utilizando o Twango (para ver este vídeo numa janela um pouco maior, clique aqui) como espaço de partilha de ficheiros (melhor qualidade, mas abertura mais lenta):

ou utilizando o YouTube (pior qualidade, mas abertura mais rápida):

Obrigado ao José pelas sugestões sempre úteis e interessantes e ao Hugo por tudo o que tenho aprendido (que sabemos ser sempre muito pouco) neste excelente espaço colaborativo.

Em resposta a 'Carlos Portela'

Re: Camstasia Studio 3.0 agora grátis

por Hugo Domingos -
Carlos,

O vídeo está óptimo e será de certeza muito útil para alunos e outros professores de Física e Química.

O Carlos ao combinar uma animação (ou software?) interactiva com um software de captura de ecrã e áudio, conseguiu criar um bom exemplo de recurso educativo digital, utilizando software multimédia.

A animação escolhida é excelente e a qualidade vídeo e áudio estão muito boas. Parabéns Carlos! Sei que a criação destes materiais exigem algum tempo na preparação, na escolha dos materiais a capturar, na escolha das configurações vídeo e áudio, mas basta um tarde inspirada para se alcançar óptimos resultados.

Neste caso, este recurso consiste numa demonstração sobre um fenómeno físico, muito útil como material de apoio e revisão, disponível online (isolado ou integrado numa lição ou trabalho) aos alunos e utilizável por outros professores (basta utilizar o código embed e referir o autor).

Já apresentou o vídeo aos alunos? Como reagiram?
E colocá-los no papel do orador?
Carlos, lembra-se da discussão Vídeo: "Educar pela criação com tecnologias"?
As competências que poderão ser desenvolvidos nos alunos se forem eles os criadores dos recursos, com a orientação estruturada (essencial) do professor?
É apenas uma sugestão, Carlos.

Continuação do bom trabalho e quando tiver novos materiais prontos, partilhe.  Terei muito gosto em ajudá-lo na divulgação, ajuda técnica e crítica construtiva.
Gostava de saber a opinião dos restantes professores da nossa comunidade...
Em resposta a 'Hugo Domingos'

Re: Camstasia Studio 3.0 agora grátis

por Nuno Pedrosa -

OLá Carlos e Hugo:

Gostei imenso das potencialidades do Camstudio 3.0 o qual pode ser aplicado em diversas situações para proporcionar aos alunos uma explicação sobre um determinado assunto que pode ser usada quer num cd/dvd ou numa plataforma educativa como o Moodle.

Gostaría de pedir ao Carlos duas coisas (se ele puder ajudar, claro está):

  • A aplicação que usou, a do efeito fotoeléctrico não a conheço. Onde se pode ir buscar? Ou é só para consulta na Internet?
  • Agora uma questão específica sobre a simulação mostrada: quando aparece a luz verde, já começa a ocorrer o efeito fotoeléctrico; mas não deveria aparecer um electrão por cada fotão incidente?

Agradeço a atenção dispensada. Muito obrigado.

Em resposta a 'Nuno Pedrosa'

Re: Camstasia Studio 3.0 agora grátis

por Carlos Portela -

Olá Nuno:

  • esta aplicação do efeito fotoeléctrico faz parte do projecto PhET (Physics Education Technology) da Universidade do Colorado (este recurso educativo faz parte da excelente base de dados do Ciência na Escola): a Tecnologia ao serviço da Educação em Física e em Química. Podes encontrar uma lista temática dessas simulações interactivas aqui e, em particular, uma sobre o efeito fotoeléctrico (para correr a simulação clica aqui). Estas simulações podem ser corridas online, ou pode ser feito o download de todo o sítio Web com diversas simulações fantásticas para que se possa trabalhar offline. Os Direitos de Autor deste software pertencem à  Universidade do Colorado, estando registados numa General Public License (GPL). O código é aberto (qualquer um pode fazer modificações, utilizá-lo e distribuí-lo para efeitos não comerciais, desde que faça referência aos Direitos de Autor).


  • quanto à relação entre o número de fotões (com energia igual ou superior à energia mínima necessária para produzir efeito fotoeléctrico) e o número de electrões ejectados acontece o seguinte:
    • o processo não tem uma probabilidade de ocorrência de 100%, essas probabilidades são calculadas na mecânica quântica e dependem não só de vários factores estruturais do metal considerado como também da energia dos fotões incidentes,
    • muitas outras coisas poderiam suceder à radiação incidente tais como reflexão, dispersão elástica, dispersão inelástica, absorção por electrões do cerne dos átomos cuja energia de ligação seja superior à energia do fotão, ...

Abraços