O medo de errar e a segurança para aprender

O medo de errar e a segurança para aprender

by Vera Lúcia Campos Correia Amorim -
Number of replies: 0

Escolho o caso da Ana porque mostra uma situação muito comum no contexto educativo: o medo de perguntar, de errar e de ficar exposto perante os outros. Esta situação é real e, provavelmente, muitos de nós já a vivemos em algum momento. A Ana não deixou de aprender por falta de capacidade, mas porque se sentiu insegura e julgada. Quando o aluno tem medo de se expor, a atenção deixa de estar centrada na aprendizagem e passa a estar centrada na autoproteção. Em vez de pensar “quero compreender melhor”, passa a pensar “não quero parecer ridícula”, “não quero ser o centro das atenções” ou “se calhar sou a única que não percebeu”. Neste caso, estavam envolvidos a aluna, o professor e a turma. Identifico sinais de sobrecarga emocional como vergonha, ansiedade, insegurança, silêncio e desistência de participar. A situação torna-se problemática porque se espera que os estudantes sejam curiosos, participativos e críticos, mas nem sempre se cria um ambiente suficientemente seguro para que possam colocar dúvidas sem receio. Também me revejo nesta situação. Mesmo tendo hoje uma idade em que sinto menos vergonha ou timidez, já passei por momentos semelhantes. Mesmo quando os professores incentivam à participação e dizem que errar faz parte da aprendizagem, a exposição perante os colegas pode ser muito difícil. Para alguns alunos, levantar a mão, fazer uma pergunta ou dar uma resposta errada pode significar sentir-se observado, avaliado ou colocado no centro da atenção — seja para o bem ou para o mal. Do ponto de vista do cuidado e da aprendizagem, este exemplo mostra que ensinar não é apenas transmitir conteúdos. Também é criar condições emocionais para que o aluno se sinta seguro para errar, perguntar e tentar novamente. Para mim, cuidar também faz parte de ensinar, porque a aprendizagem acontece melhor quando existe segurança psicológica, respeito pelo ritmo de cada pessoa e abertura ao erro como parte natural do processo.

316 words