YouTube EDU - Universidades no YouTube

YouTube EDU - Universidades no YouTube

by Laboratório e.Learning -
Number of replies: 8

YouTube EDU

O Maior site de partilha de vídeo - YouTube - lançou no passado mês de Março uma nova secção dedicada às Universidades intitulado YouTubeEDU (http://www.youtube.com/edu ), respondendo ao desafio de várias Universidades que há muito partilhavam os seus vídeos no YouTube.

A adesão das universidades a esta iniciativa tem superado as expectativas e neste momento já existem 100 universidades a publicar os seus vídeos no YouTubeEDU, com um total de 20.000 vídeos e 200 cursos completo. (Fonte: http://www.oculture.com/2009/03/a_closer_look_at_youtube_edu.html)

Das universidades que já participam no YouTube, destacam-se os canais do MIT, Berkeley, Stanford, Harvard e Yale por terem mais utilizadores subscritos. O Canal do MIT já ultrapassa os 25.000 assinantes!

Há que destacar a importância desta iniciativa, que vai de encontro à necessidade das Universidades em promoverem suas actividades numa das maiores comunidades online que é o YouTube. Em vez de centralizarem seus conteúdos nos seus próprios sites, as Universidades alargam o seu raio de influência e reforçam a importância de se ir ao encontro das pessoas que todos os dias pesquisam por vídeos no YouTube, numa estimativa de 5 Biliões visto por mês! (Fonte: http://newteevee.com/2008/12/17/weekday-online-vid-watching-trumps-weekends-nielsen/#more-14291).

O Laboratório de e.Learning deseja aproveitar esta oportunidade para conhecer a opinião da comunidade do Ciência na Escola sobre as seguintes questões:

1. Utiliza vídeos educativos, presentes no Youtube, nas suas actividades educativas?

2. Concordam que a divulgação de vídeos de universidades portuguesas seria uma boa prática para consciencializar os alunos sobre a vida universitária?



In reply to Laboratório e.Learning

Re: YouTube EDU - Universidades no YouTube

by marta cruz -
In reply to marta cruz

Re: YouTube EDU - Universidades no YouTube

by Hugo Domingos -
Cara Marta,

Obrigado pelo seu contributo. É muito importante para nós conhecermos as opiniões de professores e alunos sobre bons recursos educativos digitais.

Em relação às suas respostas, conhece alguns canais ou vídeos no YouTube que aconselhe particularmente. E para que áreas disciplinares?
In reply to Laboratório e.Learning

Re: YouTube EDU - Universidades no YouTube

by Elsa Curto -

1. Sim, inúmeras vezes recorro ao Youtube, para exemplificar situações por exemplo.

2. Penso que sim.

In reply to Laboratório e.Learning

Re: YouTube EDU - Universidades no YouTube

by Maria João Spilker -
Olá Hugo e tod@s,

YouTube EDU é simplesmente fascinante. Antes "googlava" de universidade em universidade à procura, agora entro em geral no http://www.youtube.com/edu e em regra encontro bem mais do que pretendia. :-)

1. Sim, disponibilizo links para aulas sobre temas que estamos a tratar nos cursos. Tenho por vezes, dependendo dos cursos, o problema de serem na sua grande maioria materiais em Inglês. Podem contrapor que isso pode ser visto como uma grande vantagem (aprender 2 em 1, sobre a matéria e inglês como segunda língua), mas para os participantes pode ser um factor de desanimo.

O que me leva à segunda pergunta.

2. Sim, seria importante não perder essa oportunidade de divulgar para o mundo a qualidade das nossas universidades e professores. A questão do idioma deixa-se facilmente ultrapassar.

Fico a aguardar mais opiniões. Quem sabe contrárias. :-)

Saudações
Maria João

In reply to Laboratório e.Learning

Re: YouTube EDU - Universidades no YouTube

by Elsa Curto -

1. Sim, inúmeras vezes recorro ao Youtube para exemplificar situações.

2. Penso que só tem vantagens.

In reply to Laboratório e.Learning

Re: YouTube EDU - Universidades no YouTube

by António Gonçalves -
Primeira questão: utilizo filmes (Hubble, NASA, MIT, canais de Química, Phet, etc) nas aulas e nas actividades em ambiente MOODLE para os meus alunos de Físico-Química (Ensino Básico). Em particular, uso filmes do YouTube, mas com maior critério porque encontra-se muita coisa mas com informação de fraca qualidade. Por vezes, faço os meus próprios filmes e coloco-os no YouTube.

Quanto à segunda questão, realizar filmes é tão exigente, que necessita de uma equipa com essa missão em particular. O MIT tem uma equipa de 20 pessoas só para ajudar os professores a organizar o espaço OCW. Não me parece que em Portugal se considere essa estratégia como importante para escolas e universidades, porque é exigente do ponto de vista económico, material e, sobretudo, exigente em termos de tempo: o staff tem muita outra coisa para fazer.
In reply to Laboratório e.Learning

Re: YouTube EDU - Universidades no YouTube

by Carlos Portela -
Utilizo vídeos em contexto educativo com os meus alunos do ensino secundário de diferentes canais, alguns já referidos pelo António.
É interessante poder relacionar vídeos sobre temas aparentemente muito afastados.

A utilização do vídeo pelas universidades parece ser uma aposta interessante.

Quanto à questão da língua existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para fazer a legendagem dos vídeos:
  • o serviço overstream;
  • o serviço dotsub (está a colaborar com o espaço TEDTalks para a legendagem das suas conferências - tenho colaborado neste projecto -);
  • está a ser lançado pelo YouTube o serviço CaptionTube (ainda está nos primórdios, mas parece vir a dar os seus frutos);
  • alguns vídeos do YouTube têm já a legendagem que pode ser activada pelo utilizador (canto inferior direito), se, por exemplo, só existir legendagem em inglês o utilizador pode recorrer a uma tradução automática (bem sei que é muito fraca, mas pode ajudar para esclarecer alguma dúvida).
In reply to Carlos Portela

Re: YouTube EDU - Universidades no YouTube

by Hugo Domingos -
Obrigado pela vossa participação nesta discussão. Os vossos relatos vão de encontro às minhas expectativas iniciais: O YouTube é um repositório de vídeos educativos utilizado regularmente por professores e educadores em geral.

Concordo, em parte, com o António sobre o esforço necessário para a produção vídeo nas universidades nacionais. Mas acredito que as vantagens na divulgação da oferta educativa e partilha de recursos educativos com as escolas (professores e alunos) superam esse esforço, possibilitam uma maior angariação de candidatos ao ensino superior.

Por fim, gostaria de partilhar um post bastante interessante sobre a participação de Bibliotecas nacionais no YouTube:

"Bibliotecas Nacionales y Youtube" - http://www.deakialli.com/2009/04/29/bibliotecas-nacionales-y-youtube/

É interessante observar que 6 Bibliotecas de renome já participam activamente com conteúdos no YouTube e as vantagens apresentadas pela Biblioteca Nacional da Escócia.

Mais uma vez, não se deslumbra qualquer participação de instituições nacionais. Atrito institucional ou relutância sobre este serviço?

Continuação de boas pesquisas. sorriso