Com o decorrer do processo de integração das TIC nas escolas, a discussão sobre este tema tem realçado a necessidade de apoio e formação para professores, de forma a que possam inovar metodologias de ensino, facto que será hoje realçado no Fórum de Lisboa sobre TIC e Inovação na Educação
Aproveitando este cenário de impulso na inovação do ensino, gostaria de apresentar um vídeo muito interessante que visualizei recentemente e que acho apropriado de partilhar na nossa comunidade. Em linhas gerais, o vídeo retrata as opiniões de professores australianos sobre as principais necessidade e entraves que são confrontados com a integração das TIC nos seus currículos.
"ICT in the Classroom - Integration and teacher training" - E-learning Research
Deduzindo que as opiniões deste professores poderão ser comuns aos professores portugueses, gostaria de colocar as seguintes questões à nossa comunidade:
1. Das opiniões apresentadas no vídeo, indique o factor mais importante para que os professores possam desenvolver actividades educativas que integrem as TIC.
2. Na sua opinião, qual é o principal entrave, dos indicados no vídeo, que é confrontado mais regularmente na sua escola?
Por fim, apenas gostaria de partilhar a origem do vídeo, que corresponde ao primeiro episódio do vodcast "E-learning Research" disponível no iTunes Store e também disponível no canal youtube CoCoResearchCentre.