No âmbito das actividades realizadas pelo Laboratório de eLearning na EXPO FCT, julgo ser interessante a discussão e a partilha de bons exemplos de actividades para uma Feira de Tecnologia.
Para começar esta troca de ideias gostava de partilhar convosco os objectivos pedagógicos que sustentam as actividades desenvolvidas pelo Laboratório.
Cada actividade está representada pelo respectivo guião (pdf), os quais aconselho a consulta antes da leitura da contextualização pedagógica.
Livro de visitas/Mosaico digital
guião.pdf
Para esta actividade os nossos objectivos foram:
1. Promover a comunicação online (assíncrona), utilizando diferentes formatos (texto, áudio, imagem e vídeo). A diversidade dos formatos visa desenvolver competências tecnológicas na criação de recursos digitais. Existem alunos com maior apetência para a escrita, outros que preferem a oralidade e outros preferem que preferem uma representação mais visual. A criatividade, a oralidade e o sentido crítico são competências transversais que são desenvolvidas com actividades deste género.
2. Criar um registo do evento que possa ser apresentado à comunidade escolar. Desta forma, os alunos podem consultar os comentários dos colegas e realizar o download dos ficheiros que contêm o seu comentário (fotos, áudios e vídeos).
Para consultar o livro de visitas e Mosaico de fotos criado para a EXPO FCT, utilize o seguinte link.
Descobre a tua escola! (Google Earth e Maps Live)
guião.pdf
Para esta actividade os nosso objectivos foram:
1. Promover a utilização de ambientes tridimensionais de geo-referenciação. A geo-referenciação e modelação tridimensional são duas das tendências tecnológicas emergentes dos nosso dias. Promover a sua utilização é fomentar junto dos alunos a utilização de ferramentas tecnológicas que serão, num futuro próximo, ferramentas de uso diário (lembram-se dos telemóveis?).
2. Apresentar uma actividade mais apelativa graficamente e contextualizada como uma "caça ao tesouro", onde os alunos terão que completar tarefas até chegarem a um objectivo final. Basicamente, esta actividade é uma abordagem à utilização de jogos como ferramentas de aprendizagem.
No site do Google Earth Community existem várias sugestões de actividades interessantes e integráveis nos currículos das disciplinas de Matemática, Geografia, História e Ciência Naturais.
Tutoria Online
guião.pdf
Esta actividade exige uma aplicação webconference, a qual permite a comunicação áudio, exibição de ecrã e partilha de aplicações. Obviamente que este tipo de aplicação não se encontra acessível a todas as escolas, por isso podemos deixar cair o "online" e transformar esta actividade de tutoria em edição de imagem.
Neste exemplo, o tutor pode apresentar para uma sala com vários alunos, alguns processos sobre a edição de imagem em Photoshop ou GIMP (solução opensource e sem problema de licenciamento de software). O objectivo é criar certificados de presença personalizados com fotografias dos alunos.
Os alunos são muito interessados neste tipo de aplicações, o que torna esta actividade um bom exemplo de adesão. Como exemplo, basta ver as suas fotos em blogues ou sites de convívio online (Hi5, MySpace ou Facebook).
Estas actividades são alguns exemplos de um vasto leque de opções.
Dito isto, gostava de colocar as seguintes questões:
1. Qual é a sua opinião sobres estas actividades?
2. Já desenvolveu actividades semelhantes? Quais?
3. Qual é o envolvimento dos alunos para este tipo de actividades?