Conferências “Na Fronteira da Ciência”

Conferências “Na Fronteira da Ciência”

por Cristina Oliveira -
Número de respostas: 5

No próximo dia 20 de Fevereiro, o investigador Tiago Fleming Outeiro, conversa sobre “Vacas Loucas, Leveduras Neuróticas, e regresso ao Futuro”, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Esta iniciativa integra-se no ciclo de conferências Na Fronteira da Ciência, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Ciência Viva, até Julho de 2008.

Se quiser participar com os seus alunos nos colóquios, presencialmente ou através da transmissão em directo pela Internet, contacte a Ciência Viva através do email info@cienciaviva.pt. Pode ainda encontrar na sua página algumas sugestões para a integração curricular dos referidos colóquios e links com informação sobre os vários temas que aí irão ser debatidos.

Uma outra forma de aproximar os seus alunos às questões científicas em debate pode ser conseguida com a participação no respectivo Fórum de Discussão. Aqui, os investigadores participantes podem esclarecer as dúvidas colocadas pelos alunos ou professores, num fórum que pretende ser não só informativo mas também gerador de novas e ricas discussões.

Se estiver a desenvolver algum trabalho/projecto nas diferentes áreas de estudo em debate, pode ainda publicar o trabalho dos seus alunos nesta mesma página Web.

Participe!

Em resposta a 'Cristina Oliveira'

Re: Conferências “Na Fronteira da Ciência”

por Leonardo Alves -

Obrigado, pela informação, Cristina. Embora já tivesse conhecimento desta série de palaestras organizadas pela F. Calouste Gulbenkian, não tinha conhecimento da possibilidade de manter, em directo, o contacto virtual com os cientistas.

Também sei que a Gulbenkian tem desenvolvido palestras e conferências relacionadas com o ambiente e o Século XXI, como aconteceu no último dia 19, onde pude estar presente em uma palestra sobre este tema, que foi muito mais uma aula, e que me permitiu "saborear" uma "aula" de Ecologia, das melhores que já assisti até então.

Leonardo Alves

Em resposta a 'Leonardo Alves'

Re: Conferências “Na Fronteira da Ciência”

por Cristina Oliveira -
Obrigada pelas suas palavras sorriso

De facto as conferências da Gulbenkian são extraordinárias. Na passada 4ª-feira fui ver uma das conferências deste colóquio ("Vacas Loucas, Leveduras Neuróticas, e regresso ao Futuro", por Tiago Fleming de Oliveira Outeiro) e gostei muito. Como coisas tão complexas, como os priões e chaperones e tantos outros conceitos "estranhos", se tornaram fácil de compreender!

A próxima conferência será no dia
26 de Março e tem o título "Icebergs, Neve e muitos Pinguins: as razões do Ano Polar Internacional", pelo investigador polar José Xavier.

Aqui fica o convite para irem assistir às conferências e, se não conseguirem, aproveitar a oportunidade e colocar as suas questões no Fórum que referi.

Uma vez tratar-se de um tema tão trabalhado no currículo escolar, e porque não desafiarem os vossos alunos a serem eles a participar no debate! Aproximá-los dos investigadores e da própria investigação, mostrá-los-á que existem ainda muitos caminhos por percorrer nas "fronteiras da Ciência". E que eles podem construir o seu caminho aí!piscar

Em resposta a 'Cristina Oliveira'

Re: Conferências “Na Fronteira da Ciência”

por Cristina Oliveira -
E aqui vai outra proposta de "aproximação dos alunos à Ciência":

No dia 13 de Março, pelas 13 horas, vai haver uma videoconferência internacional no Pavilhão do conhecimento, com o tema "Our Changing Planet: Past and Present”.

Aqui, investigadores polares e alguns dos alunos que ganharam um concurso nacional e que foram a uma expedição na Antárctida (que inveja!), vão estar à conversa com outros investigadores e alunos de outros pontos do Mundo.

As comunicações vão ser em videoconferência e o público poderá também participar e conhecer um pouco mais sobre as suas experiências e observações.

Assim que souber mais sobre isso vou dando notícias, mas acho que será uma óptima oportunidade para os alunos contactarem com colegas seus que tiveram esta experiênca tão marcante.

Na última conferência/conversa que participaram conseguiram de facto impressionar-me! Como estas experiências, mesmo que pontuais, conseguem facilmente mudar a nossa percepção do Mundo! Mais uma vez: que inveja!
Em resposta a 'Cristina Oliveira'

Re: Conferências “Na Fronteira da Ciência”

por Leonardo Alves -
Olá Cristina

Realmente devem ser interessantes estas conferências na Gulbenhian, pois sempre que lá vou para participar nalguma actividade educativa, saio satisfeito. Por isso, farei os possíveis para ir no dia 26/3, mas gostaria que me informasses o horário e e se é necessário inscrição prévia. Como nesta data estaremos de férias (Páscoa), vou convidar alguns alunos a participarem da conferência e/ou a participarem do fórum.

Leonardo Alves
Em resposta a 'Leonardo Alves'

Re: Conferências “Na Fronteira da Ciência”

por Cristina Oliveira -
Olá Leonardo,

Fico contente que tenha a mesma opinião que eu quanto aos eventos dinamizados pela Gulbenkian. E de facto estas conferências não têm sido excepção, por isso acho que não se irá arrepender de vir à conferência de 26 de Março.

Em relação à marcação, não é de facto necessário que o faça antecipadamente uma vez que a Gulbenkian disponibiliza diversas salas para o visionamento da conferência, pelo que existirá sempre lugares para si e para os seus alunos.

Quanto ao fórum, existem já questões colocadas ao investigador José Xavier, as quais poderão ser um motor para novas questões a colocar pelos seus alunos. Seria um trabalho de casa bem divertido e interessante ;) Pode visitar o fórum em: http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/fronteira.

Um abraço.
Cristina Oliveira