A luta pela independência digital pós pandemia
O pior período de dependia digital, foi durante a pandemia, onde muitos passaram para o trabalho online, no meu caso passei dois anos dando aulas online para turmas de 5º ao 9º ano, no inicio eu só queria ajudar da melhor forma possível, em seguida virei escravo do telemovel e do computador. Comecei atender no horário normal de aula, depois alguns não respeitavam os horários e mandavam questionamentos fora de hora, e exigiam respostas rápidas, conforme a situação ia se agravando muitos desenvolveram ansiedade e refletia nos professores também.
Percebi que já estava começando a ficar com os mesmos problemas, voltei para mim e comecei a observar a situação, analisei e comecei a executar, observei em grupos de whatsapp que as cobranças vinham pela informação do (visto por ultimo), resolvi desativar essa função a principio melhorou depois as ligações começaram, identifiquei cada numero telefônico e passei a atender somente os conhecidos, passei a ter horário de inicio e de termino sem culpa.
No pós pandemia acho aprendi a por limites, só que ainda ficaram algumas sequelas, pois sinto um pouco de aflição ao escultar uma notificação ou um chamado com um numero que não conheço.