Que espaços para o ensino das ciências? Uma solução "amadora"?

Re: Que espaços para o ensino das ciências? Uma solução "amadora"?

por Maria da Luz Castro -
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Nunca tive o privilégio de desfrutar de um espaço de laboratório construído de raiz com as características flexíveis da segunda proposta mas há muito que o desejo ter. A experiência, ainda que incipiente, da alguns anos da Clinica das Ciências Experimentais (apoio Ciência Viva), na Escola Secundária D. Dinis, veio confirmar-me as vantagens de uma sala flexível permitindo actividades práticas e aulas teórico-práticas de CFQ, utilização do microscópio digital em Biologia e trabalhos de projecto multidisciplinares.  <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Acredito e sinto, e pratico dentro do possível, que as aulas de Física e de Química fazem mais sentido se permitirem facilmente contextualizar o seu conteúdo nos objectos e fenómenos reais que são eles próprios o objecto do estudo. As aulas práticas de 135 min são no meu entender uma das melhores medidas tomadas na organização do ensino das CFQ. Laboratórios flexíveis, modernos e confortáveis  como locais permanentes das aulas de CFQ, seria ouro sobre azul... Acredito que este tipo de laboratórios permitiria:

  • Melhorar e facilitar a organização das aulas na perspectiva de práticas e teórico-práticas, no dia a dia;

  • Rentabilizar materiais, custos, recursos humanos,...

  • Proporcionar um ambiente menos formal, do que os laboratórios actuais, condizente com o envolvimento dos alunos que pretendemos seja cada vez mais espontâneo nas actividades prático-laboratoriais características da actividade em ciência;

  • Rentabilizar melhor o tempo e aumentar a produtividade dos alunos na actividade prático-laboratorial uma vez que se tornaria uma sala que lhes seria mais familiar e na qual se movimentariam com mais naturalidade e facilidade;

  • Interiorizar melhor nos alunos as características da natureza da ciência, em particular das suas práticas, e mais naturalmente nestas se envolverem, por ser o espaço próprio e permanente das suas aulas de ciências;

  • Ser vantajosamente um espaço multidisciplinar: não são as questões científicas nas áreas da saúde,do ambiente, dos novos materiais, da bioética, etc. cada vez mais multidisciplinares?

  • Muito pragmaticamente, evitar andar com o material para trás e para diante para as demonstrações em sala de aula sempre que queiramos provocar os fenómenos reais ou mostrar equipamento sob estudo nas aulas que não são catalogadas como práticas.

Aguardo ansiosamente por um laboratório assim...

M. Luz Castro