As Salas de Ciências apresentadas no passado dia 27 de Setembro, foram apresentadas como um modelo de elevada flexibilidade. Tem por base, se bem percebi, a mobilidade das mesas/bancadas de forma a obter várias tipologia possíveis. Mas tal suscita-me algumas reservas...
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Não tenho, à partida, qualquer objecção de princípio à flexibilidade com base na mobilidade das mesas/bancadas. Na verdade, já trabalhei num laboratório que tinha este género de flexibilidade. Com algumas vantagens, devo dizê-lo! As mesas (eram mesas mais altas, próprias para laboratório) albergavam facilmente os bancos por baixo. As mochilas também podiam ser arrecadadas por baixo das mesmas durante o trabalho laboratorial. Isso facilitava enormemente a circulação num laboratório que era pequeno. Por outro lado foi possível agrupar as mesas, construindo «bancadas» em número e tamanho adequados.
Mas também tinha desvantagens. Transcrevo aqui as críticas que fizemos nessas altura (1996) num documento enviado à DREC:
«... Estas mesas não têm posições fixas e são por isso frequentemente arrastadas dos seus lugares, obrigando alunos e professores a dispô-las de modo adequado antes de se iniciarem os trabalhos, o que provoca uma perda de tempo [...]. Além disso as mesas arrastam-se facilmente, o que pode provocar acidentes (de queda de equipamento, de derrames, de derrube de material, de salpicos com reagentes corrosivos, etc.). As pias de lavagem estão afastadas dos locais onde se realizam os trabalhos. Quando os alunos necessitam de usar pias de lavagem acumulam-se nas três existentes, o que cria situações de perigo potencial e de falta de funcionalidade (cada grupo de trabalho deveria dispor de, pelo menos, um lavatório na sua bancada). [...] Existem apenas três tomadas de electricidade (!) o que é manifestamente insuficiente. A utilização de extensões, nas quais é muito fácil tropeçar, pode provocar a queda de equipamento e/ou reagentes.»
[em anexo está uma foto destes laboratórios]
Julgo que no modelo proposto as ligações a infra-estruturas de água, esgotos, electricidade e redes será sempre problemática, pois tendem a ficar sempre demasiado afastadas dos locais onde se realizam as actividades.
Acho que os professores, de um modo geral, não vão andar a arrastar as mesas no início e no final de cada aula! Muito menos o farão no decorrer da aula. Imagine-se a confusão!
Concebo mais esta flexibilidade de «bancadas soltas» numa perspectiva de adaptação da Sala de Ciências a especificidades locais. Imagine-se, uma escola na qual a Sala de Ciências fosse ser usada para a disciplina de Física. Os professores decidiam, com base no material disponível e do número de alunos, que o melhor seria trabalhar com 3 grupos. O laboratório seria modificado de acordo com isso. Mas ficaria montado durante todo o ano (ou parte dele) de acordo com o estabelecido no início.
Tal solução poderia incluir bancadas fixas, isto é, depois de definida a tipologia, em determinada escola, para uma disciplina, então as bancadas seriam presas ao piso (aparafusadas?) de acordo com a tipologia escolhida. Parece-me praticável este tipo de flexibilidade.
Tenho ainda outro tipo de reserva relativamente à flexibilidade destas salas de Ciências. Acho que não existe espaço auxiliar suficiente. A adaptação do laboratório às várias disciplinas implicaria que existisse uma zona, um «sector técnico», dentro da Sala de Ciências, que fosse configurável e adaptável a cada disciplina e/ou a cada ano lectivo.
Por exemplo, uma Sala de Ciências para química precisa de:
- hotes,
- chuveiro e lava-olhos de emergência
- de material de vidro com alguma abundância (em armário de vitrina).
- balanças
Se for uma Sala de Ciências para biologia precisará, suponho:
- de estufas e incubadoras,
- de banho termostático
- de algum material de vidro (em armário de vitrina),
- de microscópios?
Se for uma Sala de Ciências para Física precisará:
- de interfaces/sensores
- computadores (mais, talvez, do que nas outras salas...)
- multímetros
- cabos eléctricos
Uma sala de Ciências para o ensino básico terá também as suas necessidades.
Por isso, penso que devia existir, dentro de cada laboratório uma zona própria para albergar material e equipamento específico, isto é, uma zona que fosse «configurável» para cada uma das disciplinas. Isto seria flexibilidade. Ora a Sala De Ciências apresentada tem falta de um espaço, devidamente infra-estruturado para receber equipamentos específicos de cada disciplina. Aliás, esse espaço parece-me estar a ser considerado naquela secção entre laboratórios, o que me deixa muita dúvidas quanto à funcionalidade.
E onde fica, afinal, a «sala de preparações»: uma sala onde os professores possam preparar as aulas e deixar alguma experiência montada?