sala funcional vs "burro de carga"

Re: sala funcional vs "burro de carga"

por Filipa Silva -
Número de respostas: 0

Para mim ficou claro que as salas estão pensadas para 28 alunos e que o material corrente está à disposição do professor e dos alunos devidamente arrumado na teaching wall.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A minha escola tem 64 turmas, das quais 41 têm Física e Química. Para toda esta gente só existem 2 laboratórios de Química e um de Física. As aulas do 3º ciclo estão a funcionar em desdobramento e portanto a maioria não tem acesso ao laboratório que está reservado para o secundário.

Tenho duas turmas de 8º ano que funcionam sempre numa sala normal, sem lava-olhos, hote, chuveiro. Para realizar os trabalhos com os alunos tenho que transportar 4 tabuleiros dum piso para o outro. Seria muito mais fácil ter tudo na sala, o que este modelo permitirá. Apesar de sermos tantos alunos e professores nunca tive que esperar que ninguém acabasse de trabalhar para dar uma aula experimental. Se o material mais corrente estiver na sala também não será preciso esperar por ninguém.

Quando tenho as aulas com o 8º ano nunca deixo a sala como estava. No início coloco a sala em U ou em grupo para os trabalhos práticos. No final torno a pôr como estava porque a seguir há uma aula com 28 alunos. Os meus alunos estão habituados a ajudar e em 2 min fico tudo feito e bem feito!

O que eu tenho que fazer sozinha é levar o computador e o projector, ou se for o caso, os fantásticos tabuleiros, e no fim carregar com os tabuleiros, computador e projector. Não seria tudo mais simples se a sala já estiver equipada com tudo isto? Poupa-se no tempo e na coluna.

 

Na 6ª passada dei uma aula experimental ao 10º ano  em que foi preciso usar as balanças. A sala das balanças faz a comunicação entre os 2 laboratórios. Apesar da turma do outro laboratório estar a fazer o mesmo trabalho não houve qualquer problema na partilha da sala de balanças. Ninguém esperou que um acabasse para o outro começar.

 

 Também percebi na reunião que as salas para cada escola não serão apenas duas, serão aquelas que o número de alunos justificar.