sala funcional vs "burro de carga"

sala funcional vs "burro de carga"

por Filipa Silva -
Número de respostas: 3

É certo que as aulas estão pensadas para que as actividades experimentais se façam em turno, mas é possível, senão mesmo aconselhável fazer as aulas (teóricas ou não) à volta de observações e de actividades experimentais. O problema é que não basta haver equipamento, é preciso haver condições para os utilizarmos.

Na semana passada decidi fazer uma aula de cálculo de incertezas a partir da determinação do tempo de queda de uma esfera. Além de aprenderem a fazer os cálculos necessários decidi que o iam fazer utilizando o Excel. A 1ª série de valores foi feita no meu computador (e projectada) e depois os alunos reuniram-se em grupos de 3 ou 4 e foram eles fazer as determinações e respectivos cálculos.

Para essa aula poder acontecer tive que ir armada em burro de carga, carregada com o meu computador, um projector e mais 3 computadores (felizmente tenho 3 estagiárias que me ajudam a carregar). Tudo seria muito mais simples se a sala já estivesse equipada com o projector e os computadores e restante material que utilizei.

Para ter os alunos em grupo rearranjei a sala num espaço como o F, com grande barulheira e perda de tempo, porque o espaço não está preparado para isso. Felizmente pude trocar de sala com uma colega senão ainda tinha que levar o tradicional tabuleiro de material para a aula.

Apesar da carga que carrego comigo diariamente escola acima, escola abaixo, a aula correu muito bem, os alunos aderiram bem à tarefa pedida e quando enviaram os seus trabalhos para a página da turma estavam correctamente realizados (mandaram de casa porque internet nas salas é um luxo do qual a minha escola ainda não dispõe).

Por tudo isto acredito que vale a pena investir num tipo de aula e de espaços diferentes para o ensino das ciências.

Apesar das dores nas costas e do tempo que tudo isto demora continuo a fazê-lo por acreditar que esta forma é melhor de ensinar e de aprender.

 

 

Em resposta a 'Filipa Silva'

Re: sala funcional vs "burro de carga"

por António Ferreira -

Eu também gostaria de dar todas a minhas aulas <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Salas de Ciências, mas...

São Salas de Ciências com espaço abundante (para albergar até 30 alunos)? São devidamente equipadas com as infra-estruturas necessárias: com equipamento de segurança (chuveiro e lava-olhos de emergência, hotes), com estufas, balanças, material de vidro, etc.?

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Não me agrada a ideia de duas Salas de Ciências com um espaço comum entre as duas, com os equipamentos básicos partilhados. Isso significa que são duas salas mal equipadas. É o equivalente ao que temos actualmente: um laboratório equipado mais uma sala (ou mais) sem grandes condições.

 

Como funcionam estas duas Salas de Ciências? Enquanto uma turma faz, a outra fica à espera? Andaremos a acartar material de uma sala para a outra?

 

E há ainda a questão da tipologia: vamos andar a arrastar as mesas cada vez que muda de aula normal para aula de turno? Será isso razoável?

 

Imagine-se então. A aula começa. Em primeiro lugar, vamos ao laboratório ao lado ver se o outro professor vai precisar do mesmo equipamento que nós queremos usar. Felizmente não! Depois vamos arrastar as mesas para mudar a sala para a tipologia mais adequada ao nosso trabalho. A seguir vamos todos acartar o material. Fazemos o trabalho laboratorial, mas o tempo já é curto, por isso quando toca para saída ainda está tudo desarrumado. Os alunos não saem sem arrumar as mesas, mas está-se mesmo a ver a arrumação que fazem. No final lá ficamos nós sozinhos a acartar o resto material. Entretanto passou o intervalo. Toca para entrada e vamos ao laboratório ao lado ver se o outro professor vai precisar do mesmo equipamento que nós queremos usar...

 

Com os currículos actuais um laboratório, usado somente para aulas de turno, consegue suportar, no máximo, 10 turmas (dois turnos cada) por disciplina. As mesmas 10 turmas precisam de duas Salas de Ciências para suportar todas as aulas da mesma disciplina. Uma Sala de Ciências suporta 6 turmas (no máximo). Mas há que contar também com os cursos profissionais. Também têm aulas de Física e Química, por sinal bastante exigentes do ponto de vista laboratorial!

 

Face a estes números, não me parece que seja impossível ter Salas de Ciências devidamente equipadas. Ainda que, no meu entender, seja difícil definir uma tipologia de distribuição de bancadas que sirva igualmente bem as aulas de turma completa e as aulas de turno, sobretudo com falta de espaço dentro do laboratório. Acho que este assunto não é bem resolvido na proposta apresentada.

Em resposta a 'António Ferreira'

Re: sala funcional vs "burro de carga"

por Carlos Cunha -
Decididamente, colega António Ferreira, fez-lhe falta o bocadinho do inicio a que não assistiu. Decididamente não percebeu a proposta que foi feita.

A sala comum não tem equipamentos básicos: terá equipamentos que pelo seu menor índice de utilização e elevado custo não vale a pena duplicar. O equipamento básico estará armazenado na sala de aula no Teaching board.

As dimensões da sala serão na ordem de grandeza dos actuais laboratórios dedicados, por isso não vejo o problema. Arrumar mesas: faço-o todas as semanas com uma turma de 7º ano-demoro 2-3minutos (Quando o último aluno entra já está a sala arrumada à minha vontade...). Depois levo 5 a 10 minutos a montar o video projector, o computador, que tive que requisitar com dois dias de antecedência no CRE-BE da escola, e que depois da aula terminar levo 5 a 10 minutos a arrumar, depois de arrumar os materiais nos diversos locais-Lá se foi o bendito intervalo. Felizmente não sou fumador senão...

Vamos à ocupação: a minha escola tem 1 lab de Quimica e 1 lab de Fisica: todas as turmas de 7º, 8º 9º anos têm a sua aula desdobrada num destes laboratórios: são 10 turmas. Temos 4 10ºs, 5 11ºs, 1 12º de Física, 1 12º de Química, 2 SEF´s, e ainda 3 11º anos Tecnológicos de Informática - Todos têm as aulas desdobradas nos respectivos laboratórios. Mas as aulas não desdobradas ocupam salas normais. Então precisamos de 4 salas como as propostas. Mas liberto duas salas "normais" para as outras disciplinas.

Quanto à utilização dos equipamentos comuns: A sua escola não tem sala de balanças? Ela não é partilhada? Na minha é e nunca foi necessário tirar senhas ou combinar com o colega do lado. Aliás se as coisas forem planificadas em grupo, pelo grupo, com todos presentes, essa logística é facilmente ultrapassada.

Eu fiquei fã da proposta. Quatro bancadas de pedra, fixas no meio do Laboratório de Química, são para mim um erro a vários níveis.

Já agr: a minha escola tem apenas 9 anos de construção: não tem lava olhos ligado à rede (é um frasco lava olhos que colocamos no lab) e o chuveiro é um poliban construído na sala de preparação. Os armários de reagentes são em chapa, fechados com chave normal, sem ventilação e sem estarem fixados à parede. A DREL diz que não pode fazer nada. O orçamento da escola como imagina não estica. Segurança? Penso que podemos ter um papel em exigi-la neste projecto porque a maioria do que está e foi feito - dá dó!

Em resposta a 'António Ferreira'

Re: sala funcional vs "burro de carga"

por Filipa Silva -

Para mim ficou claro que as salas estão pensadas para 28 alunos e que o material corrente está à disposição do professor e dos alunos devidamente arrumado na teaching wall.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A minha escola tem 64 turmas, das quais 41 têm Física e Química. Para toda esta gente só existem 2 laboratórios de Química e um de Física. As aulas do 3º ciclo estão a funcionar em desdobramento e portanto a maioria não tem acesso ao laboratório que está reservado para o secundário.

Tenho duas turmas de 8º ano que funcionam sempre numa sala normal, sem lava-olhos, hote, chuveiro. Para realizar os trabalhos com os alunos tenho que transportar 4 tabuleiros dum piso para o outro. Seria muito mais fácil ter tudo na sala, o que este modelo permitirá. Apesar de sermos tantos alunos e professores nunca tive que esperar que ninguém acabasse de trabalhar para dar uma aula experimental. Se o material mais corrente estiver na sala também não será preciso esperar por ninguém.

Quando tenho as aulas com o 8º ano nunca deixo a sala como estava. No início coloco a sala em U ou em grupo para os trabalhos práticos. No final torno a pôr como estava porque a seguir há uma aula com 28 alunos. Os meus alunos estão habituados a ajudar e em 2 min fico tudo feito e bem feito!

O que eu tenho que fazer sozinha é levar o computador e o projector, ou se for o caso, os fantásticos tabuleiros, e no fim carregar com os tabuleiros, computador e projector. Não seria tudo mais simples se a sala já estiver equipada com tudo isto? Poupa-se no tempo e na coluna.

 

Na 6ª passada dei uma aula experimental ao 10º ano  em que foi preciso usar as balanças. A sala das balanças faz a comunicação entre os 2 laboratórios. Apesar da turma do outro laboratório estar a fazer o mesmo trabalho não houve qualquer problema na partilha da sala de balanças. Ninguém esperou que um acabasse para o outro começar.

 

 Também percebi na reunião que as salas para cada escola não serão apenas duas, serão aquelas que o número de alunos justificar.