Desenvolver as nossas bases de dados!

Desenvolver as nossas bases de dados!

by Hugo Domingos -
Number of replies: 6

Já pode consultar vários recursos e vídeos nas bases de dados criadas para esse efeito! 

Aprenda como pesquisar e inserir os seus próprios recursos em  "Quer pesquisar e inserir recursos nas bases de dados? Sabia como!"

Não esqueça de deixar os seus comentários e sugestões de forma a tornar o Ciência na Escola cada vez mais seu...

In reply to Hugo Domingos

Re: Desenvolver as nossas bases de dados!

by José Oliveira -

Boa noite,

Gostei bastante do Ciência na Escola. Penso que o vídeo tem um potencial enorme na educação, por isso deixo aqui as dúvidas de alguém que gostava de aprender a fazer vídeos educativos.

Aqui a minha primeira dúvida...

Que ferramentas usar para criar e editar som (colocando vídeos em português) ?

 

Cumprimentos,

José Oliveira

In reply to José Oliveira

Re: Desenvolver as nossas bases de dados!

by Hugo Domingos -

Boas José,

É com alegria que encontro outro entusiasta na utilização do vídeo na educação. wink

A sua pergunta revela um pormenor muito importante: Criar vídeos em Português! Infelizmente ainda não existem muitos vídeos (de curta duração, mas de grande utilidade pedagógica) em português e de utilização livre, daí termos que criar (ou recriar) vídeos com a língua de Camões. Um dos projectos da equipa do CE é exactamente colmatar essa ausência e produzir bons vídeos educativos em Português.

Relativamente à sua dúvida, existem várias maneiras de inserir uma nova faixa de som num vídeo e hoje em dia qualquer software de edição de vídeo faz isso sem dificuldade. O problema é que um bom software custa dinheiro...Mas não se preocupe, pois o Windows XP vem actualmente com um software de edição vídeo que é muito bom para quem se inicia na edição de vídeo: O Windows MovieMaker.

Veja o seguinte tutorial vídeo que demonstra passo a passo como inserir narração num vídeo através do Moviemaker.

 http://ctne.fct.unl.pt/file.php/24/tutoriais/moviemaker.wmv

 

Um aspecto que poderá ser encarado como desvantagem do Moviemaker é que só poderá exportar o seu vídeo para formato wmv (windows media vídeo). Apesar de tudo, o .wmv é um formato bastante bom para partilhar vídeo pela Web, pois a sua relação compressão/qualidade é das melhores actualmente, para essa função.

Outro aspecto a ter em conta é que só poderá importar vídeos com o formato Avi, mpg2 e wmv, excluíndo assim formatos bastante vulgares como .mov, .rm e e flv.

 

Caro José, espero ter ajudado e realço que existe outras formas e softwares que pode utilizar para a edição de vídeo. Se tiver mais questões, sinta-se livre de as colocar pois da minha parte é sempre um prazer partilhar conhecimento na área dos multímedia, nomeadamente vídeo.

Talvez no próximo tutorial possamos explorar outras técnicas.

Até lá abraços...

In reply to Hugo Domingos

Re: Desenvolver as nossas bases de dados!

by José Oliveira -

Obrigado Hugo pela resposta,

De facto o vídeo tem potencialidades enormes e ainda pouco exploradas em Portugal... e em português, pelo menos no português de Portugal, uma vez que no Brasil já existem bastantes recursos a este nível, alguns deles disponíveis na Internet.

 

Por outro lado também o facto de o vídeo "gastar" uma enorme largura de banda limita, do ponto de vista financeiro, a criação de projectos educativos onde o vídeo fosse o centro das atenções...

 

De facto o windows movie maker é uma boa ferramenta, limitada nos formatos de vídeo, mas boa! (Tenho é de perder investir algum tempo a ver todas as suas potencialidades) Tenho também usado o Microsoft PhotoStory3 (também livre, desde que se faça a autenticação do Windows) que permite juntar imagens fazendo um vídeo no qual se pode incluir narração ou música. Por isso lhe perguntei, poderia conhecer uma outra ferramenta (livre de preferência) com boas potencilaidades.

 

E quanto a captura de ecrã? Tem sugestões? Já usei o Microsoft Media Encoder (também livre, desde que se faça a autenticação do Windows) e o camstudio. O camstudio deixa o ficheiro final muito grande (*.avi)...

 

Há outros produtos muito bons, o captivate por exemplo, mas esses são pagos...

 

Mais uma vez obrigado pela sua atenção,

 

Cumprimentos,

 

José Oliveira

 

  PS - Mais uma dúvida, ...o filtro multimédia do Moodle, aplica streaming ao ficheiro, ou funciona como download?

In reply to José Oliveira

Re: Desenvolver as nossas bases de dados!

by Hugo Domingos -

Ainda bem que a nossa sugestão lhe agradou.

Constato que já realizou uma boa pesquisa por software, pois os que sugere são boas escolhas.

Também utilizo o Photostory para pequenas produções apenas com fotos e nas quais pretendo adicionar algum texto (legendas ou outra informação). É uma simples, mas boa escolha.

Actualmente não conheço pessoalmente nenhum editor de vídeo freeware, pois trabalho com alguns softwares que elegi como preferidos e são a pagar. Utilizo um que, pessoalmente, acho que é dos melhores que existe por aí:

- TechSmith Camtasia Studio (actualmente na versão 4)

 

Ao nível de freeware posso fazer uma search à minha base de dados onde compilei alguns freewares (antes de ter montado a minha suite pessoal para edição de vídeo) e tentar encontrar uma boa solução para si.

Para mim o Media Encoder é uma má opcção para capturas de ecrã, mas felizmente as suas outras funcionalidades tornam-no um freeware essencial.

O Captivate já me foi aconselhado como uma óptima escolha para screen capture, apesar de nunca o ter utilizado.

Existe um freeware chamado WINK que é utilizado por alguns colegas meus e também pelo Carlos Nunes na comunidade MoodlePT para produzir tutoriais vídeo. Acho  que é uma boa opcção.

Mesmo assim continuarei a pesquisar novas alterantivas para si e para qualquer colega que esteja interessado. wink Colocarei essas sugestões no fórum SOFTWARE.


Relativamente ao filtro multimédia do Moodle, o processo é progressive download, também conhecido por buffering. O conceito de streaming é ,actualmente, mal utilizado para definir a transferência de ficheiros video sobre a web no qual existe sempre o donwload total o parcial para a memória do pc do utilizador. Para saber um pouco mais sobre estes conceitos aconselho a leitura do documento que anexei a esta mensagem (Adobe Stream.pdf).


Por fim, um convite. Não gostava de partilhar o seu conhecimento sobre determinado software com a restante comunidade (que está a crescer devagarinho) CE? Temos um fórum intitulado SOFTWARE onde as suas sugestões seria muito bem-vindas.

Abraços amigo José...

 

 

 

 

In reply to Hugo Domingos

Re: Desenvolver as nossas bases de dados!

by José Oliveira -

Mais uma vez obrigado pela resposta.

Conheço o Wink há já bastante tempo, já o utilizei e recomendo-o em especial a última versão que já permite adicionar som, à captura de ecrã. No entanto o output, deste tipo de software é *.swf (ou *.exe entre outros) e não um formato de vídeo (tal como no captivate, penso).

Vou ver o documento que me envia, pois é uma área em que me encontro bastante interessado.

Quanto ao convite, está aceite... de acordo com as disponibilidades que tenha. :)

Cumprimentos,

José Oliveira