Indução electromagnética

Indução electromagnética

por Anabela Pinto Cartuxo -
Número de respostas: 7

Junto envio o guião de uma actividade prática de Física do 11.ºano que poderá ser implementada em sala de aula

Anabela Cartuxo

Em resposta a 'Anabela Pinto Cartuxo'

Re: Indução electromagnética

por Carlos Cunha -
Olá colega

Penso que a ideia está óptima. No entanto, poderá fazer a adaptação dos seus guiões, de forma a aproximá-los da ideia apresentada no Guião exemplo?

Não esqueça, por favor, que são dois documentos: 1 para o aluno e outro para o professor, este com as resoluções das propostas de trabalho.

Poderá apostar em mais ilustrações dos diversos exemplos.

Obrigado, Cumprimentos

CC
Em resposta a 'Carlos Cunha'

Re: Indução electromagnética

por Anabela Pinto Cartuxo -

Olá colega

O guião que enviei é para o professor e, como tal, tem as resoluções. Uma vez que estas actividades práticas não constam das actividades propostas no programa de Física do 11.ºano, a ideia, como indico no guião em "MODO DE PROCEDER" é serem os alunos, em contexto de sala de aula, a construirem o seu próprio guião a partir da fotografia apresentada, fugindo à "receita" usual. Cumprimentos

Anabela Cartuxo 

Em resposta a 'Anabela Pinto Cartuxo'

Re: Indução electromagnética

por Carlos Cunha -
Ola colega

Os alunos montam os circuitos apenas com base nas fotos ou tb têm as listas de material?
Mesmo com a foto e a lista de material não são fáceis de montar todas as actividades que porpõe, nomeadamente as actividades B (a bobine é de quantas voltas? Qual é o valor da corrente? e da tensão?) e da actividade C(o motor não apararece na lsitagem: é feito pelos alunos?)

Peço desculpa pela insistência mas como são guiões para utilização por outros colegas, convém serem muito claros.

Muito obrigado. Cumprimentos

CC
Em resposta a 'Carlos Cunha'

Re: Indução electromagnética

por Anabela Pinto Cartuxo -

Olá colega

Já realizei esta actividade com os alunos que dispunham do material necessário para as várias experiências em cima da bancada e eles só tinham que seleccionar e definir, com a minha supervisão, a lista de material. Na actividade B a bobina é de 300 espiras,a tensão é de 24 V (c.a.) e a corrente de 4 A. O motor da actividade C já está montado como aparece na fotografia mas, futuramente, estou a pensar tentar construir um com os alunos (do tipo do do filme ou outro). Há varias sugestões interessantes, que me parecem relativamente fáceis de construir, no "youtube". Obrigada. Cumprimentos

Anabela Cartuxo

Em resposta a 'Carlos Cunha'

Re: Indução electromagnética

por Carlos Cunha -
Olá colega

Não esqueça as minhas recomendações de Julho para podermos encerrar este trabalho.
Obrigado

CC
Em resposta a 'Carlos Cunha'

Re: Indução electromagnética

por Anabela Pinto Cartuxo -

Junto envio a "versão professor" corrigida. Relembro que não existe uma "versão aluno" pois a ideia, como já tinha referido anteriormente, é serem os alunos a construir o seu próprio guião. Com os melhores cumprimentos.

Anabela Cartuxo