Este guião incide na análise de um exemplo de transformação de um protocolo laboratorial concreto (Hipótese da pressão radicular - BG 10º ano), de forma a possibilitar ao aluno a tomada de consciência das aprendizagens efectuadas e das operações nelas envolvidas. Assinala-se a inclusão de questões de natureza metacognitiva, explícita e intencionalmente direccionadas para a reflexão do aluno acerca das tarefas realizadas.
A actividade de aprendizagem idealizada é um exemplo de como se pode concretizar o papel activo e central atribuído ao aluno numa perspectiva de ensino-aprendizagem de cariz socioconstrutivista. Este papel está intimamente relacionado com uma pedagogia para a autonomia e, em particular, com o desenvolvimento da competência de aprender a aprender no seio da aprendizagem de um conhecimento disciplinar. Assumir um papel activo e central no processo de ensino-aprendizagem significa que o aluno mobiliza conhecimentos prévios, toma decisões ou participa na tomada de decisões, colabora na aprendizagem dos pares, reflecte acerca das aprendizagens efectuadas e do trajecto educativo percorrido, e contribui para o desenvolvimento de um cenário educativo pautado pela interacção de todos os actores envolvidos.
A compreensão da relevância CTSA da técnica laboratorial utilizada não é possível através da execução de uma actividade meramente laboratorial, exigindo a sua conjugação com actividades de aprendizagem de outra natureza. Assim, optou-se por conjugar a tarefa laboratorial propriamente dita (etapa 2) com a tarefa de pesquisa bibliográfica proposta na etapa 3.
A quarta e penúltima fase da actividade –
Reflexão –, potencializa o desenvolvimento da competência de aprender a aprender. A conjugação da tarefa laboratorial (etapa 2) com as tarefas de pesquisa bibliográfica (etapa 3) e de comunicação (etapa 5) evita a imagem simplista da actividade do cientista usualmente induzida através das actividades laboratoriais mais tradicionais, isto é, daquelas que assentam exclusivamente na realização de uma tarefa de carácter laboratorial.