Pressão radicular - actividade laboratorial

Pressão radicular - actividade laboratorial

por Maria Alexandra Esteves -
Número de respostas: 3

Este guião incide na análise de um exemplo de transformação de um protocolo laboratorial concreto (Hipótese da pressão radicular - BG 10º ano), de forma a possibilitar ao aluno a tomada de consciência das aprendizagens efectuadas e das operações nelas envolvidas. Assinala-se a inclusão de questões de natureza metacognitiva, explícita e intencionalmente direccionadas para a reflexão do aluno acerca das tarefas realizadas.

A actividade de aprendizagem idealizada é um exemplo de como se pode concretizar o papel activo e central atribuído ao aluno numa perspectiva de ensino-aprendizagem de cariz socioconstrutivista. Este papel está intimamente relacionado com uma pedagogia para a autonomia e, em particular, com o desenvolvimento da competência de aprender a aprender no seio da aprendizagem de um conhecimento disciplinar. Assumir um papel activo e central no processo de ensino-aprendizagem significa que o aluno mobiliza conhecimentos prévios, toma decisões ou participa na tomada de decisões, colabora na aprendizagem dos pares, reflecte acerca das aprendizagens efectuadas e do trajecto educativo percorrido, e contribui para o desenvolvimento de um cenário educativo pautado pela interacção de todos os actores envolvidos.

A compreensão da relevância CTSA da técnica laboratorial utilizada não é possível através da execução de uma actividade meramente laboratorial, exigindo a sua conjugação com actividades de aprendizagem de outra natureza. Assim, optou-se por conjugar a tarefa laboratorial propriamente dita (etapa 2) com a tarefa de pesquisa bibliográfica proposta na etapa 3.

A quarta e penúltima fase da actividade –

Reflexão –, potencializa o desenvolvimento da competência de aprender a aprender.

A conjugação da tarefa laboratorial (etapa 2) com as tarefas de pesquisa bibliográfica (etapa 3) e de comunicação (etapa 5) evita a imagem simplista da actividade do cientista usualmente induzida através das actividades laboratoriais mais tradicionais, isto é, daquelas que assentam exclusivamente na realização de uma tarefa de carácter laboratorial.
Em resposta a 'Maria Alexandra Esteves'

Re: Pressão radicular - actividade laboratorial

por celeste calado -

Olá Colega

Achei a sua proposta de actividade muito interessante, nomeadamente no que se refere à pesquisa bibliográfica e à reflexão final. Seria no entanto desejável que o guião se aproximasse mais do modelo proposto pelo Prof. Vítor e apresentado aqui no fórum em: http://ctne.fct.unl.pt/mod/forum/discuss.php?d=1994

Por outro lado também é pedido a separação em dois documentos: um do professor (com a resolução) e outro do aluno.

Obrigada, cump.

Celeste Calado

Em resposta a 'celeste calado'

Re: Pressão radicular - actividade laboratorial

por Maria Alexandra Esteves -

Olá colega Celeste

Esta actividade não é o guião solicitado nesta formação. Esse, foi colocado ontem (dia 13) neste fórum.

Aliás, inicialmente julguei que este fórum seria para a colocação de outro tipo de actividades (o nome dele a isso me induziu), daí a colocação desta actividade no dia 3/7. Julgueique o fórum onde se colocariam os guiões solicitados pelo Professor seria o intitulado "Sobre o guião das actividades prácticas". Contudo, como ontem esse fórum continuava inactivo coloquei o meu guião sobre "Reprodução e manipulação da fertilidade" neste fórum.

Esse é o que deve considerar para avaliação da Acção de Formação.

Agradecida pela atenção

Alexandra