Pressão radicular - actividade laboratorial

Pressão radicular - actividade laboratorial

by Maria Alexandra Esteves -
Number of replies: 3

Este guião incide na análise de um exemplo de transformação de um protocolo laboratorial concreto (Hipótese da pressão radicular - BG 10º ano), de forma a possibilitar ao aluno a tomada de consciência das aprendizagens efectuadas e das operações nelas envolvidas. Assinala-se a inclusão de questões de natureza metacognitiva, explícita e intencionalmente direccionadas para a reflexão do aluno acerca das tarefas realizadas.

A actividade de aprendizagem idealizada é um exemplo de como se pode concretizar o papel activo e central atribuído ao aluno numa perspectiva de ensino-aprendizagem de cariz socioconstrutivista. Este papel está intimamente relacionado com uma pedagogia para a autonomia e, em particular, com o desenvolvimento da competência de aprender a aprender no seio da aprendizagem de um conhecimento disciplinar. Assumir um papel activo e central no processo de ensino-aprendizagem significa que o aluno mobiliza conhecimentos prévios, toma decisões ou participa na tomada de decisões, colabora na aprendizagem dos pares, reflecte acerca das aprendizagens efectuadas e do trajecto educativo percorrido, e contribui para o desenvolvimento de um cenário educativo pautado pela interacção de todos os actores envolvidos.

A compreensão da relevância CTSA da técnica laboratorial utilizada não é possível através da execução de uma actividade meramente laboratorial, exigindo a sua conjugação com actividades de aprendizagem de outra natureza. Assim, optou-se por conjugar a tarefa laboratorial propriamente dita (etapa 2) com a tarefa de pesquisa bibliográfica proposta na etapa 3.

A quarta e penúltima fase da actividade –

Reflexão –, potencializa o desenvolvimento da competência de aprender a aprender.

A conjugação da tarefa laboratorial (etapa 2) com as tarefas de pesquisa bibliográfica (etapa 3) e de comunicação (etapa 5) evita a imagem simplista da actividade do cientista usualmente induzida através das actividades laboratoriais mais tradicionais, isto é, daquelas que assentam exclusivamente na realização de uma tarefa de carácter laboratorial.
In reply to Maria Alexandra Esteves

Re: Pressão radicular - actividade laboratorial

by celeste calado -

Olá Colega

Achei a sua proposta de actividade muito interessante, nomeadamente no que se refere à pesquisa bibliográfica e à reflexão final. Seria no entanto desejável que o guião se aproximasse mais do modelo proposto pelo Prof. Vítor e apresentado aqui no fórum em: http://ctne.fct.unl.pt/mod/forum/discuss.php?d=1994

Por outro lado também é pedido a separação em dois documentos: um do professor (com a resolução) e outro do aluno.

Obrigada, cump.

Celeste Calado

In reply to celeste calado

Re: Pressão radicular - actividade laboratorial

by Maria Alexandra Esteves -

Olá colega Celeste

Esta actividade não é o guião solicitado nesta formação. Esse, foi colocado ontem (dia 13) neste fórum.

Aliás, inicialmente julguei que este fórum seria para a colocação de outro tipo de actividades (o nome dele a isso me induziu), daí a colocação desta actividade no dia 3/7. Julgueique o fórum onde se colocariam os guiões solicitados pelo Professor seria o intitulado "Sobre o guião das actividades prácticas". Contudo, como ontem esse fórum continuava inactivo coloquei o meu guião sobre "Reprodução e manipulação da fertilidade" neste fórum.

Esse é o que deve considerar para avaliação da Acção de Formação.

Agradecida pela atenção

Alexandra

In reply to Maria Alexandra Esteves

Re: Pressão radicular - actividade laboratorial

by celeste calado -

Boa noite Alexandra

Tudo esclarecido! Estou a analisar os guiões por ordem de entrega. Brevemente chegarei ao seu, definitivo. Obrigada.

Abraço

Celeste