Bom Dia, professores Teodoro e/ou Celeste Calado!
Fruto da enorme vontade em corresponder ao que me foi, por vós, solicitado, no passado dia 15, dei já início à planificação do meu projecto de trabalho, contudo da leitura que realizei e que a baixo apresento vejo-me confrontada com as seguintes dúvidas:
- Q1: Terá o trabalho proposto de ser exclusivamente de concepção laboratorial? Ou será que posso desenvolver um trabalho prático, mas com uma forte concepção teórico prática?
A verdade é que idealizei um trabalho que permitisse aos alunos compreenderem as Dimensões em Biologia e Geologia, isto é do macro (universo) ao micro (célula/molécula átomo). Porém este objoectivo não me parece exequível de ser convenientemente compreendido se socorrer apenas a uma actividade laboratorial (passível de realização numa sala de aula/laboratório escolar).
Q2: O trabalho é para ser aplicado obrigatoriamente numa única aula? Se a reposta a esta questão for afirmativa, posso planificá-lo com uma duração de 135 minutos (aula de turnos)?
Agradeço que me esclareçam estas dúvidas, para assim dar continuidade ao meu projecto ou repensá-lo e eventualmente optar por outro tema/objectivo menos abrangente.
Sem mais a professora, de Biologia, da escola secundária de Espinho:
Ana Pedro
Trabalho prático - actividade em que o aluno está activamente envolvido (Hodson, 1988; Leite, 2000; 2002), e que inclui diversas concepções, como trabalho laboratorial (actividades que requerem a utilização de materiais de laboratório), trabalho de campo [1] (realizado ao ar livre), trabalho experimental (envolve o controlo e manipulação de varáveis), trabalhos de pesquisa de informação e resolução de problemas de papel e lápis, etc. (Pedrosa, 2000; leite, 2002).
[1] Também designadas por actividades de campo ou saídas de campo.