Pedido de esclarecimento

Pedido de esclarecimento

por Ana Paula Pedro -
Número de respostas: 9

Bom Dia, professores Teodoro e/ou Celeste Calado!

Fruto da enorme vontade em corresponder ao que me foi, por vós, solicitado, no passado dia 15, dei já início à planificação do meu projecto de trabalho, contudo da leitura que realizei e que a baixo apresento vejo-me confrontada com as seguintes dúvidas:

- Q1: Terá o trabalho proposto de ser exclusivamente de concepção laboratorial? Ou será que posso desenvolver um trabalho prático, mas com uma forte concepção teórico prática?

A verdade é que idealizei um trabalho que permitisse aos alunos compreenderem as Dimensões em Biologia e Geologia, isto é do macro (universo) ao micro (célula/molécula átomo). Porém este objoectivo não me parece exequível de ser convenientemente compreendido se socorrer apenas a uma actividade laboratorial (passível de realização numa sala de aula/laboratório escolar).

Q2: O trabalho é para ser aplicado obrigatoriamente numa única aula? Se a reposta a esta questão for afirmativa, posso planificá-lo com uma duração de 135 minutos (aula de turnos)?

Agradeço que me esclareçam estas dúvidas, para assim dar continuidade ao  meu projecto ou repensá-lo e eventualmente optar por outro tema/objectivo menos abrangente.

Sem mais a professora, de Biologia, da escola secundária de Espinho:

Ana Pedro

Trabalho prático - actividade em que o aluno está activamente envolvido (Hodson, 1988; Leite, 2000; 2002), e que inclui diversas concepções, como trabalho laboratorial (actividades que requerem a utilização de materiais de laboratório), trabalho de campo [1] (realizado ao ar livre), trabalho experimental (envolve o controlo e manipulação de varáveis), trabalhos de pesquisa de informação e resolução de problemas de papel e lápis, etc. (Pedrosa, 2000; leite, 2002).



[1] Também designadas por actividades de campo ou saídas de campo.

Em resposta a 'Ana Paula Pedro'

Re: Pedido de esclarecimento

por Ana Paula Pedro -

Serve esta mensagem para informar que como não obtive uma resposta ao meu pedido de esclarecimento, em tempo útil, ponderei e adaptei o tema do meu trabalho, circunscrevendo-o apenas às dimensões em (micro)biologia. No guião que elaborei inclui um capítulo introdutório onde faço a contextualização do tema e um capítulo de bibliografia. Ambos facultativos na versão aluno.

Guião que apresentarei  na próxima sessão presencial, 13 de Julho, no Porto.

Ana Pedro

Em resposta a 'Ana Paula Pedro'

Re: Pedido de esclarecimento

por Vitor Teodoro -
Cara Ana,
sorry pelo (enorme!) atraso na resposta. Estou certo que tomou as decisões correctas!
vdt
Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Pedido de esclarecimento

por Ana Paula Pedro -

Estimado professores Teodóro ou  Celeste Calado

Estou a preparar mais um ano lectivo do 10º ano de Biologia e Geologia, nomeadamente no tema “Grandes subsistemas terrestres – que interacção? e lembrei-me de aplicar a actividade que o professor Teodóro nos sugeriu e que intitulou Balanço energético da Terra. Mas ao pretender aplicar a metodologia inovadora que lhe subjaz constatei não dispor do referido documento informatizado, pelo que se replicar a cópia a preto e branco de que disponho (que julgo não se importar) perder-se-á, ainda assim, demasiada informação. Ouso, então, solicitar-lhe o referido documento informatizado e claro está a indispensável autorização para o ceder e aplicar aos meus alunos.

Grata, por toda a amabilidade e disponibilidade demonstrada.

Fico a aguardar uma resposta de v. Exª

A professora de Biologia, Ana Pedro

Em resposta a 'Ana Paula Pedro'

Re: Pedido de esclarecimento

por Vitor Teodoro -
Cara colega,

em anexo segue o documento "pronto" para ser usado em sala de aula. Na mensagem seguinte envio-lhe o artigo original.

cumprimentos
vdt
Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Pedido de esclarecimento

por Vitor Teodoro -
Texto do artigo orginal, em anexo

Earth’s Annual Global Mean
Energy Budget
J. T. Kiehl and Kevin E. Trenberth
National Center for Atmospheric Research,* Boulder, Colorado
Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Pedido de esclarecimento

por Ana Paula Pedro -

Obrigada, professor!

Foi muito amável 

Ana Pedro

Em resposta a 'Ana Paula Pedro'

Pedido de colaboração para aquisição de microscópio óptico com câmara digital incorporada

por Ana Paula Pedro -

Ex.ª Professores, Vítor Teodoro

e Celeste Calado

Assunto: Pedido de colaboração para aquisição por parte da escola de um microscópio óptico composto com câmara de vídeo digital incorporada

Estimados Professor(a) Vitor Teodoro e/ou Cesleste Calado, na sequência de uma conversa que troquei com o Director da minha escola, a Sec. Dr. Manuel Gomes de Almeida, lembrei-me de recorrer aos vossos inúmeros conhecimentos. A minha escola pretende fazer a aquisição de um microscópio óptico composto com câmara de vídeo digital incorporada. Assim, e porque me recordo que são sabedores de pelo menos uma empresa que faz a venda deste tipo de produto, respeitando o binómio qualidade preço razoável, gostaria, se não fosse muito incómodo, que me indicassem o nome e o contacto dessa(s) empresa (s) , bem como as características mínimas que devo garantir na adquirir deste tipo de equipamento com qualidade, mas a bom preço. A verdade é que já tentei uma possível aquisição junto da Zeiss, empresa que faz a venda destes equipamentos para a Universidade do Porto, mas os preços fornecidos no orçamento mostraram-se demasiadamente elevados para o financiamento de uma escola pública com ensino não universitário.

Grata pela atenção disponibilizada, fico a aguardar uma resposta breve da vossa parte.

Despeço-me com amizade a professora, e formanda:

Ana Paula Pedro

AnaPPedro@gmail.com

Em resposta a 'Ana Paula Pedro'

Re: Pedido de colaboração para aquisição de microscópio óptico com câmara digital incorporada

por Vitor Teodoro -
Olá
veja a proposta em anexo. É a que pretendemos comprar, assim que tivermos verba :(
cumprimentos
vdt

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Pedido de colaboração para aquisição de microscópio óptico com câmara digital incorporada

por Ana Paula Pedro -

Obrigada, professor, mais uma vez, pela sua preciosa colaboração.

Vou analisar e apresentar ao meu director a sugestão que me enviou.

Despeço-me cordialmente:

Ana Pedro