Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

by José Oliveira -
Number of replies: 10
aqui tinha falado do Jumpcut, um editor de vídeo apenas através do browser. Mas ao ler o blog Webtuga encontrei uma sugestão também muito boa. O Mojiti.

logo_slogan.gif

O Mojiti permite personalizar vídeos alojados nos principais servidores de vídeo da Internet. Depois de escolhido o vídeo podemos colocar legendas, anotações, várias formas, imagens, animações,... tudo isto no local desejado. O Mojiti adiciona depois um layer com estas personalizações. Eu já testei, escolhi um vídeo do metacafe e coloquei legendas. Cá fica:
 
Retirado de: http://blog.joseoliveira.net/
In reply to José Oliveira

Re: Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

by Hugo Domingos -
Mais uma excelente sugestão do nosso colega José.

Não conhecia este webware, mas já estive a experimentá-lo e acho-o uma excelente ferramenta para editar vídeos e disponibilizá-los aos alunos, via páginas Moodle.

O vídeo que apresenta é um óptimo exemplo da utilidade deste webware.

Brevemente irei apresentar um tutorial vídeo sobre o seu funcionamento e assim promover a sua utilização pelos professores da nossa comunidade.
In reply to Hugo Domingos

Re: Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

by José Oliveira -

Hoje em dia pode dizer-se que não faltam vídeos na Internet sobre quase tudo. Cabe-nos escolher os adequados ao que pretendemos e depois "personalizá-los". No site da ferramanta há vídeos explicativos do seu funcionamento, mas não encontrei ainda nada em português.

De qualquer forma já pedi aos autores do Mojiti para, numa próxima versão incluirem a possibilidade de colocar anotações audio, ao que me responderam que já está a ser pensado :)

In reply to José Oliveira

Re: Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

by Carlos Portela -

Fiquei entusiasmado com a possibilidade de legendar, de modo simples, certos recursos vídeo disponíveis na Internet. Li a sugestão do José Oliveira e resolvi ir experimentar. Fiquei ainda mais entusiasmado.

Experimentei com um vídeo sobre uma pilha com limões.

 

In reply to Carlos Portela

Re: Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

by José Oliveira -

Olá Carlos,

fico contente por saber que a minha sugestão foi útil e interessante.

Gostei da forma como a aproveitou aqui. É um vídeo bem escolhido, pois o narrador fala pausadamente ajudando na legendagem, uma vez que o mojiti só permite fraccionar o tempo em segundos. Mas talvez daqui por uns tempos se possa colocar outra narração "por cima" com esta ferramenta.

Um vídeo de que gostei bastante e que mostra as várias possibilidades desta ferramenta é este: http://mojiti.com/kan/941/1204 Para além das legendas há ainda um conjunto de outras possibilidades.

 

 

In reply to Carlos Portela

Re: Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

by Hugo Domingos -
O vídeo está óptimo Carlos.
Um sugestão: Poderia disponibilizá-lo na nossa database de vídeos educativos. Acho que os outros professores iriam gostar de utilizá-lo nas suas páginas Moodle, com a tradução em Português.

O importante é disponibilizar o URL onde os restantes professores poderão copiar o html do embed.
Se precisar de ajuda para o fazer, diga-me.


In reply to Hugo Domingos

Re: Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

by Hugo Domingos -
Como tinha anunciado, andei a experimentar o Mojiti e criei um  vídeo no qual faço uma análise a este webware.
O vídeo é uma mistura de tutorial e análise pessoal, o que não implica que cada utilizador tenha a sua própria impressão sobre o Mojiti.




Mais uma vez faço o apelo para a partilha de recursos educativos,  a exemplo do Carlos Portela que colocou 4 vídeos da área da Física e Química legendados em português, utilizando o Mojiti.

  
In reply to Hugo Domingos

Re: Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

by Carlos Portela -

Esta plataforma tem permitido fomentar a diversidade de recursos educativos e modo como os utilizo com os meus alunos.

Tenho legendado (anotado) alguns vídeos com o MOJITI (introduzi as referências na base de dados de vídeos desta plataforma).

Para os poder organizar servi-me da ferramenta que me consumia menos tempo: um blogue. Fica aqui o endereço: http://ensinofisicaquimica.blogspot.com/

Poderá ter alguma utilidade sobretudo para professores de Física e de Química do 3º Ciclo / Ensino Secundário.

In reply to Carlos Portela

Re: Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

by José Oliveira -

Olá Carlos,

parabéns pelo trabalho desenvolvido, estão ali muitas horas de trabalho, que assim partilha com todos nós.

O mojiti tem desenvolvido cada vez mais funcionalidades, como a possibilidade de adicionar som ou até vídeo a outro vídeo. Mais recentemente já é possível ver onde estão "embed" os vídeos ali personalizados.

Reparei também que colaborou inicialmente na tradução da interface do mojiti (  Community translation  ) para português. Já vamos em 45 % traduzido, e seria bom conseguir completar a tradução total para português. Talvez outros colegas queiram colaborar connosco.

 

In reply to José Oliveira

Re: Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

by Carlos Portela -

Olá,

obrigado pelo incentivo.

Fico, obviamente, satisfeito com as reacções positivas ao trabalho que desenvolvo.

Transcrevo uma mensagem de um aluno meu (daquelas mensagens que fazem com que valha a pena o nosso esforço):

"Fascinante! São 23:06 e acabei de vir da rua. Fiquei entusiasmado por ter encontrado uma constelação e a estrela Polar. Nunca tinha feito isto. Agora sei orientar-me de noite. Obrigado professor =D."

A cultura dos alunos é incomensurável com a nossa: não sabemos muitas "coisas" óbvias para eles e eles também desconhecem muita "coisa" que, do nosso ponto de vista, deveriam fazer parte de uma cultura científica básica.

Temos, portanto, muito a aprender no papel de "alunos" (aprendizes) dos nossos alunos e estes também no papel de alunos dos respectivos professores que também são "alunos".

 

In reply to Hugo Domingos

Re: Mojiti - Uma ferramenta para personalizar vídeos

by Hugo Domingos -
Para promover a utilização deste webware pelos restantes utilizadores da nossa comunidade, reuni alguns tutoriais vídeo sobre o Mojiti, numa .

No total, são 5 vídeos que retratam as várias funcionalidades do Mojiti.

Estes tutorias foram criados por  RobinGood (http://www.youtube.com/robingood) um jornalista independente interessado nos novos média.





Esta playlist poderá ser utilizada por professores para ensinar os seus alunos a usarem o Mojiti e desta forma, desenvolver exercícios interessantes com eles.

Os alunos poderão utilizar o Mojiti para adicionar anotações/comentários e animações a um determinado vídeo. Desta forma estão a praticar uma língua estrangeira e a mobilização de conceitos e análise crítica.