Não conhecia este webware, mas já estive a experimentá-lo e acho-o uma excelente ferramenta para editar vídeos e disponibilizá-los aos alunos, via páginas Moodle.
O vídeo que apresenta é um óptimo exemplo da utilidade deste webware.
Brevemente irei apresentar um tutorial vídeo sobre o seu funcionamento e assim promover a sua utilização pelos professores da nossa comunidade.
Hoje em dia pode dizer-se que não faltam vídeos na Internet sobre quase tudo. Cabe-nos escolher os adequados ao que pretendemos e depois "personalizá-los". No site da ferramanta há vídeos explicativos do seu funcionamento, mas não encontrei ainda nada em português.
De qualquer forma já pedi aos autores do Mojiti para, numa próxima versão incluirem a possibilidade de colocar anotações audio, ao que me responderam que já está a ser pensado :)
Fiquei entusiasmado com a possibilidade de legendar, de modo simples, certos recursos vídeo disponíveis na Internet. Li a sugestão do José Oliveira e resolvi ir experimentar. Fiquei ainda mais entusiasmado.
Experimentei com um vídeo sobre uma pilha com limões.
Olá Carlos,
fico contente por saber que a minha sugestão foi útil e interessante.
Gostei da forma como a aproveitou aqui. É um vídeo bem escolhido, pois o narrador fala pausadamente ajudando na legendagem, uma vez que o mojiti só permite fraccionar o tempo em segundos. Mas talvez daqui por uns tempos se possa colocar outra narração "por cima" com esta ferramenta.
Um vídeo de que gostei bastante e que mostra as várias possibilidades desta ferramenta é este: http://mojiti.com/kan/941/1204 Para além das legendas há ainda um conjunto de outras possibilidades.
Um sugestão: Poderia disponibilizá-lo na nossa database de vídeos educativos. Acho que os outros professores iriam gostar de utilizá-lo nas suas páginas Moodle, com a tradução em Português.
O importante é disponibilizar o URL onde os restantes professores poderão copiar o html do embed.
Se precisar de ajuda para o fazer, diga-me.
O vídeo é uma mistura de tutorial e análise pessoal, o que não implica que cada utilizador tenha a sua própria impressão sobre o Mojiti.
Mais uma vez faço o apelo para a partilha de recursos educativos, a exemplo do Carlos Portela que colocou 4 vídeos da área da Física e Química legendados em português, utilizando o Mojiti.
Esta plataforma tem permitido fomentar a diversidade de recursos educativos e modo como os utilizo com os meus alunos.
Tenho legendado (anotado) alguns vídeos com o MOJITI (introduzi as referências na base de dados de vídeos desta plataforma).
Para os poder organizar servi-me da ferramenta que me consumia menos tempo: um blogue. Fica aqui o endereço: http://ensinofisicaquimica.blogspot.com/
Poderá ter alguma utilidade sobretudo para professores de Física e de Química do 3º Ciclo / Ensino Secundário.
Olá Carlos,
parabéns pelo trabalho desenvolvido, estão ali muitas horas de trabalho, que assim partilha com todos nós.
O mojiti tem desenvolvido cada vez mais funcionalidades, como a possibilidade de adicionar som ou até vídeo a outro vídeo. Mais recentemente já é possível ver onde estão "embed" os vídeos ali personalizados.
Reparei também que colaborou inicialmente na tradução da interface do mojiti ( Community translation ) para português. Já vamos em 45 % traduzido, e seria bom conseguir completar a tradução total para português. Talvez outros colegas queiram colaborar connosco.
Olá,
obrigado pelo incentivo.
Fico, obviamente, satisfeito com as reacções positivas ao trabalho que desenvolvo.
Transcrevo uma mensagem de um aluno meu (daquelas mensagens que fazem com que valha a pena o nosso esforço):
"Fascinante! São 23:06 e acabei de vir da rua. Fiquei entusiasmado por ter encontrado uma constelação e a estrela Polar. Nunca tinha feito isto. Agora sei orientar-me de noite. Obrigado professor =D."
A cultura dos alunos é incomensurável com a nossa: não sabemos muitas "coisas" óbvias para eles e eles também desconhecem muita "coisa" que, do nosso ponto de vista, deveriam fazer parte de uma cultura científica básica.
Temos, portanto, muito a aprender no papel de "alunos" (aprendizes) dos nossos alunos e estes também no papel de alunos dos respectivos professores que também são "alunos".
No total, são 5 vídeos que retratam as várias funcionalidades do Mojiti.
Estes tutorias foram criados por RobinGood (http://www.youtube.com/robingood) um jornalista independente interessado nos novos média.
Esta playlist poderá ser utilizada por professores para ensinar os seus alunos a usarem o Mojiti e desta forma, desenvolver exercícios interessantes com eles.
Os alunos poderão utilizar o Mojiti para adicionar anotações/comentários e animações a um determinado vídeo. Desta forma estão a praticar uma língua estrangeira e a mobilização de conceitos e análise crítica.