Se não tens muita experiência em fotografia e possuis uma câmara fotográfica daquelas que só é preciso apertar um botão para registar os teus melhores momentos, aqui vão algumas dicas que poderão fazer diferença na hora do “click”:

Evita fotografar contra a luz, procura uma melhor posição para produzir a foto. Caso não seja possível e não queiras perder o momento, opta pela utilização do flash mesmo fotografando à luz do dia. Podes fotografar directamente contra a luz quando quiseres registar a silhueta de determinado assunto, mas o assunto deve estar exactamente entre ti e a fonte de luz. A luz não pode penetrar pela objectiva da máquina e neste caso o flash não deve ser accionado.


Quando se fotografa pessoas com a luz do sol incidindo directamente sobre os seus rostos, elas tendem a ficar com os olhos quase fechados além de aparecerem sombras muito duras que acabam interferindo negativamente no resultado das fotos. Uma solução seria procurar uma sombra a qual teria a função de difundir a luz suavizando os contornos do assunto a ser fotografado.


Nas fotos nocturnas evita fotografar a longa distancia se o teu flash não for muito potente. Evita também o oposto, nunca fotografes próximo demais, pois o assunto que está em primeiro plano poderá ficar claro demais e o fundo muito escuro. Actualmente as camaras possuem opções que são específicas para vários tipos de situações, vale a pena ler o manual e estar ciente da forma correta para registar determinados momentos.


Quanto ao enquadramento, não existem regras a serem seguidas e sim orientações a partir da experiência de fotógrafos profissionais. Uma delas é não deixar o assunto a ser fotografado exactamente no centro da foto. Imagine a foto cortada em três partes na horizontal e na vertical. O assunto poderia ser colocado nos pontos onde estas linhas se encontram. Se não quiseres ficar a fazer cálculos, simplesmente coloca o assunto no centro e de seguida desloca a camara procurando o enquadramento que seja ideal para ti.


Tira várias fotos do mesmo assunto, fazendo aberturas abertas, fechadas e em posição vertical e horizontal. Isto ajudará muito na hora da montagem do álbum. Principalmente se o mesmo for montado no estilo “Scrapbooking” (álbum decorado).


Nunca peças a uma criança para ficar parada e dar um sorriso. Evita fotos posadas, tenta fotografar momentos mais naturais, expressões diferentes e situações divertidas. Foje do convencional. Arrisca!


Quando tirares fotos de paisagens e locais visitados não tentes aparecer em todas as fotos, o que deves mostrar é a beleza do lugar, os seus costumes e hábitos. As fotos ficarão muito mais interessantes e o teu álbum replecto de novas informações.


Espera pelo melhor momento. Tem paciência e não apertes o disparador da máquina sem necessidade. Analisa tudo que está à tua volta, pois muitas coisas passam pelos os nossos olhos e nem nos damos conta de que elas existem.


Boas fotos!

Última alteração: quarta-feira, 27 de dezembro de 2023 às 14:44