EXPO FCT

Re: EXPO FCT

por Leonardo Alves -
Número de respostas: 0
Olá, Carlos Duarte

O meu curso, ao qual te referes, é o de Oceanologia (Brasil), Biologia Marinha e Pescas (Portugal) ou Especialização em Ciências da Educação (Portugal)?
Em qualquer um dos cursos, há uma componente, nos dias de hoje, não muito recompensadora: baixa remuneração ou enorme dificuldade de saída para o mercado de trabalho, como no caso dos cursos relacionados com a oceanografia, infelizmente. Nesta área de trabalho, embora muito aliciadora e estimulante, ainda são muiiiito reduzidas as saídas profissionais pois, para além das dificuldades impingidas pelo próprio mercado, as oportunidades, quando raramente surgem, são vorazmente disputadas por muitas outras profissões afins, que na maioria das situações levam vantagem, por se tratarem de profissões já firmemente reconhecidas, como nos casos dos veterinários e biólogos, por exemplo.
Sobre a qualidade dos cursos, não posso pôr em causa a sua beleza e qualidade do que se estuda, apenas a sua aplicação prático-profissional. Porém, na actual conjuntura planetária, a tendência é aumentar de forma acentuada a procura de profissionais relacionados com esta área. No mais, joga-se com a capacidade empreendedora e iniciativa individual, factores tão em voga nos dias de hoje.
Caso tenhas interesse por alguma destas áreas, desde já me coloco ao teu dispor naquilo que me for possível ajudar-te.
Boa sorte e Sucesso!

   Leonardo Alves