Ser Professora em Inglaterra

Ser Professora em Inglaterra

por Lurdes Baldé -
Número de respostas: 10
Caros Colegas e Interessados

Chamo-me Lurdes Ribeiro Baldé, tenho 24 anos e de momento sou professora de Ciências numa escola secundária nos arredores de Londres, Inglaterra.

Gostaria de partilhar com vocês a minha experiência aqui no Reino Unido durante os últimos 2 anos. Tenho crescido a aprender não só com os meus colegas Ingleses, bem como com os meus alunos. Acima de tudo estou satisfeita profissionalmente com a oportunidade que me deram no Reino Unido de demonstrar não só na teoria como na prática tudo o que aprendi enquanto pessoa e enquanto estudante da Licenciatura em Ensino de Ciências da Natureza, na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia.

De momento sou professora a full-time e trabalho com 7 turmas, para além de uma direcção de turma (noutros moldes). Ensino General Science ou Ciências gerais (Fisíca, Química e Biologia) do 7º ao 9ºano e Biologia ao 10ºano.

Estarei disponível para todas as questões relativamente ao processo de entrada na carreira de professor em Inglaterra, bem como outras dúvidas. Entretanto aconselho uma visita a este site bastante elucidativo para quem esteja interessado em novos desafios, promovendo uma experiência no estrangeiro enquanto educador/a.


Cumprimentos

Regards

Lurdes Baldé
Em resposta a 'Lurdes Baldé'

Re: Ser Professora em Inglaterra

por Márcia Pedrosa -

Cara Colega

Desde já agradeço a sua disponibilidade em tentar dar resposta a este tipo de questões. Tenho a dizer que é louvável, já que não consigo encontrar ninguém que me esclareça!

Eu sou Márcia Pedrosa e tenho viagem marcada para o Inglaterra em Abril. Gostaria de trabalhar lá como professora, mas ando um bocadinho perdida... Sou Professora do Ensino Básico - Variante de Matemática e Ciências da Natureza, e descobri que o General Teaching Council for England atribui um Qualified Teacher Status para quem pertence à comunidade europeia. O meu problema é que eles me pedem fotocópia da minha certidão e tradução da mesma, tradução essa que me fica por €133,00 no Consulado Britânico (Certificação, tradução e fotocópia autenticada). Soube também que a UK NARIC, concede equivalências traduzidas por €98,00. A minha questão é: será que a única forma de conseguir QTS é através do GTC?

Obrigada!

Márcia Pedrosa

 

Em resposta a 'Márcia Pedrosa'

Re: Ser Professora em Inglaterra

por Lurdes Baldé -

Ola ! A outra forma  de poderes ter um QTS e fazeres um PGCE (post graduate with a certificate in education) equivalente a um estagio profissional durante cerca de 9 meses.

Da uma olhadela ao site de forma a pesquisares mais sobre o PGCE que e uma boa alternativa ate porque precisas de estar por dentro do sistema educativo ingles de forma a te sentires comfortavel a ensinar. Existem algumas diferencas comparando com o nosso sistema.

Se tiveres duvidas contacta-me.

Cumprimentos

Em resposta a 'Márcia Pedrosa'

Re: Ser Professora em Inglaterra

por João Fernandes -
Olá Márcia,

penso que podes fazer tu a tradução e levar ao British Council para certificação, sai mais barato (25 euros). Eu pedi um certificado em inglês na minha faculdade e passaram-me. Já falei com o GTC por causa do NARIC e eles não aceitam equivalências de qualificações por essa via.

Quanto ao QTS via GTC, depois de enviar a documentação exigida em Fevereiro (com certificado de curso de ensino, em que demoraram menos de 1 mês a responder) devolveram-me a papelada a dizer que não era suficiente. Estou a preparar uma resposta com legislação (porque os cursos de ensino em Portugal equivalem ao degree deles + teacher certificate e foi aí que levantaram problemas) depois digo-te aqui qual a resposta deles. Só estou à espera que me indiquem a legislação, para habilitação profissional tem de se falar com o MCTES e não com o ME pelos vistos...

Para obteres o QTS podes seguir a via PGCE como a Lurdes te disse ou o GTP. Consulta a informação desta página, tens essas vias descritas.

Boa sorte com a tua ida para Inglaterra!
J
Em resposta a 'João Fernandes'

Re: Ser Professora em Inglaterra

por Márcia Pedrosa -

Olá João,

obrigada pela tua resposta!

Pois... já previa que o GTC não iria facilitar assim as coisas... Mas então porque é que eles dizem que basta estarmos autorizados a dar aulas num estado membro para podermos obter a qualificação deles? Li isso num manual do GTC! Estou a ver que a minha situação vai ser mais complicada, tirei o curso na Escola Superior de Educação, no Instituto Politécnico do Porto e lá não me dão o certificado em inglês. Com a sorte que tenho, o GTC nem me consideram como professora! LOL

Neste momento não tenho possibilidades de fazer um PGCE... tenho consciência que é a melhor via, mas estou desempregada e é muito complicado...

A via GTP talvez seja a mais viável para mim... não sei. Tenho que me informar se em Southampton o consigo fazer.

Obrigada e boa sorte!

 

Em resposta a 'Márcia Pedrosa'

Re: Ser Professora em Inglaterra

por João Fernandes -
Oi Márcia
de nada. Em relação ao GTC, eles têm de dar a equiparação, agora é uma questão de enviar a informação certa. Como em PT as coisas são diferentes (há habilitação própria e habilitação profissional) podem estar a complicar, o que estranhei uma vez que de certeza que há mais professores de PT por cá que já o fizeram. Sei de agências de professores ingleses que vão recrutar a escolas em Portugal, devem usar esta via também.
Temos de conseguir obter o QTS, assim que o tiver digo-te que papeladas e argumentação enviei.
A via GTP também pode ser uma hipótese, mas tens de conseguir emprego como professora não qualificada primeira numa escola e tens de concorrer através de um EBITT.

Esta sexta há um evento da TDA, o Train to Teach London, vou estar lá com a Lurdes, Joana, Eva e Núria, e vamos tentar obter o máximo de informações possíveis.

Cheers
J
Em resposta a 'João Fernandes'

Re: Ser Professora em Inglaterra

por Zé Santos -
Olá a todos,

Eu dei aulas na Inglaterra em 2003/04. Fui para lá fazer supply teaching no primeiro período e passei a um contrato de 1 Janeiro a 31 Agosto de 2004. Para fazer o supply teaching não precisei de grandes papeladas: levei cv, certificado de habilitações e registo criminal traduzido por uma escola de línguas. Tive de pedir ainda o registo criminal inglês.

Antes de ir, marquei uma série de entrevistas por mail para uma mesma semana. Fui fazer as entrevistas e consegui logo uma escola para um mês (pudera, nenhum inglês quis ficar com ela...). Voltei a Portugal para fazer as malas e pouco depois estava a dar aulas em Inglaterra como supply teacher. Lá, pedi o QTS enviando os documentos que me pediram. Ainda no primeiro período, comecei a concorrer a contratos (dar aulas como supply teacher é horrível...) e consegui um. Julgo que foi essencial para este contrato o facto de ter dado já aulas em várias escolas inglesas, eles telefonaram para as escolas a pedir informações.

Em Janeiro lá fui para a minha escola, enquanto lá estive chegou o meu QTS, e voilá, estava completamente dentro do sistema inglês. No final do ano perguntaram-me se queria renovar, mas eu o que queria era um país com um clima decente por isso voltei...
Em resposta a 'Zé Santos'

Re: Ser Professora em Inglaterra

por João Fernandes -
Olá Zé,
obrigado por partilhares a tua experiência. Estiveste na área de Londres?

O ponto que referes, conseguir um contrato após trabalho noutras escolas, é fundamental, uma vez que o modelo de contratação é muito semelhante a algumas empresas e escolas privadas em Portugal, onde tens de passar por uma entrevista, entregar cartas de referência de escolas por onde passaste e por vezes dar uma aula com o/a head teacher a ver!

O tempo não é o português sem dúvida pensativo

Em relação ao QTS, qual foi o certificado que enviaste? És de ciências? É que com o meu levantaram problemas, disseram-me que era um transcript e pediram-me um degree certificate + teacher training certificate, no meu caso um único documento.

Ab
J
Em resposta a 'João Fernandes'

Re: Ser Professora em Inglaterra

por Zé Santos -
Nunca trabalhei em Londres mesmo, mas andei sempre por perto. Fiz o supply teaching no sudeste: Kent, Ashford e afins; e o contrato que assinei acabou por ser perto de Cambridge.

Quanto aos documentos que enviei, não me recordo ao certo quais foram mas lembro-me de ter mandado traduzir o certificado de licenciatura (em Ensino de Biologia-Geologia) e a relação das cadeiras feitas com as respectivas notas, aí entra o estágio pedagógico, que poderá ter ajudado. Como não pediram mais nada, apenas me enviaram o certificado de QTS pelo correio, não tive de me preocupar muito com isso. Para quem tiver um curso sem estágio integrado poderá ser mais complicado, não sei...

Já agora, aconselho o forum do TES (Times Educational Supplement) para quem quiser aprender mais sobre a vida dos professores na Inglaterra:
http://www.tes.co.uk/section/staffroom/

Boa sorte!
Em resposta a 'Zé Santos'

Re: Ser Professora em Inglaterra

por João Fernandes -
Olá Zé,
também tenho curso de ensino de biogeo pela FCTUNL, acabado em 2005. Mandei-lhes um mail a dizer que tinha um colega (tu embora n tenha referido o nome) que tinha conseguido o qts com o mesmo curso que eu, eles disseram que iam reavaliar. Foquei o estágio na lista de disciplinas.

Acrescentei o teu link no book Ser professor em Inglaterra, na secção Trabalhar em Inglaterra.

Ab
J
Em resposta a 'João Fernandes'

Re: Ser Professora em Inglaterra

por João Fernandes -
Olá a todos,
era só para vos dizer que já consegui o certificado de QTS por equiparação directa ao estatuto de Portugal. Demorou cerca de 4 meses, com uma reclamação pelo meio portanto o processo normal deve demorar por volta dos 2 meses. Quando enviarem a papelada, escrevam também uma carta a dar algumas explicações, do género, "segue na carta certificado de habilitações emitido pela minha universidade", foquem o estágio nas disciplinas discriminadas e digam que envolveu trabalho na escola. Abaixo segue o e-mail que enviei que pelos vistos resolveu o problema de não me considerarem o certificado:

Dear Sir or Madam,

My name is João Fernandes, I am a Portuguese Science teacher and I am trying to obtain the qualified teacher status in England. As referred in the EC1 application form, I sent copies of the required copies and translations of the documents:

1.    Degree certificate
2.    Teacher training qualification certificate
3.    Proof of Nationality
4.    Change of name

As referred in the e-mail sent to you and with a confirmation reply (enclosed qts_email.pdf), in Portugal there is no teacher certificate so it was not included. The change of name document was also not required in my case.

In your 04 March 2008 letter, you state that you were unable to award QTS due to insufficient documents:

1.    A copy of your degree certificate and translation
2.    A copy of your teacher training qualification and translation
3.    You will  also need to complete part 1 of the EC1 application form as we need you date of birth

You also declared that I provided a transcript of my degree only (enclosed: jpsf_cert_lecn_eng.pdf and jpsf_cert_pt.pdf) and not a certificate and sent me back all the documents and the EC1 application form.
 
I disagree with your assessment of the documents, as these are copies of the degree certificate and an official translation (with extra data for abroad institutions understanding and according to the ECTS system), by the awarding institution, Universidade Nova de Lisboa (the headers are a confirmation of this, “Certificate” and “Certidão”, in Portuguese, by this University). I also insist in the fact that in Portugal, the teacher certification is obtained with a specific 5 years degree for teaching (Licenciado, equivalent to Bsc + MEd, and 299.5 ECTS) so the documents referred in points 1 and 2 overlap and are only the ones that I provided. You can see the course unit Pedagogic Traineeship, worth 60 ECTS, in the certificate I sent you, which lasted one year.

My degree gives teacher qualification in the subjects of the portuguese national curriculum of Natural Sciences, Biology, Geology and “Biology and Geology” for the years 7 to 12 (in Eurydice/Eurybase – same in the UK for KS3 and 4 + post compulsory education until the equivalent of year 12, inclusive, ISCED 2 + ISCED 3, retrieved from http://www.eurydice.org/ressources/eurydice/eurybase/pdf/0_integral/PT_EN.pdf ).
 
With all this stated, what should I do next?

I talked with a colleague of mine in Portugal that requested the QTS with the same kind of certificate and degree (not the same university) and obtained it without problems 3 years ago. Has anything changed since then?

I would like to suggest to the GTC for England to provide examples of documents and applications for several countries, to facilitate the application of international teachers. And of course, an online application form.

Best regards,

João Fernandes