Como vou iniciar o tema "Actividade vulcânica e sísmica", com quatro turmas de 7º ano, gostaria de saber como devo proceder para construir uma comunidade de prática que os inclua a todos?
Colega,
Não vou entrar em pormenores mas, talvez criando uma metadisciplina que englobe todas as turmas dos 7º anos.
Cumprimentos
Olá Leonardo,
A sugestão do Artur é bastante útil! Pode criar uma meta-disciplina para a "Actividade vulcânica e sísmica", onde disponibiliza todos os conteúdos e cria mais 4 páginas para cada turma, as quais estão associadas à meta-disciplina. A vantagem desta escolha é que cada aluno que se inscreva nas 4 páginas "filhas" fica automaticamente inscrito na meta-disciplina. Em cada página-filha poderá elaborar actividades específicas a cada turma.
No caso de querer dinamizar a interacção entre turmas, poderá criar 1 página com grupos. Todos os alunos das 4 turmas são inscritos numa única página e depois sub-divididos em grupos. As actividades são comuns (embora possa seleccionar quais ficarão visíveis a cada grupo). A vantagem desta escolha é que todos os alunos ficam inscritos na mesma página e a interacção poderá ser mais efectiva.
A sugestão do Artur é bastante útil! Pode criar uma meta-disciplina para a "Actividade vulcânica e sísmica", onde disponibiliza todos os conteúdos e cria mais 4 páginas para cada turma, as quais estão associadas à meta-disciplina. A vantagem desta escolha é que cada aluno que se inscreva nas 4 páginas "filhas" fica automaticamente inscrito na meta-disciplina. Em cada página-filha poderá elaborar actividades específicas a cada turma.
No caso de querer dinamizar a interacção entre turmas, poderá criar 1 página com grupos. Todos os alunos das 4 turmas são inscritos numa única página e depois sub-divididos em grupos. As actividades são comuns (embora possa seleccionar quais ficarão visíveis a cada grupo). A vantagem desta escolha é que todos os alunos ficam inscritos na mesma página e a interacção poderá ser mais efectiva.
Obrigado, Hugo,
Achei a tua ideia interessante. Quando referes criar quatro páginas, referes-te a uma página na internet? No Moodle? Acho que com a ajuda dos colegas desta comunidade poderei chegar lá, porém, não possuo competências suficientes para criar páginas na net e desde que fiz a acção de formação sobre o Moodle, nunca mais trabalhei com mesmo. Talvez possa ser apoiado por ti e por todos os demais caso queira experimentar fazer o que sugeres.
O que fiz com três das quatro turmas, foi disponibilizar uma ficha de trabalho de investigação sobre o tema, por mim elaborada e enviada para o meu correio electrónico, o qual, após abrí-lo em cada portátil de cada par de alunos, foi e continuará a ser respondido pelos alunos que o guardaram numa pasta devidamente identificada, para voltarem a trabalhar numa próxima aula.
Espero que consiga enviar para o fórum o documento (ficha de trabalho) por mim elaborado.
Leonardo
Achei a tua ideia interessante. Quando referes criar quatro páginas, referes-te a uma página na internet? No Moodle? Acho que com a ajuda dos colegas desta comunidade poderei chegar lá, porém, não possuo competências suficientes para criar páginas na net e desde que fiz a acção de formação sobre o Moodle, nunca mais trabalhei com mesmo. Talvez possa ser apoiado por ti e por todos os demais caso queira experimentar fazer o que sugeres.
O que fiz com três das quatro turmas, foi disponibilizar uma ficha de trabalho de investigação sobre o tema, por mim elaborada e enviada para o meu correio electrónico, o qual, após abrí-lo em cada portátil de cada par de alunos, foi e continuará a ser respondido pelos alunos que o guardaram numa pasta devidamente identificada, para voltarem a trabalhar numa próxima aula.
Espero que consiga enviar para o fórum o documento (ficha de trabalho) por mim elaborado.
Leonardo
Olá Leonardo,
Desculpa a demora na resposta, mas andamos extremamente ocupados, na FCT, com novos projectos e serviços. Desculpa.
Para o teu caso, a melhor solução seja a criação de uma única página Moodle, com os alunos da 4 turmas organizados por grupos.
Como poderás organizar os alunos por grupos:
1. Inscreve ou pede aos alunos para se inscreverem na página.
2. Acede ao modo "grupos" disponível no bloco de administração da página.
3. Cria 4 grupos (uma para cada turma) e depois migra cada aluno para o respectivo grupo.
Após o processo de criação de grupos, cria um fórum específico para cada grupo, para a recepção e comentários às fichas dos alunos.
No teu caso terás que criar 4 fóruns e na definição de cada um, seleccionas a que grupo atribuir a exclusividade de cada fórum.
Testa esta solução.
Desculpa a demora na resposta, mas andamos extremamente ocupados, na FCT, com novos projectos e serviços. Desculpa.
Para o teu caso, a melhor solução seja a criação de uma única página Moodle, com os alunos da 4 turmas organizados por grupos.
Como poderás organizar os alunos por grupos:
1. Inscreve ou pede aos alunos para se inscreverem na página.
2. Acede ao modo "grupos" disponível no bloco de administração da página.
3. Cria 4 grupos (uma para cada turma) e depois migra cada aluno para o respectivo grupo.
Após o processo de criação de grupos, cria um fórum específico para cada grupo, para a recepção e comentários às fichas dos alunos.
No teu caso terás que criar 4 fóruns e na definição de cada um, seleccionas a que grupo atribuir a exclusividade de cada fórum.
Testa esta solução.