Ao visitar o website do Clipmarks encontrará uma comunidade de utilizadores que partilham clips que basicamente são as melhores partes de um determinado site, filtrando assim , a informação que realmente lhe interessa.
Cada Clip criado poderá ser inserido em páginas web, blogs e em actividades Moodle através de código html, à semelhança do que é disponibilizado pelos vídeos do YouTube.
O Ciência na Escola tem como um dos seus objectivos a promoção de Tecnologias Educativas que promovam a partilha de informação por professores e por alunos. O Clipmarks é um óptimo exemplo de uma aplicação web 2.0 que se insere neste contexto. Mas serão as aplicações web2.0 úteis para a Educação?

Por que não usar web 2.0 e redes sociais no ensino?
Recentemente um consultor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Seely Brown, comentou em entrevista sobre a falta de investimento das escolas e universidades de todo o mundo na elaboração de projectos educacionais que utilizem recursos de web 2.0.
O aluno pode se tornar um agente pensante que veja nessas ferramentas a oportunidade ideal, estimulado pela possibilidade de formar e trocar conhecimentos
A princípio essa metodologia dever ser inserida gradualmente, com uma mescla de actividades em sala e em ambiente virtual. Seria válido o professor dar uma aula sobre o conceito, as ferramentas e os objectivos e trazer aos poucos, posteriormente, em cada aula, o estímulo ao uso da tecnologia.
Professores têm a possibilidade de utilizar os recursos web 2.0 também para seu controle de aulas, através de ferramentas online que ajudam o trabalho do profissional de ensino.
Temos as ferramentas, só falta usar.
Vejo neste webware algumas potencialidades educativas, pois obriga os alunos a serem mais rigorosos na pesquisa e selecção de informação devido à limitação de caracteres. Como é facilmente integrado pelo Moodle, poderão ser desenvolvidas várias actividades associadas a diferentes disciplinas.
Por fim, deixo-vos com um vídeo que aprofunda um pouco mais a utilização deste webware e a sua integração no Moodle.