Guião de actividade de laboratório- BIOLOGIA

Guião de actividade de laboratório- BIOLOGIA

por Maria Helena Ribeiro -
Número de respostas: 5

Caros Formadores e Colegas

Envio trabalho solicitado

Cumprimentos

Helena Ribeiro

Em resposta a 'Maria Helena Ribeiro'

Re: Guião de actividade de laboratório- BIOLOGIA

por celeste calado -

Olá Helena

O seu guião é interessante, sugeria no entanto, que em vez de dar aos alunos a listagem de material lhes desse apenas a tabela com as imagens e fossem eles a preencher a coluna ao lado com os nomes e as quantidades, o que acha?!

Também relativamente ao procedimento umas imagens poderiam facilitar o trabalho no sentido de fazer chegar o aluno ao objectivo pretendido.

Gostei particularmente da lista de verificação que torna o aluno mais responsável pelo trabalho, e que é tantas vezes esquecida.

Obrigada, continuação de bom trabalho.

Cump,

Celeste Calado

Em resposta a 'celeste calado'

Re: Guião de actividade de laboratório- BIOLOGIA

por Maria Helena Ribeiro -

Bom dia  Celeste
Como pedi aos alunos para serem eles a elaborarem o procedimento experimental, pareceu-me que a listagem do material deveria ser fornecida totalmente preenchida.
Testei com um aluno que não se importou de servir de "cobaia" que não teve qualquer problema na elaboração do protocolo, a não ser no último passo.Os alunos nesta altura já elaboraram outras actividades em que foi testada a osmose em cél vegetais e cujos procedimentos são um pouco semelhantes.Parece-me que o papel do professor em fazê-los chegar a um resultado é de suma importância.
Terei no entanto em conta a sua recomendação.Ontem à noite através da plataforma enviei-lhe um mail que não sei se recebeu. Gostaria igualmente de saber se pretende que a reformulação seja enviada para o moodle

Cumprimentos
Helena
PS: Não sei porquê mas do 1º conjunto de figuras desapareceu a água destilada.

 

Em resposta a 'Maria Helena Ribeiro'

Re: Guião de actividade de laboratório- BIOLOGIA

por celeste calado -

Olá Helena

Tudo o que coloca no fórum, eu recebo directamente no meu email, portanto nada se perde sorriso

Relativamente à reformulação do guião deve colocá~la no fòrum, mas no mesmo tópico para ficar tudo junto.

Obrigada, abraço

Celeste Calado

Em resposta a 'celeste calado'

Re: Guião de actividade de laboratório- BIOLOGIA

por Maria Helena Ribeiro -

Caros formadores

Peço imensa desculpa pela ousadia, mas estranho que sempre que os guiões se afastam ligeiramente do guião proposto pelo Prof Victor, necessitem de ser todos reformulados. Parece-me que existiem guiões muto bem conseguidos sem estarem exactamente dentro dos parametros do guião modelo. Ou pretendem-se  guiões formatados para um único modelo? Onde está a criatividade dos formandos?

Cumprimentos

Helena Ribeiro

Em resposta a 'Maria Helena Ribeiro'

Re: Guião de actividade de laboratório- BIOLOGIA

por Vitor Teodoro -
Cara Helena

É capaz de ter razão... mas..

A ideia é manter algumas características comuns, nomeadamente :
  1. respostas esperadas escritas no "papel de aluno"
  2. documentação visual e com resultados das actividades
  3. ênfase no trabalho reflexivo do aluno em vez de uma simples lista prescritiva

Estas características permitem a criatividade de todos, mantendo alguns aspectos comuns.

Que acham?