Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

by Celina Lajoso -
Number of replies: 0

Olá a todos,

Há dias li o comentário que a Cristina deixou recentemente, e o facto de estarmos a desenvolver um wiki sobre políticas educativas no que diz respeito às tecnologias, fez com que percebesse que por vezes criticamos, mas como não estamos do "lado de lá" (gestão), a nossa tarefa é bem mais fácil.

Apesar de algumas dificuldades que existem na escola onde trabalho, sei que os órgãos de gestão estão sensibilizados para a importância das TIC, caso contrário, não existiria muita coisa na escola (equipamento). Aliás... dias depois de ter deixado aqui o meu post, qual não é o meu espanto quando vejo novos projectores e portáteis na escola para poderem ser requisitados para as aulas. Os projectores são excelentes (pequenos, leves e com uma qualidade de imagem mesmo muito boa) e os portáteis, apesar de serem só 3, vão dar imenso jeito a muita gente!

No caso da escola onde trabalho, o principal problema reside no apoio técnico prestado na manutenção dos equipamentos existentes, e esta tarefa não é de nenhum dos órgãos de gestão nem de nenhum elemento da equipa TIC (que é fantástica e tem feito um esforço enorme nestes últimos anos por melhorar o desempenho dos professores com as TIC).

Percebo o esforço que os órgãos de gestão de escolas têm feito no sentido de as apetrechar de equipamentos que melhorem as condições de trabalho dos docentes e não podemos culpabilizá-los por tudo o que corre menos bem. (Lembrem-se do caso da Cristina, que apetrechou a escola com Quadros Interactivos... no entanto... poucas vezes os utilizam.) Também não nos devemos esquecer dos orçamentos… o dinheiro é um bem escasso e nas escolas existem imensas fontes de despesa… alimentação,alunos, material…

Bom trabalho.