Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Vitor Teodoro -
Número de respostas: 29
Para começarmos este Fórum gostaria que cada um contasse uma pequena "estória" da sua escola/local de trabalho... no que diz respeito à utilização das tecnologias da informação...
Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Ricardo Padrão -

Está é a historia duma pequena e jovem escola, perdida entre o mar e a serra, onde o verde perdura.

Pois é, a Escola Básica da Fajã da Ovelha, mais propriamente EB123/PE Prof. Francisco Manuel Santana Barreto, localizada no concelho da Calheta, freguesia da Fajã da Ovelha.

Englobando o pré-escolar, e 1º, 2º e 2º ciclos e mais alguém à noite….

No que diz respeito a utilização das TIC (poderá não ser o melhor!!) mas à custa de muito “forcing” directa ou indirectamente, a comunidade vai utilizando as tecnologias de informação…

isto é mais ou menos o que fazemos, eu como coordenador TIC e da equipa TIC,

· Requisição de recursos online, através da plataforma GATo (Docentes)

· Utilização da Plataforma Moodle (Alunos e Docentes)

· Utilização de uma plataforma para avaliação intercalar (Docentes, alunos e pais)

· Office live (Avaliação 1º Ciclo)

· Gestão de Reunião, através de agenda Gmail

· Preferência à comunicação por email

· Sessões de esclarecimento sobre diversas ferramentas implementadas na escola

· Formação sobre recursos TIC, (docentes e funcinarios)

· Apoio às aulas curricular (par pedagogico) no 1º ciclo

· Áreas projectos (funcionam em sala TIC) (8º e 9º anos)

· Apois à comunidades para realização de trabalhos, pesquisas etc ((alunos e docentes e outros).

· Informatização documental (eco-escola).

· Participação no projecto Quadros Interactivos da Região (inicio este ano lectivo)

e se calhar ainda me esqueci de alguma coisa…

Até breve.

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Márcia Santos -
Tive o privilégio de vir trabalhar para uma escola pioneira em termos de utilização das Tecnologias. No Externato da Apresentação de Maria todos os alunos têm um tempo semanal de Informática desde os anos 90. Ao longo dos anos a mesma sala tem tido actualizações de hardware e software e uma grande tentativa de interdisciplinaridade, nem sempre fácil, pois acabam por ser os professores de TIC a propor actividades no âmbito de outras disciplinas.
Actualmente todas as salas de aula dispõem de um Quadro Interactivo e todos os professores tiveram formação para os utilizar. Apesar de alguns problemas técnicos todos têm leccionado com recurso à nova ferramenta.
Tudo isto foi possível graças à visão inovadora e ao esforço da Direcção.


Em resposta a 'Márcia Santos'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Fátima Tomé -

Boa tarde a todos,

vou contar também a minha pequenina história acerca do contacto coma as novas tecnologias na minha escola, Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, em S. Vicente.

Toda a parte de informática é da responsabilidade do CTI da escola, eles criaram um site, nós utilizamo-lo para trocar correspondência via email e para publicarmos algo que queiramos dar a conhecer a toda a comunidade educativa.

Para além disso podemos dar aulas usando as novas tecnologias pois existem 2 salas equipadas com computadores nos quais é possível utilizar internet.

A minha experiência é reduzida, pois eu de vez em quando projecto filmes acerca da temática que estou a lecionar em Matemática. Filmes esses que retiro do youtube. E troco emails com os alunos acerca de dúvidas que eles possuem, por vezes também utilizo o msn.

Bjs

Fátima Tomé

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Angela Santos -

Boa tarde!

No que diz respeito à utilização das TIC na minha escola, EB do Porto da Cruz:

- esta dispõe de duas salas com quadro interactivo;

- dispõe também de duas salas e um laboratório móvel equipados com computadores;

- em geral, a correspondência é recebida/enviada via email;

- tem um blog cuja actualização é da responsabilidade do Coordenador TIC;

- alguns docentes tiveram, no ano transacto, formação em quadros interactivos;

- tem uma página própria (que se encontra desactualizada);

- a requisição dos materiais informáticos é ainda efectuada em papel;

- alguns clubes/projectos têm a sua própria web page/blog;

- dispõe de wireless (pode ser acedido na maioria das salas de aulas);

- a maioria dos docentes utilizam as TIC na sala de aula.

Saudações,

Ângela Santos

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Sara Mota -

Olá a todos. :)

Como sabem, eu não sou professora. Tabalho na Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação (DREER), na Dividão de Acessibilidade e Adaptação das Tecnologias de Informação e Comunicação (DAATIC, anteriormente DANTIC) [Acho que o nome já diz quase tudo]:

http://www.madeira-edu.pt/dreer/Serviços/DSIPEE/DAATIC/tabid/852/language/pt-PT/Default.aspx

Podem, no link que aqui deixo, descobrir mais um pouco sobre o fantástico lugar onde trabalho, sobre a fabulosa equipa que compõe esta divisão, sobre a população especial que procuramos, todos os dias, ajudar (recorrendo às TIC e às Tecnologias de Apoio [actualmente Produtos de Apoio]), sobre as formas que utilizamos para dar qualidade de vida a quem, aparentemente, não a tem, entre outras coisas.

(Ver principalmente a MISSÃO e as ACTIVIDADES)

Divirtam-se a descobrir a DAATIC.

Tanto, como nós nos divertimos nela. ;)

Bom trabalho a todos.

*SIAMota*

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por delia freitas -

Olá a todos

Na minha escola (EB Porto da Cruz), onde lecciono há 4 anos, tal como a colega Ângela referiu (pois leccionamos na mesma escola) tem duas salas com quadro interactivo (que é pouco utilizado pelos colegas), possui também duas salas providas com computadores e ainda um laboratório móvel. A Biblioteca possui  igualmente um espaço que está equipado com computadores ( sendo um local muito procurado pelos  discentes para realizar trabalhos, pesquisas, jogos, etc ).

O coordenador de TIC é o responsável pela actualização  do blog da escola, onde os docentes provêem material e notícias dos eventos relevantes realizados na escola para dar conhecer a toda  a comunidade educativa (e não só) como, por exemplo, visitas de estudo, actividades desenvolvidas pelos diferentes grupos disciplinares, pelos clubes e projectos existentes na escola, etc.

A correspondência é enviada aos professores para o seu correio electrónico. E o sistema de colocação de faltas e as notas dos discentes é feito através de uma plataforma (Place). Quase todas as salas de aula são abrangidas pelo  sistema wireless. E a grande maioria dos docentes tal como eu usam regularmente as TIC na sala de aula. Sendo a requisição de todos os equipamentos utilizados  pelos docentes feita manualmente.

Pessoalmente, utilizo as TIC nas minhas aulas nomeadamente para mostrar filmes aos alunos, apresentação da matéria em powerpoint e para a realização de actividades lúdicas, etc. Os trabalhos dos meus alunos são me enviados por e-mail e normalmente costumo incentivá-los para o uso das TIC na apresentação de trabalhos.

Continuação de uma boa semana de trabalho

Bjs, Délia

 

Em resposta a 'delia freitas'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Jose Martins -

Olá a todos!

Eu trabalho como Educador de Infãncia na EB1/PE de São Paulo desde 11/11/2002.

Quando lá cheguei a escola possuia uma sala de informática com 10 computadores, pentium III a 500mHZ. Todos os computadores tinham ligação à internet só que na maioria das vezes não funcionava. Os discos não tinham mais de 3Gb, funcionavam com o Windows 98, tinham o Windows Media Player, só havia um processado de texto (o word 97) e era "pirateado" em metade dos computadores (pois não haviam licenças para mais), a drive só lia cds, e a drive de disquetes só funcionava de vez em quando. Os pc´s não tinham firewall nem antivirus.

Também disponha de uma máquina fotográfica de rolo, 2 rádios, uma mediateca com uma televisão, um video e um projetor avariado de slides ( que funcionava de vez em quando).

Na secretaria havia um pc e uma fotocopiadora. A escola tinha telefone. escola. O professor que lecionava informática (a escola já era a Tempo Inteiro) fazia poucas atividades TIC com os alunos porque também não dava para muito mais e, porque também lecionava expressão plástica, inglês... Os professores das Áreas Curriculares não utilizavam a sala de Informática e não levavam o laptop para a escola. Lá imprimiam uns textos e uns títulos para cartazes de "quando em vez".

Eu jáá utlizava o laptop na minha sala para os "míudos" verem uns vídeos, jogarem uns "joguitos", fazia algumas apresentação em ppt de histórias...

Em 2003, o diretor da escola frequentou algumas formações e ficou mais sensibilizado para a utilização das TIC. Adquirimos então uma máquina fotográfica digital (Creative X de 1,3 MP), arranjámos a máquina de slides, alugámos na Delegação Escolar um retroprojetor de acetatos e requisitávamos, sempre que possivel o Data-show. O professor TIC criou então um site da escola (no frontpage) onde colocava lá algumas informações de atividades, festas, horários, caraterização da escola... O jornal da escola passou a ser feito no Word pelo professor TIC. Os professores das Áreas Curriculares já tinham laptop mas continuavam a utilizá-lo muito pouco nas salas de aula....

Em 2004, assumi o cargo de CTIC e tentei implementar uma revolução TIC na minha escola. Apresentei um projeto à escola mas a comunidade docente não viu com muito bons olhos esse projeto, sobretudo vindo de um Educador de Infância (infelizmente era considerado inferior...!!!!!!). Como alegaram que eu não poderia dar TIC (apesar de dominar as TIC e as utlizar com muita frequência na minha prática letiva) acabei por alterar bastante o projeto. Fiquei então responsável para ir às reuniões CTIC da RAM. Fiquei frustrado porque tentei alertar as consciências dos meus "companheiros de luta" para o boom que as TIc já tinham dado...

Em 2005, a direção da escola mudou e a visão sobre as TIC também mudou um pouco. Passou a existir uma equipa TIC, o parque informático recebeu uma multifunções (Lexmark)... Bati o pé e o meu papel como CTIC foi mais relevante... Passei a fazer algumas acções de formação em TIC (word, windows Media Player, Powerpoint, email...). A escola passa a ter um email. O site da escola sofre uma remodulação profunda e as TIc acabam por respirar um bocadinho mais...

De 2005 a 2009, fico como CTIC. A sala do pré-escolar passa a ter um site/blogue na web,  a turma dos 3.º e 4.º Anos criam um blogue da língua portuguesa e um blogue da Matemática (ainda hoje existe o blogue da Matemática que está em remodelação). O jornal da escola fica a ser coordenado por mim e recebe "honras de visibilidade na net". O site da escola recebe algumas atualizações... Alguns elementos da equipa TIc é que não ajudaram muito pois continuavam a achar que as TIC não eram relevantes no progresso escolar dos "miúdos".

Em 2008, criei uma Comunidade "Ticmanias" para apoiar os professores da escola na correta utilização das TIc em contexto de sala de aula. Também apoiei a Animadora de Biblioteca e criámos o blogue Galeria da Fantasia. Apoiei também a professora de inglês e criámos o blogue "English is FUN"...

O parque informático recebeu 12 computadores novos (Pentium 4 2.0, 1.5 gb DDR ram, 17 inch LCD + XP). Como só deram 2 licenças OFFICe, instalei o Office 2003 pirateado em alguns pc´s e instalei também o oppen office. Os pc´s passaram a ter firewall, antivirus AVG, os discos já possuem 160 GB, já existe drive para ler DVD´s, os pcs passam a possuir 3 entradas USB e a escola adquire uma pen-drive de 2GB. Os professores das Curriculares passam a frequentar mais, com os seus alunos, a sala de informática. A escola recebe um router sem fios com 12 antenas que são instaladas nos pcs e passámos a possuir rede sem fios em quase toda a escola (exceto na minha sala, curioso!!!). Em Março de 2009, recebemos um quadro interativo Clausus oferecido conjuntamente com um Data-show, pela JF da Ribeira Brava.

Este ano letivo, deixei de ser CTIC e a professora de Informática passa a assumir esta pasta. Com a chegada de novas orientações TIC das DSTE (devido ao Plano Tecnológico da Educação), a equipa TIC que está formada vai ter que trabalhar "TICtamente" bem mais do que até então. Vou continuar a promover ações de formação em TIC e em Web 2.0. Já temos 2 máquinas digitais de 8MP e quase todos os professores também já compraram uma e todos os professores da escola tem computador portátil.

Esta pequena história conta muita coisa TIC que se passou na minha escola!

Saudações TICmanias!!!

Até breve!

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Sandra Pinto -

Boa noite,

Eu trabalho em Câmara de Lobos na Lourencinha. Como só fui para esta escola este ano ainda estou a "explorar" o que se passa por lá em relação as TIC...

Este ano, no 1º Ciclo os alunos têm uma hora de TIC nas curriculares. Eu estou com o 2º Ano e na primeira aula o Prof. TIC pediu aos alunos para na aula seguinte trazerem o "famoso" Magalhães. São 19 alunos e todos têm Magalhães que na maior parte dos casos foi oferecido,isto  porque a maioria dos alunos têm escalão 1.

Na aula seguinte, só metade apareceu com os Magalhães. Isto porque:

- Dois alunos tinham destruído o Magalhães nas férias;

- Três não podiam trazer porque o pai ou a mãe precisavam dele;

- Uma, que lá em casa tinham recebido 4 Magalhães grátis pois são 4 filhos com o escalão 1, decidiram vender 3;

- Os outros os pais não deixam levar para a escola...

Dá que pensar...

SPinto

Em resposta a 'Sandra Pinto'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por damiao moreira -
Olá, Professor Vítor e turma

Assim como a Sandra também eu trabalho em Câmara de Lobos, na eb2/3 da Torre já faz 8 anos consecutivos! Começa a ser dose, passo a expressão.

1ª história - um pouco longa!:

Política e ou atitude da Escola face aos computadores e ao Plano TIC

Há cerca de 2/3 anos atrás ( já não me recordo bem!) nas horas de Tempo no Estabelecimento (T.E) desenvolvi um plano de formação para os professores intitulada "gestão e manutenção de PC's em contexto educativo- via software", formação acreditada pela Secretaria Regional de Educação da RAM (S.R.E.R.A.M) em que a sua justificação (da formação) se baseava na falta de política concertada.

Aqui fica a transcrição:

"Os computadores da escola, que estão ao dispor dos professores e alunos para investigação/aprendizagem e realização/produção de trabalhos inerentes à prática lectiva, apresentam sistematicamente um elevado nível de problemas-padrão, causados pela má gestão e manutenção dos mesmos, e também pelo facto de que o fluxo de utilizadores que estas máquinas suportam diariamente, exigir também, como é óbvio, tarefas de manutenção exigentes e sistemáticas. Como tal, conclui-se que não existe ainda a consciencialização da importância de criar uma política de gestão e manutenção de computadores ou/e um número suficientemente massivo de professores/ utilizadores dotados com competências informáticas neste domínio do sistema operativo do computador e das suas respectivas aplicações para responder às necessidades do “utilizador final”. Deseja-se, por isso, uma manutenção mais eficaz e adequada, de forma a garantir a fiabilidade e performance dos computadores disponíveis na escola. Estes problemas também causam regularmente situações imprevistas no plano de aula quando o recurso às TIC é a base e o instrumento de trabalho das actividades propostas, no processo de ensino-aprendizagem. Consequentemente, o trabalho do professor e do aluno (utilizadores) revela-se, mais uma vez, muito pouco eficaz e fiável."

Este curso de formação iniciou-se após o final do ano lectivo, para não haver "desculpas para não ir" mas o que é facto é que só tive 4 formandos! e 2 destes em regime de "part-time" - o que concluir deste facto?

Passados 3 anos os PC's estão piores do que nunca, os professores desesperam a todo o tempo, é uma grande sorte não apanhar nenhuma "vírose" ao introduzir as PENDRIVES USB! para além de que os computadores nunca viram um pano de limpeza passar-lhes por cima, como que "acarinha-los um pouco" e para ninguém "apanhar uma doença" - só visto!

Na biblioteca da Escola existem computadores com sistema operativo MAC v.9. Estes computadores nunca foram usados por "falta de um cabo" - justificação dada por um dos elementos do Conselho Executivo aquando da minha questionação: "porque é que não se utilizam estes computadores ou porque não os "dispensam para as salas de E.V.T.?"- ainda hoje estou para perceber qual cabo ou outro problema será! - Falta de formação? ou outra coisa qualquer!

Cumprimentos,

Damião

Em resposta a 'damiao moreira'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Cristina Oliveira -

Bom dia, a todos!

Reflecti muito antes de escrever, porém quando leio afirmações que considero demasiado "individualistas", transmitindo uma única perspectiva, ainda por cima negativa...deixam-me incrédula!?

Posso precisar que entre os anos lectivos 2004/2006, dei formação nessa escola a uma turma de currículos alternativos - curso de informática, leccionei módulos de word, publisher, powerpoint,...ofereci também aos docentes duas formações em powerpoint.

Por esse motivo falo com conhecimento de causa e sim, também passei por entraves...mas que foram suplantados.

Penso que um dos grandes obstáculos ao desenvolvimento das escolas é precisamente os professores desanimarem e culpabilizarem as políticas educativas. Se defendessemos mais quem nos paga, se tivéssemos uma perspectiva de ultrapassar barreiras, analisar as circunstâncias que levaram à fraca adesão de docentes numa formação...talvez...

Aconselho todos os docentes a passarem pela experiência de gerir uma escola e sim na sua maioria os professores são polivalentes, dinâmicos, trabalhadores, educadores, formadores, psicólogos, tutores...o que me deixa muito orgulhosa!

Cristina Oliveira

ps: os Mac já estavam nas prateleiras da biblioteca, mas o laboratório móvel funcionava lindamente!

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Mayra Brunilda Gonçalves Oliveira Pestana -

A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco possui uma sala de audiovisuais onde existem projectores, portáteis, etc. Também existe um laboratório móvel de informática e duas salas, que neste ano lectivo, estão equipadas com quadros interactivos de diferentes marcas (o que desmotivou a grande maioria dos professores da escola para a sua utilização devido a que o software de um quadro não seja compatível com o outro), também a empresa que forneceu os quadros disponibilizou-se para dar uma formação de cinco horas por “apenas” 500 euros para familiarizar os professores com esta tecnológica, o que “animou” ainda mais os docentes para a utilização dos quadros interactivos.

A escola dispõe também de salas de informática que são muito utilizadas pelos professores de TIC e outras disciplinas.

A página Web da escola é da responsabilidade do coordenador de TIC.

Mayra Pestana

Em resposta a 'Mayra Brunilda Gonçalves Oliveira Pestana'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Paulo Silva -

Boa noite professor e colegas,

Enquanto professor de Português e Francês na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira posso dizer que a utilização das TIC na minha escola é reduzida, mas devido a uma falta de condições e equipamentos, como vou passar a exemplificar.

 Na verdade, é talvez das únicas escolas da RAM (Região Autónoma da Madeira) que não possui quadros interactivos. Os computadores só existem em três salas de Informática, no entanto, nem sequer há um computador por aluno….e faltam teclas nalguns computadores.

Quanto à internet, e pela conversa que mantenho com os professores de TIC bem como por aquilo que verifico quando utilizo as salas, existem muitas falhas, chega-se ao ponto de, por vezes, os colegas de TIC não terem condições para dar aulas, visto não terem ligação à Internet. Este ano chegou finalmente a Internet com Fibra à nossa escola, espero que seja uma forma de revitalizar o uso das TIC. A internet só está infelizmente disponível nas três salas de Informática e noutra sala de aulas, o que acaba por condicionar o seu uso pelos professores.

Quanto a mim, sempre que necessito, utilizo o projector multimédia para apresentações de trabalhos em PowerPoint, visualização de vídeos, realização de exercícios pedagógicos…etc, no entanto, tenho que utilizar o meu portátil visto só haver um na escola disponível e estar quase sempre ocupado, com a agravante de só haver três projectores multimédia na escola, o que faz com que não possa utilizar o projector quando queira, devendo por vezes, requisitá-lo com semanas de antecedência…

Com tudo isto, não quero criticar a escola onde exerço funções, apenas demonstrar as limitações que infelizmente ainda existem nalgumas escolas…Não perco a esperança de um dia ver a “minha escola” com computadores, internet, projector multimédia e quadro interactivo em todas as salas….isto é, à semelhança, do que deveria acontecer em qualquer escola da denominada Sociedade da Informação.

Saudações,

Paulo Silva.

Em resposta a 'Paulo Silva'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Rodolfo Pinto -
Boa noite.

A escola onde trabalho, desde 2006, é a EB1/PE de Tabua que fica no Concelho da Ribeira Brava, na Freguesia de Tabua, desempenhando o cargo de Coordenador TIC e professor de Informática.

A escola está apetrechada com 11 computadores na sala de informática, 2 na Biblioteca, 2 no Gabinete da Direcção, 1 na sala do curricular do 2º ano, 1 na sala de apoio, 1 router (1º andar abrangido quase na totalidade por wireless), uma máquina digital e um projector de vídeo.

Nesta perspectiva, o que acontece na minha escola… alguns projectos/actividades/ responsáveis…

- Jornal Trimestral “O Tabuinha” – Técnico Superior de Biblioteca e Coordenador TIC;

- Base de dados dos livros da Biblioteca - Técnico Superior de Biblioteca e Coordenador TIC;

- Flyer Biblioteca (actividades semanais) - Coordenador TIC e Técnico Superior de Biblioteca;

- Página da Escola - Coordenador TIC e Comunidade Educativa (disponibilização de fotos, textos, etc.)

- “Hora TIC no Curricular” – Professor da turma e Coordenador TIC (par pedagógico)

- A “Sala Verde” na Informática (4/5 anos) – Educadoras

- Apoio a uma aluna no curricular, através do computador - Professora do Ensino Especial

- Espaço Dúvidas (2horas semanais), para Docentes e/ou Auxiliares da Acção Educativa – Coordenador TIC

De uma maneira geral, a comunidade docente procura utilizar as ferramentas que estão ao seu dispor. A maior parte tem o seu portátil, trabalhando muita das vezes na sala de professores, acendendo sempre que necessário à internet. Além da utilização do projector de vídeo na “Hora TIC do Curricular” ou nas aulas de Informática, reparo num aumento gradual na utilização/interesse dessa ferramenta de forma autónoma por parte de alguns docentes.

Continuações...

Rodolfo Pinto

Em resposta a 'Mayra Brunilda Gonçalves Oliveira Pestana'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Sandra Freitas -

Tal como a Mayra também sou professora da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Continuando a  escola onde trabalhamos, tem um site que contém na sua página inicial acessos à Oficina teatral, à Escola electrão, à Zarco Alerta, ao Projecto Altamente, ao GZarco.come, Escola Modelo, Eco Escolas e ainda à plataforma Place. Também no item favoritos podemos encontrar a área disciplinar onde existe outros sites tais como:

Blog de Cidadania e Mundo Actual – onde irá constar os trabalhos realizados no corrente ano lectivo, dos alunos do 3ºB (curso CEF);

Blog de Psicologia B – apoio às aulas de Psicologia B;

ZarcoEnglish – publicar os trabalhos dos alunos e partilhar com outros professores recursos;

Projecto GeoZarco – desenvolver nos alunos o gosto da descoberta de fenómenos geográficos através da pesquisa;

Galeria GZ – trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas aulas de Ed. Visual (3ºCiclo) Ed. Visual e Tecnológica (2ºCiclo) e Clubes;

Aplicações Informáticas – Apoio a TIC

Disciplina Geo. 9º ano – apoio aos alunos do 9º1, 9º2, 9º3 e 9º4;

Ama-lingua.com  - apoio à disciplina de Português.

Etc, …

Para os mais curiosos: http://www.ebsgzarco.pt.vu/

 

Bom Trabalho...

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Rosa Pinto -

Olá!!!

Na minha Escola Secundária Francisco Franco tem várias salas com quadros interactivos. O problema é que os softwares dos quadros não são compatíveis com a formação que alguns docentes possuem sobre os quadros interactivos. Na escola também existe uma sala de audiovisuais e um laboratório móvel de informática. Alguns docentes também utilizam a plataforma da escola (moodle) e existe salas de informática que podem ser utilizadas por qualquer docente com os alunos.

Rosa Pinto

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Celina Lajoso -

Olá a todos!

Devido ao facto de estar a frequentar este mestrado, tenho tido, cada vez mais, uma atitude crítica (construtiva) perante a realidade que existe no meu local de trabalho. Nesse sentido, deixo aqui o meu testemunho.

Na escola onde trabalho, em Câmara de Lobos, a utilização das tecnologias da informação ainda deixa muito a desejar. Os computadores fixos que existem para o trabalho docente são os mesmo que existiam quando lá cheguei (2005), pelo que já evidenciam alguns “sintomas de reforma”… contudo, às vezes, dá para o desenrasque.

No ano lectivo anterior, sempre que introduzia uma pen nalgum computador da escola, trazia um vírus para casa, e esse era (e continua a ser!) o grande problema dos professores. Existe um computador por cada gabinete (de Departamento), com ligação à internet (quando existe) e a uma impressora (a maior parte das vezes sem tinta).

A escola possui apenas 4 videoprojectores, sendo que 1 deles já está avariado desde o final do ano lectivo anterior. Se considerarmos que na escola trabalham quase 100 professores, depressa nos apercebemos das limitações que sentimos nesse domínio. (Uma colega minha optou por comprar um em saldos na FNAC – 750euros – para o ter sempre disponível na escola). Existem também dois laboratórios móveis dos quais prefiro nem tecer comentários. A requisição de todo este material é feita em papel… e para conseguirmos ter direito a ele, temos de ser 1 dos 3 primeiros! sorriso A escola disponibiliza ainda alguns portáteis para trabalho.

A escola tem rede Wireless na sala dos professores (deve ser de curta distância piscar), o que simplifica bastante a nossa vida, pois quase todos os professores têm o seu próprio portátil. Na sala de trabalho dos professores existe apenas 1 impressora, que por sinal, a maior parte das vezes, não tem toner.

Posso dizer que, deste meados do ano lectivo anterior que me recuso a utilizar os computadores disponíveis na escola, assim como também imprimo tudo em casa (depois fotocopio, se necessário). Se a tecnologia veio permitir que eu economizasse tempo na realização destas tarefas, eu não vou fazer por menos!

Enquanto Directora de Turma, já por várias vezes, em casos de urgência, tive de me dirigir ao gabinete do Conselho Executivo para imprimir documentos.

Existe uma sala de sessões, com um quadro interactivo que serve de videoprojector. Existe um outro, que, pelo que sei, continua embalado! Como o quadro interactivo está na sala de sessões, dificilmente se consegue requisitá-lo.

Para os alunos, existem 3 salas de informática devidamente equipadas (15 ou + computadores por sala, com 1 videoprojector em cada uma). Estes computadores são bem mais recentes do que os que são utilizados para o trabalho docente, no entanto, muitos deles também estão infectados e/ou avariados, o que implica que haja sempre menos 1 ou 2 (por aula). Nestas salas os computadores estão ligados à internet (quando estão); outras vezes faltam os ratos, outras os teclados…

Na biblioteca da escola existem 6 Mac's, que tornam a vida dos nossos alunos um bocadito complicada… pois o software não é compatível (ficheiros diferentes que depois não conseguem abrir nos seus portáteis, adquiridos através do e-escolas).

A escola, apesar destas “fraudes”, tem uma página Web actualizada (dentro do possível), os vários clubes da escola dinamizam blogues, e as informações (este ano lectivo) têm sido transmitidas por e-mail. No entanto, apenas os docentes com cargos é que têm acesso a esta informação, que depois terá de ser transmitida em local próprio aos restantes elementos.

Depois disto tudo… posso concluir de uma forma bastante resumida: as TIC são muito utilizadas para (tentar) facilitar a vida dos docentes, nomeadamente, no que diz respeito à gestão do trabalho docente. Existem alguns “agentes de mudança” infiltrados, mas, é difícil promover a mudança sem as condições necessárias.

Os alunos do 2ºciclo adquiriram quase todos um portátil (e-escolas) – como são quase todos beneficiários do escalão 1, não os pagaram – mas as TIC só fazem parte do currículo no 3º ciclo. No 2º ciclo, os professores mais vanguardistas lá vão introduzindo as TIC, por exemplo, em Área de Projecto, ou promovendo actividades que impliquem a sua utilização nas áreas curriculares disciplinares. Enquanto Directora de Turma e Delegada de Grupo faço questão de apresentar constantemente propostas para a melhoria das condições de trabalho na escola… deixo quase sempre em acta uma “reclamaçãozita”… no entanto… sinto-me a remar contra a maré. Mas não me dou por vencida! Sei que esta realidade faz parte do quotidiano de muitas escolas do nosso país e de muitos outros países, referenciados como “tecnologicamente avançados”.

Até breve,

Celina

Em resposta a 'Celina Lajoso'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Celina Lajoso -

Olá a todos,

Há dias li o comentário que a Cristina deixou recentemente, e o facto de estarmos a desenvolver um wiki sobre políticas educativas no que diz respeito às tecnologias, fez com que percebesse que por vezes criticamos, mas como não estamos do "lado de lá" (gestão), a nossa tarefa é bem mais fácil.

Apesar de algumas dificuldades que existem na escola onde trabalho, sei que os órgãos de gestão estão sensibilizados para a importância das TIC, caso contrário, não existiria muita coisa na escola (equipamento). Aliás... dias depois de ter deixado aqui o meu post, qual não é o meu espanto quando vejo novos projectores e portáteis na escola para poderem ser requisitados para as aulas. Os projectores são excelentes (pequenos, leves e com uma qualidade de imagem mesmo muito boa) e os portáteis, apesar de serem só 3, vão dar imenso jeito a muita gente!

No caso da escola onde trabalho, o principal problema reside no apoio técnico prestado na manutenção dos equipamentos existentes, e esta tarefa não é de nenhum dos órgãos de gestão nem de nenhum elemento da equipa TIC (que é fantástica e tem feito um esforço enorme nestes últimos anos por melhorar o desempenho dos professores com as TIC).

Percebo o esforço que os órgãos de gestão de escolas têm feito no sentido de as apetrechar de equipamentos que melhorem as condições de trabalho dos docentes e não podemos culpabilizá-los por tudo o que corre menos bem. (Lembrem-se do caso da Cristina, que apetrechou a escola com Quadros Interactivos... no entanto... poucas vezes os utilizam.) Também não nos devemos esquecer dos orçamentos… o dinheiro é um bem escasso e nas escolas existem imensas fontes de despesa… alimentação,alunos, material…

Bom trabalho.

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por João Miguel Ferreira -
Ora, a minha experiência será talvez um pouco diferente da vossa, visto que sou terapeuta da fala. Mas vou partilhar dois exemplos:
Há uns anos trabalhava numa CERCI e fazia intervenção junto de jovens com Deficiência Mental. Durante algum tempo a minha "guerra" foi que, aqueles com competências para tal, utilizassem o computador como ferramenta de trabalho e lazer. Não fui bem sucedido durante um largo período de tempo, e isso obrigou-me a ir fundamentar teoricamente as minhas ideias, e das pesquisas que fiz acabou por surgir um artigo publicado numa revista de Media e Comunicação, sobre o tema da acessibilidade da Internet para jovens com deficiência mental. Mas o resultado foi mais positivo do que isto, pois o objectivo foi atingido no facto de os utentes desta instituição passarem a ter no seu horário, algumas sessões semanais de contacto com as novas tecnologias e utilização de Internet. Nesta altura descobri o Projecto WAI-NOT que recebeu prémios internacionais, e da qual a instituição em que trabalhavam chegou a fazer parte com um portal próprio.
Neste momento não sei bem qual o desenrolar do projecto nessa instituição.

Actualmente a minha experiência com as TIC passa pelo facto de ser docente no Instituto Politécnico de Setúbal, na Escola Superior de Saúde.
Aqui a utilização de uma plataforma de e-learning está bastante difundida, mas para mim a questão que se põe é a seguinte: será que estamos a utilizar adequadamente este recurso?
Ponho esta questão pelo facto de em conversas informais, o que mais ouço são frases como as seguintes : "ponho lá os programas e os slides e os alunos vão lá buscar", "só uso aquilo para por materiais" ou ainda " não percebo nada daquilo".
Ou seja parece indicar que o uso da platraforma de e-learning se resume em muitos casos a um deposito de documentos, mas parece-me ser uma boa questão de investigação saber qual o uso que é dado por professores e alunos e por que motivo ( no caso de só servir como deposito) não são usadas as reais potencialidades do plataforma Moodle.

Aqui ficam alguns exemplos
Até breve
Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Magna Freire -

Olá a todos.

Lecciono na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (mais conhecida por escola da Levada) à quatro anos e em princípio por muitos mais. Na minha escola existem três quadros interactivos e todos os anos temos formação para usar os mesmos. Em relação a salas de informática temos 5 salas de informática equipadas com 12 a 14 computadores e impressora. Duas delas têm computadores recentes com Windows Vista e Linux instalado. Temos também projectores de vídeo fixos no tecto em duas salas de informática e ar condicionado. Para além desses projectores existem outros cinco fixos em salas destinadas a reuniões e conferências e três que podem ser requisitados assim como outro material multimédia (portáteis, máquina fotográfica, de filmar, rádio, entre outros).

Os alunos têm acesso a uma oficina de aprendizagem equipada com jogos e computadores onde podem fazer os mais variados trabalhos. Nessa existe sempre um ou mais professores disponíveis para os ajudar. Os professores dispõem de uma sala de trabalho também equipada com computadores e impressora. Para os que são directores de turma temos uma sala nova muito bem apetrechada com computadores, mesas com tomadas de corrente, impressora, armários,… Brevemente teremos também cacifos (para todos os professores).

Toda a escola está coberta por internet sem fios, tendo em cada corredor dois pontos de acesso.

A página da escola (www.ebsaas.com ) é actualizada com as reuniões e demais eventos, horários e outros documentos importantes. Este ano farei parte da equipa que a mantém. Tem também instalado o moodle onde os professores podem criar e manter as suas disciplinas. Muitos o usam e todos os anos existe formação para a utilização do mesmo.

No ano passado, por exemplo, tive uma situação de uma aluna que por motivos de saúde não pode vir um trimestre à escola mas que através do moodle e email conseguiu acompanhar a matéria e esclarecer as suas dúvidas, concluindo assim o ano com aproveitamento.

Continuação de bom trabalho para todos

Magna Freire

Em resposta a 'Magna Freire'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Liliana Botelho -

Boa noite,

Sou Formadora de TIC no Centro de Novas Oportunidades da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira. Como formadora e professora não me posso queixar muito, não temos os melhores equipamentos nem instalações, mas com o que temos já podemos fazer muitas coisas interessantes e motivadoras.

Todos os processos dos adultos com quem trabalhamos estão informatizados, aliás trabalhamos com uma plataforma nacional, o SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa). Precisamos de ter uma boa ligação à Internet (é certo que às vezes tem falhas, mas não é regular). Como devem calcular o computador é uma ferramenta de trabalho indispensável para os funcionários deste centro. Nas nossas salas de trabalho existem computadores (ainda não temos computadores para todos, mas aos poucos havemos de chegar lá), temos Internet sem fios neste piso, o que possibilita trabalharmos com os nossos próprios computadores, utilizamos a agenda Gmail para marcarmos o nosso horário (uma vez que é flexível) e temos uma fotocopiadora/impressora disponível (e sempre a funcionar sorriso), ligada em rede o que nos permite imprimir de qualquer computador da escola.

Tentamos sempre que possível comunicar com os adultos através de e-mail. Durante o percurso dos adultos aqui no Centro, fazemos uma sessão de vídeo-conferência utilizando o Skype.

Sempre que precisamos trabalhar nas salas de informática, existem 3 salas equipadas com 12 a 16 computadores (uma delas foi equipada à menos de 5 meses) e todas elas têm projector multimédia. Para além disso, temos possibilidade de requisitar 1 dos 3 projectores multimédia que existem para salas comuns.

Para uma escola com cerca de 250 alunos, não me parece que estejamos muito mal! De facto, não temos quadros interactivos, mas acredito que seja por pouco tempo!

Temos uma página de Internet, http://www01.madeira-edu.pt/ephtm/, da qual a actualização de informação está ao cargo do Gabinete Técnico da Escola.

Tudo se faz, haja vontade!!!

Em resposta a 'Magna Freire'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Margarida Jesus Gomes -

Olá a todos,

Pertenço ao quadro de professores da mesma escola tão bem descrita pela Magna, EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva, e subscrevo toda a "estória" por ela contada.

Só me resta tentar encontrar algo mais para acrescentar... talvez que, através da página da escola http://www.ebsaas.com/portal os alunos e encarregados de educação têm conhecimento dos horários de contacto com os respectivos directores de turma e dos timings para conhecerem a avaliação final dos períodos, dos horários, constituição das turmas e lista dos livros adoptados assim como da ementa semanal da cantina, entre muitos outros aspectos que são actualizados semanalmente ou sempre que se justifique.

Nesse mesmo site, no menu da esquerda, encontram-se os links de acesso para:

  • a plataforma PLACE, uma plataforma regional de gestão da informação sobre os alunos e as escolas, onde se efectuam as matrículas dos alunos, os directores de turma registam as faltas, os professores as notas de avaliação final dos períodos e os alunos e encarregados de educação podem consultar as listas das turmas e as pautas de avaliação logo que são disponibilizadas;
  • o espaço na plataforma Moodle, denominado "EBSAAS Documentos", onde professores e administrativos da escola encontram um repositório de documentação útil;
  • a caixa de mail webmail ESAAS que cada professor, aluno ou administrativo tem disponível e que funciona sobre o GMail (https://www.google.com/a/esaas.com).

É uma escola onde dá prazer trabalhar e, tal como a Magna referiu, há ainda a vantagem da rede wireless que cobre alguns dos recintos da escola, sendo comum ver alunos e professores com portáteis a aceder à Internet. Muita desta realidade deve-se à visão e iniciativa de um dos elementos da Direcção, Prof. Emanuel Oliveira, que tem gradualmente acrescentado valor tecnológico à nossa escola.

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Helder Ramos -
Bom dia a todos.

Uma vez que não me encontro a leccionar vou dar um exemplo de uma actividade por mim desenvolvida.

Enquanto titular de turma com alunos de 1º ano, tinha um aluno com muita dificuldade em se fazer ouvir. Não tinha qualquer problema em comunicar com os seus pares, mas com adultos a situação era completamente diferente. A dada altura eu estava sem perceber se ele não tinha realmente adquirido conhecimentos e desenvolvido competências ou se apenas estava com vergonha de falar.
Solução encontrada:
Fui buscar uma coluna com amplificador e microfone que a escola possuía (para uma sala de 15 alunos, com cerca de 20 m2) fazendo com que o aluno ao falar utilizasse o microfone... o volume eu controlava conforme a necessidade. Contra as expectativas de alguns colegas o aluno foi-se soltando e a minha relação com ele melhorou bastante, apenas porque ele gostava de se ouvir.

A estes episódios outros se repetiram com outras ferramentas e alunos.
A minha escola,devido em grande parte à minha insistência, foi a primeira do concelho a possuir vídeo-projector e posteriormente um Quadro Interactivo portátil que eu usei com muita regularidade contudo o exemplo anterior parece-me ilustrativo de que em certos momentos o essencial é a imaginação e rentabilização dos recursos.

Bom trabalho a todos.
Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Cristina Oliveira -
Em resposta a 'Cristina Oliveira'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Sara Mota -

:)

Boa Cristina.

Excelente sentido de oportunidade.

BeijOooOOoOO e bom trabalho.

*SIAMota*

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Samuel Franca -

Viva a todos!!!

Não estou a dar aulas nem formação este ano, mas posso falar um pouco da empresa - PROMOSOFT - onde me encontro a trabalhar. Trata-se de uma empresa com já 20 anos, e que se dedica ao desenvolvimento de software de aplicações bancárias, sendo actualmente a empresa com mais projecção em quase todos os PALOP’s nesta área. Apesar de ser recente a minha relação com esta empresa, noto um forte espírito de grupo na empresa apesar de estarmos divididos entre a Madeira, Lisboa, Angola e Moçambique. A formação dos seus colaboradores sempre foi uma grande aposta na empresa, uma prova disso é o processo de formação de cerca de 6 meses, em que estou inserido, como programador tranier, justificada pela necessidade de integração nos métodos de trabalho e de dar uma formação especifica no sistema informático e linguagem que utiliza no seu desenvolvimento, AS400 da IBM  e RPG.  O que prova que a formação em contexto empresarial é algo que as empresas com mais sucesso em todo o pais, já à muito lidam,  e é base do seu sucesso.

Samuel

Em resposta a 'Vitor Teodoro'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por Bruno Tremura -

Sou professor de Informática e Coordenador TIC na Escola de São João – Externato desde 2005, enquanto coordenador não tive um papel muito fácil, na medida em que os docentes da referida escola apresentavam muitas lacunas no que se refere à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Aqui o meu principal objectivo foi o de potenciar a formação como ponto-chave para a aquisição de uma postura de inovação, bem como contribuir para o  desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes em questão. Após a realização de várias acções, os docentes passaram a sentir-se um pouco mais à vontade com a utilização das TIC e por conseguinte capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos e “semi-interiorizados” nestas oficinas de formação na sua prática lectiva.

A presente instituição apresenta bons recursos informáticos, esta possui (entre outros): 1 sala de informática com 13 computadores cobertos pelo sistema Wireless, 2 máquinas fotográficas digitais, 1 máquina de filmar digital e 1 projector multimédia. No presente ano lectivo adquiriu quadros interactivos em todas as salas bem como uma mesa e-blocks.

Os docentes estão neste momento a ter formação sobre a referida mesa de trabalho cooperativo e irão participar no projecto promovido pela SRE sobre Quadros interactivos.

O plano TIC tem vindo a potenciar os professores e comunidade envolvente para a utilização das TIC, através das diversas actividades nele contidas.

Apesar da referida instituição estar munida de bons recursos tecnológicos, continuo a observar um corpo docente que apesar de ter tido formação complementar sobre a utilização das TIC, necessita constantemente de ser motivado e incentivado a utilizar as novas tecnologias, aliando-as desta forma à sua prática pedagógica.

Ao longo destes anos tenho tentado fomentar a mudança de mentalidades bem como as pedagogias existentes, através da promoção de projectos e actividades que vão ao encontro das reais necessidades dos docentes, contudo a mudança que se pretende só acontecerá quando estes agentes educativos sentirem a real necessidade de mudar.

Curiosamente a aquisição de novos equipamentos tecnológicos são vistos com receio e como sinal de “trabalho extra”, em vez de os verem como novas formas de potenciar as aprendizagens dos nossos alunos melhorando a sua motivação e consequente rendimento.

Bruno Tremura

Em resposta a 'Bruno Tremura'

Re: Contem um pouco do que se passa na vossa escola/local de trabalho...

por micaela faria -

Olá a todos!

Antes de mais reconheço que esta oportunidade de partilha foi deveras enriquecedora. De facto, já trabalhamos juntos desde Janeiro e não tinha uma ideia tão concreta sobre a realidade das escolas dos colegas!

Depois de mais (J), passo a partilhar a minha experiência enquanto professora na EB1/PE da Ladeira. Na escola existe uma sala de Informática, utilizada pelo professor TIC, para Ocupação de Tempos Livres (OTL) e por mim uma vez por semana para estudo acompanhado. A sala está equipada com cerca de 20 computadores, uma impressora e um quadro interactivo à moda antiga (giz e apagador). Existe também um computador na sala de professores, porém não é um recurso muito fiável… um dia está com virose, noutro está com uma atitude insuportável e desliga-se, enfim… uma dor de cabeça.

Na escola tem dois retroprojectores, uma máquina fotográfica digital, três leitores de CD. O ano transacto foi muito inspirador: conseguimos adquirir um projector, duas televisões e dois leitores de DVD e através de um concurso a escola ganhou um portátil e um PC. Na minha escola estão incluídas crianças com Perturbação do Espectrum do Autismo, apoiadas pelo projecto TEACCH, cuja sala está também equipada com computadores.

Quanto a rentabilizar todas estas ferramentas… pois… os professores utilizam as apresentações Powerpoint (para os seus trabalhos e/ou dos alunos), os retroprojectores (já quase avozinhos dos datashow) são muito utilizados para a leitura orientada com os mais pequeninos, sendo uma ferramenta preciosa.

Considero que nos falta muita experiência, partilha e por vezes criatividade!

Este é o espaço virtual da escola…

http://escolas.madeira-edu.pt/eb1peladeira/P%C3%A1ginaInicial/tabid/4602/Default.aspx

…e um pouco mais sobre o projecto TEACCH…

http://educacaoespecial.madeira-edu.pt/ProgramaTeacch/tabid/1259/Default.aspx