divulgação das ciências do mar em portugal

divulgação das ciências do mar em portugal

por Raquel Pena Costa -
Número de respostas: 1

Gostaria de divulgar dois blogs de divulgação de uma missão
oceanográfica Portuguesa que está a decorrer no mar dos Açores.
Pode ser interessante para professores de ciencias e alunos.
Para quem queira acompanhar a expedição oceanográfica Portuguesa pode
fazê-lo através dos blogs de duas pessoas que acompanham neste momento a expedição.
A jornalista Teresa Firmino do Público e uma professora do 3º ciclo da escola secundária de Carcavelos, que embarcou através do projecto "Professores a bordo" da EMEPC em fase piloto.

www.profundoazulprofundo.blogspot.com (blog da Teresa Firmino), 

 www.expedicaoacores.wordpress.com (blog da Helena Matias).

Em resposta a 'Raquel Pena Costa'

Re: divulgação das ciências do mar em portugal

por Cristina Oliveira -
Aproveitando esta comunicação, e para os professores interessados em desenvolver trabalho nas suas aulas sobre os Oceanos, a Ciência Viva organizou o Projecto Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana.

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade e dando continuidade a projectos realizados e/ou apoiados na temática dos Oceanos, a Ciência Viva lança o projecto Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana, contando com a colaboração de Institutos de Investigação e de Centros Ciência Viva.

O projecto pretende explorar esta temática na escola levando alunos e professores a descobrir, experimentar e relatar as ligações entre a saúde humana e a biodiversidade marinha.

Os tópicos a trabalhar serão diversificados, passando pelos produtos retirados do oceano (tanto ao nível da alimentação como de medicamentos), pelos animais marinhos como modelos de estudo para a investigação médica e até as doenças humanas relacionadas com os oceanos. Será fomentado o contacto com a investigação e os investigadores que trabalham nestas áreas.

Ao longo do ano lectivo serão lançados 2 desafios para cada nível de ensino (2º ciclo, 3º ciclo e secundário), dispondo as equipas de cerca de 2 meses para a realização das tarefas associadas. Serão seleccionados os melhores trabalhos.

Os primeiros desafios experimentais serão lançados já no dia 24 de Novembro.

Para mais informação: http://www.cienciaviva.pt/rede/oceanos/oceanosesaudehumana.asp