Na minha opinião este artigo é demasiado específico, tendo em conta os nossos conhecimentos científicos, pelo que tive bastantes dificuldades em compreendê-lo. No entanto, consegui reter algumas ideias chave sobre o "Efeito do álcool perílico na expressão gênica de células de adenocarcinoma de pulmão humano".
Como o álcool perílico actua no crescimento celular, estas experiências permitiram verificar em que condições há ou não o aumento do volume da célula.
Observaram-se as transformações na morfologia celular em diluições de álcool perílico compreendidas entre 0,03% e 0,0003%. Verificaram-se mais alterações para a diluição 0,03% de álcool perílico, do que nas restantes.
O tratamento com 0,003% de diluição de álcool perílico conduz à indução das proteínas 110 kDa, 42 kDa e 28 kDa.
Não se verificou uma variação significativa de p53 nos vários estados de diluição de AP.Como o álcool perílico actua no crescimento celular, estas experiências permitiram verificar em que condições há ou não o aumento do volume da célula.
Assim, estes estudos indicam novos caminhos metabólicos da acção do álcool perílico em células de adenocarcinoma de pulmão humano.
Ana Sousa nº 1
12º1