Comemora-se este ano os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos da publicação do seu livro A Origem das Espécies, obra que viria a marcar profundamente a ciência moderna.
No próximo dia 23 de Janeiro, sexta-feira, às 10h30, Michael Ruse, da Universidade da Florida, EUA, mostrará como um século e meio depois o darwinismo não está “fora de prazo”. Michael Ruse é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na filosofia da biologia. A iniciativa conta com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.
A palestra terá lugar no auditório do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva e marcará o início das comemorações do bicentenário do naturalista Charles Darwin. A entrada é gratuita mediante inscrição, para darwin2009@cienciaviva.pt
Ao longo de 2009, várias iniciativas organizadas pela Ciência Viva, em colaboração com a comunidade científica, divulgarão o trabalho de Darwin e a sua importância para a Biologia e, de um modo geral, para o pensamento científico contemporâneo.
Esteja atento ao programa de palestras, exposições, actividades práticas e desafios experimentais para todos os níveis de ensino. Visite o website www.darwin2009.pt .
Poderá também acompanhar a palestra de Michael Ruse em directo através da Ciência Viva TV .
PROGRAMA DO DIA 23
10h30 – Abertura
Alexandre Quintanilha – Conselho dos Laboratórios Associados e Instituto de Biologia Molecular e Celular
João Caraça – Fundação Calouste Gulbenkian
Ana Noronha – Ciência Viva
11h00 – Estará o Darwinismo “fora de prazo”? Reflexões sobre a Origem das Espécies passados 150 anos
Michael Ruse – Florida State University
12h00 – Debate com o público
12h30 – Fim da sessão
Palestra de Michael Ruse - Estará o darwinismo fora do prazo?
by Cristina Oliveira -
Number of replies: 1
In reply to Cristina Oliveira
Re: Palestra de Michael Ruse - Estará o darwinismo fora do prazo?
by Hugo Domingos -
Boa sugestão Cristina!
Definitivamente, 2009 é o ano de Darwin, cujo trabalho científico e impacto na sociedade merece uma reflexão actualizada.
Para além desta interessante conferência, também fiquei bastante agradado com os vídeos disponibilizados na CvTv, nomeadamente os dedicados a Darwin. Um bom exemplo é o seguinte vídeo:
À conversa com Alexandre Quintanilha - Darwin