Sistema educativo »

Estrutura e currículo

Estrutura

A estrutura do sistema de ensino no Reino Unido mudou consideravelmente nos últimos anos, reflectindo sucessivos governos com diferentes políticas para melhorar a qualidade, aumentar a diversidade e responsabilizar mais as instituições perante estudantes, pais, empregadores e contribuintes.

Primary Phase


A educação pré-escolar (pre-school education) encontra-se disponível (muitas vezes paga), para crianças com idades entre os dois e quatro / cinco anos através de playgroups e nursery schools. É dado destaque ao trabalho de grupo, actividades criativas e jogos.

  1. O ensino obrigatório (compulsory education) começa aos cinco anos em Inglaterra, País de Gales e Escócia e aos quatro na Irlanda do Norte.
  2. Existe pouca ou nenhuma disciplina específica e grande ênfase na literacia e numeracia nos primeiros anos.
  3. A idade normal de transferência para escolas secundárias (secondary schools) é de onze anos na Inglaterra, País de Gales e na Irlanda do Norte e doze na Escócia.

Secondary Phase

  1. A escolaridade obrigatória (compulsory education) termina aos dezasseis anos, embora muitos alunos permaneçam para além da idade mínima para deixar este nível.
  2. Cerca de 90% dos alunos do ensino secundário público (state secondary schools) em Inglaterra, País de Gales e Escócia vão para comprehensive schools, que oferecem uma ampla gama de educação secundária para a maioria das crianças de todas as habilidades de um distrito de idades entre os onze e os dezoito anos (doze a dezoito na Escócia) .
  3. Aos 16 anos, alunos em Inglaterra e País de Gales podem pedir transferência para as sixth form colleges ou tertiary colleges.

Currículo


Em 1988 o Currículo Nacional foi introduzido nas escolas em Inglaterra e País de Gales, com o bjectivo de tornar o programa mais vasto, mais equilibrado e o sistema escolar mais coerente. O currículo define o que os alunos devem estudar, o que deve ser ensinado e as metas (standards) que devem alcançar.

O Currículo Nacional em Inglaterra e País de Gales é dividido em quatro Key Stages (KS), três core subjects (Inglês, Matemática e Ciências) e nove non-core foundation subjects.
Os Key Stages estão relacionados com as idades [uma das grandes diferenças para sistema educatvo português]: O KS 1 vai até aos sete anos, o KS 2 dos sete aos onze, o KS 3 dos onze aos catorze (pré - GCSE) e o KS 4 dos catorze aos dezasseis (preparação para GCSE e qualificações profissionais equivalentes) .

Na Escócia não existe um currículo nacional prescrito legalmente, mas o Scottish Executive Education Department estabelece orientações para os professores.

O currículo na Irlanda do Norte é fixado pelo Northern Ireland Council for Curriculum, Examinations and Assessment.