Sistema educativo »

Financiamento e gestão

Financiamento


O DfES (desde Julho de 2007 Department for Children, Schools and Families)   em Inglaterra, o NATED no País de Gales, o Scottish Executive Education Department (SEED) na Escócia, e o Departamento de Educação (DENI) na Irlanda do Norte financiam os sistemas educativos quer directamente, quer através de outros organismos, tais como as Local Education Authorities (LEA), agências e conselhos de financiamento. Há uma variedade de diferentes fontes de financiamento disponíveis para as escolas do sector público, conforme descrito abaixo.

  1. Em Inglaterra, Gales e Escócia, a maioria das escolas são financiadas pelas Local Education Authorities e Education Authorities no caso da Escócia.
  2. As sixth form colleges em Inglaterra são financiadas pelo Learning and Skills Council e em Gales pelo Further Education Funding Council (Não existem 6th form colleges separados na Escócia).
  3. Na Irlanda do Norte, as escolas são em grande parte financiadas por fundos públicos, pelo Belfast Education and Library Board, o North Eastern Education and Library Board, o South Eastern Education and Library Board, o Southern Education and Library Board e o Western Education and Library Board.
  4. As specialist schools são escolas secundárias estatais em Inglaterra, que ensinam a totalidade do currículo mas focam numa especialidade, por exemplo, artes, desporto, línguas, ciência e tecnologia. Existem mais de 850 specialist schools.

Independent Schools

  1. No Reino Unido as independent schools são financiadas através de taxas pagas pelos pais ou por doações e subvenções recebidas de benfeitores.

Gestão



State Schools: Inglaterra e País de Gales

  1. Todas as escolas mantidas pelas LEAs gerem os seus próprios orçamentos.
  2. As LEAs alocam fundos para escolas baseadas numa fórmula que é, em grande parte, afectada pelo aluno números.
  3. Cada escola mantida pela LEA tem um órgão composto por "governors", professores e pais "governors" eleitos, e as pessoas da comunidade local.
  4. O órgão de gestão da escola é responsável pela supervisão de gastos e pela maioria das questões relacionadas com pessoal, incluindo as nomeações e demissões.

State Schools: Escócia

  1. A maioria das state schools na Escócia recebem fundos das LEAs e têm school boards que são constituídas por pais eleitos e funcionários, bem como outras pessoas da comunidade servida pela escola.
  2. Um pequeno número de escolas beneficiam de ajuda, principalmente no setor especial, são geridos por conselhos de gestores que recebem subsídios directos do governo central.

State Schools: Irlanda do Norte

  1. As controlled schools, voluntary maintained schools e voluntary grammar schools são financiadas em grande parte por fundos públicos e geridas por um governing board constituído por professores eleitos, pais e pessoas da comunidade local.

Independent Schools

  1. A maioria das independent shools têm os seus próprios boards of governors e um bursar que é responsável pelas finanças da escola. Qualquer excedente é utilizada para o benefício próprio da escola. O head é responsável perante os governors, mas normalmente tem liberdade para nomear funcionários, admitir alunos e tomar decisões do dia-a-dia.
  2. A maioria destas escolas na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte são credenciadas pelo Independent Schools Council (ISC) e na Escócia pelo Scotish Council of Independent Schools (SCIS).