Viver em Inglaterra »

Transportes

Os transportes podem ser bastante caros em Inglaterra. O mais caro é claro o táxi, seguindo-se o comboio, e finalmente o autocarro e o metro.
As soluções mais baratas são os passes, chamados de season tickets, e ainda o oyster card em Londres (um pouco como o cartão Sete Colinas ou Andante), que pode incluir um passe chamado travel card, mais barato para te movimentares no metro e bus. De seguida referem-se alguns sites e informações sobre as várias hipóteses de transporte.

Autocarro


Dependendo se pretendes viagens de longo curso ou dentro das cidades ou vilas, este é um meio de transporte barato. Existem várias companhias que fazem transportes a nível nacional, a destacar a National Express.

Metro


Em Londres, os custos são mais altos a todos os níveis incluindo os transportes. No metro (combinado com o bus) o ideal é pedir um oyster car. Existem travel cards que podem ser incluídos neste oyster card, para saberes os preços consulta o site oficial e o documento Get the most of your Oyster Card. O mapa pode ser encontrado também no site oficial.

Para mais informações para os transportes em Londres, consulta o site Transport for London.

Comboio


Para informação dos principais percursos, horários e custos, consulta o site National Rail.

Avião


Quanto a bilhetes de avião, seja para voltar a casa ou visitar outros países, existem inúmeras low cost que passam por Inglaterra.
Aqui fica uma list não exaustiva de companhias:
  1. Ryanair
  2. EasyJet
  3. Fly Monarch
  4. Thomson Fly
  5. Air Berlin
  6. Iceland Express
  7. Norwegian
  8. Wizzair
  9. German Wings
  10. Vueling
  11. Centralwings
  12. Transavia
  13. ...
Para além destas tens claro a TAP, Iberia, British Airways, etc.
Lembra-te que nem sempre uma low cost pode ter os melhores preços. Por vezes a deslocação entre os aeroportos (geralmente mais distantes dos centros) e os locais para onde pretendes ir pode não compensar uma diferença de 40-60 euros numa companhia "normal" que aterra perto do centro de Londres por exemplo.

Em final de 2007 podia comprar-se bilhetes ida e volta para Londres por 90€, e só de ida com algumas promoções de low cost a 0,1 cêntimos mais taxas (mínimo), que pode chegar aos 30 euros.