Vias possíveis »

PGCE

O PGCE (Postgraduate certificate in education) equivale a uma pós graduação em educação, atribuído por uma universidade numa determinada especialidade (artes, design e tecnologia, ciências, etc.). Tem a duração de 1 ou 2 anos (consoante seja full-time ou part-time) e prende-se essencialmente com a formação em competências de ensino e não tanto na área de especialidade. Existem no entanto extended courses que dão maior preparação científica. Há casos de especialistas de outras áreas que decidem mudar de carreira e tornar-se professores, e há situações em que um arquitecto por exemplo pode optar por ser professor de ciências fazendo o respectivo PGCE.

Geralmente a exigência de ECTS é de 180, e existe um processo de registo centralizado online, GTTR, que é o 1.º passo no concurso para universidades que oferecem este grau.

Esta fase envolve um personal statement, cartas de referência e outra documentação, em que o proponente tem de seleccionar apenas 4 universidades, por ordem de preferência, e algum tempo depois as universidades seleccionam os eventuais alunos através do sistema, contactando-os para uma entrevista (e só depois da entrevista terás uma resposta definitiva). O GTTR está sempre aberto, mas o ideal é concorrer o mais cedo possível (Janeiro por exemplo).

 Se fores recusado pelas 4 universidades que escolheste nesta primeira fase, tens ainda o período Extra (entre a segunda quinzena de Maio e o final de Junho) e podes inscrever-te noutras 4 escolhas e aguardar o contacto e a entrevista (atenção que se concorreres muito tarde não tens direito a esta segunda opção passando directamente para o processo de clearing!).

Se após 30 de Junho não tiveres sido chamado, entras no processo de Clearing e deverás recorrer ao mesmo site (cujas vagas remanescentes das universidades com PGCE são indicadas) e concorrer directamente às universidades através de telefone ou e-mail, dando o teu clearing number (fornecido no site). 

No processo de clearing só é permitido concorrer a uma universidade de cada vez até obter uma resposta, no entanto, uma vez que este processo não é controlado pela agência aconselhamos a contactar o máximo de universidades possivel de modo a assegurar uma maior probabilidade de ser chamado.

Em alternativa ao concurso através do site do GTTR, é também possível concorrer directamente a qualquer universidade que ofereça o PGCE no curso pretendido. Qualquer site universitário tem disponível informação de como concorrer e as inscrições estão abertas durante todo o ano. Tal como na situação anterior, quanto mais cedo se concorrer, maiores as hipóteses de conseguir um lugar!

Esta forma é talvez a mais eficaz pois não limita a escolha de 4 universidades apenas e torna o processo burocrático muito mais rápido.

O PGCE tem uma componente lectiva em Universidade e uma parte de "estágio" em escolas (com passagens por todos os níveis, incluindo o primário, mas com a maior parte nos anos para os quais o PGCE fornece habilitação) com orientador, aulas assistidas, e outros processos próprios. A duração deste "estágio" varia de universidade para universidade, mas pode ser de 18 semanas por exemplo.

É possível obter bolsa para fazer o PGCE, como por exemplo para estudantes da União Europeia, sendo a papelada tratada na Universidade após a aprovação. A propina varia de universidade para universidade, mas não contes pagar menos de 3000£ (cerca de 5000 euros). Pode parecer um valor alto, mas apenas precisas de o pagar geralmente após concluires o curso, quando começares a trabalhar e em prestações. Existem também apoios para alguns PGCE específicos, consoante a necessidade do sistema educativo, na tentativa de aumentar a procura em caso de carência de professores da área.

Para mais informações, consulta a apresentação feita pela St Mary's College realizada num evento Train to Teach, What happens in a PGCE.

Após a conclusão com sucesso do PGCE, obtens o NQTs (Newly Qualified Teacher Status), entrando depois num período probatório com inspecções em três terms (podendo ficar concluído num ano lectivo se for seguido). De seguida ficam alguns links da TDA sobre este período:

Induction for NQTs

Encontrar Universidades que oferecem PGCE em Science


TDA
GTTR
(podem também ser consultadas outras especialidades, desde artes a história, tecnologia, biologia, etc.)

Links úteis


TDA - Training and development agency for schools:
  1. PGCE
  2. The training process
  3. Funding
  4. Application Assistant
Aberwystwyt University (Wales)
http://en.wikipedia.org/wiki/PGCE

http://www.tda.gov.uk/Recruit/thetrainingprocess/typesofcourse/pgce.aspx

http://www.tda.gov.uk/Recruit.aspx?ilewa=10000001

http://www.prospects.ac.uk/cms/ShowPage/Home_page/Education/Applying_for_a_PGCE/getting_started/p!eXepdkp