Conferência (29 de Março) - Resumo
Teresa Sintra (Psicóloga)
Aprender Matemática é um direito básico de todas as pessoas. A Matemática faz parte dos currículos, ao longo dos anos da escolaridade obrigatória, por razões de natureza cultural, prática e cívica que têm a ver ao mesmo tempo com o desenvolvimento dos alunos enquanto indivíduos e membros da sociedade e com o progresso desta no seu conjunto. A Matemática constitui um património cultural da humanidade e um modo de pensar.
A competência matemática é essencial a todas as pessoas na interpretação de uma grande variedade de situações e na resolução de diversos tipos de problemas que encontramos no nosso quotidiano. Isto implica que todas as crianças e jovens devem desenvolver a sua capacidade de usar a matemática para analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar, assim como a sua auto-confiança para fazê-lo. Dificilmente existe aprendizagem sem que esta esteja integrada em afectos. A parte emocional é determinante no campo da aprendizagem, pois influencia a motivação e a personalidade do indivíduo.
A Auto-confiança cresce com a Auto-estima da criança, que é algo que se vai construindo ao longo da vida e que vai sendo afectada pelo nosso desenvolvimento e construída com base nas informações vindas da família, escola e sociedade em geral. É importantíssimo perceber o nosso papel de educadores nessa área da educação, que influenciará determinantemente o modo de como a criança se percepciona, como realiza as aprendizagens e a sua visão do mundo em geral.