Medir o Mundo com imaginação e Geometria
Nuno Crato  (ISEG-UTL, SPM)

Três séculos antes de Cristo, um matemático grego descobriu um método para medir as distâncias da Terra ao Sol e da Terra à Lua. Pouco depois, outro sábio grego comparou o tamanho da Terra com o da Lua. Logo em seguida, outro matemático grego conseguiu medir o raio da Terra. Muitos séculos depois, Kepler refinou essas medidas e Halley propôs um método para medir com maior precisão a distância da Terra ao Sol. No Porto, houve em 1769 quem colaborasse num esforço internacional para usar esse método. Nessa altura, a distância da Terra ao Sol passou a ser conhecida com erro inferior a 2%. Como foi possível fazer todas essas medidas? Com imaginação geométrica!

Todas estas estimativas podem ser hoje feitas por alunos do Básico interessados, desde que devidamente guiados pelo professor. Dever-se-á fingir que eles descobrem por si sós todos estes processos? Ou dever-se-á guiá-los a uma redescoberta activa, mas realista, que lhes permita desenvolver uma compreensão dos métodos e princípios e, ao mesmo tempo, uma apreciação pela grandeza do passado e pelos limites do seu próprio engenho e conhecimento?
Última alteração: sábado, 8 de novembro de 2014 às 02:21