👩‍🏫 Orientações aos Docentes

(Este tópico está oculto aos estudantes)


🌐 Apresentação da Comunidade FLOW


Comunidade FLOW representa uma nova geração de salas Moodle, desenhada para transformar a experiência de ensino e aprendizagem. Baseada num modelo automatizado e flexível, cada sala FLOW é criada a partir de um template que se relaciona com a respetiva Unidade Curricular, oferecendo um ambiente padronizado, mas adaptável aos objetivos pedagógicos de cada docente.

Este é um espaço partilhado, onde os estudantes são os principais protagonistas. Desde o primeiro acesso, são convidados a assumir um papel ativo e autónomo na sua aprendizagem. Fóruns automoderados, questionários de autorreflexão e portfólios colaborativos estão prontos a funcionar, mesmo sem a presença do professor, promovendo a autonomia, a autoavaliação, o pensamento crítico e a aprendizagem entre pares.

A presença do professor, embora não obrigatória, é profundamente valorizada. Quando presente, atua como mediador, podendo orientar discussões, propor desafios, realizar atividades online no tempo da aula presencial ou acompanhar o progresso dos estudantes através de métricas de participação integradas.

Mais do que uma sala virtual, a FLOW é um rio, um caminho de coautoria, onde cada estudante contribui para o percurso coletivo de aprendizagem — e onde o professor encontra um espaço dinâmico, eficiente e alinhado com as práticas pedagógicas mais inovadoras.



✳️ Um convite à participação


Caro(a) professor(a) Guest user, a sua presença nesta comunidade é muito bem-vinda e pode fazer a diferença!

Mesmo sem necessidade de configurar novas atividades, é possível participar ativamente com os estudantes, seja como mediador(a), como observador(a) ou como alguém que estimula o diálogo e a partilha de ideias na Roda de Aprendizagem e noutros espaços da comunidade.

Participar na FLOW traz diversas vantagens práticas e pedagógicas:

  • Menos sobrecarga de trabalho: os templates automatizados, fóruns automoderados e questionários pré-formatados reduzem significativamente o tempo de preparação e acompanhamento.
  • Alinhamento com metodologias STEAM: promove competências como pensamento crítico, criatividade, colaboração e resolução de problemas, ideais para projetos interdisciplinares.
  • Maior qualidade da aprendizagem: os estudantes tornam-se mais autónomos, reflexivos e envolvidos, contribuindo para um ambiente de coautoria e aprendizagem entre pares.
  • Automatização inteligente: métricas em tempo real, portfólios colaborativos e badges de competências permitem acompanhar o progresso dos estudantes sem tarefas adicionais manuais.
  • Liberdade pedagógica com apoio estruturado: pode intervir quando e como quiser, com a tranquilidade de saber que a estrutura da FLOW já está pronta para apoiar a aprendizagem.


💬 Roda de Aprendizagem


Na Comunidade FLOW, o Fórum Roda de Aprendizagem pode ser utilizado como o principal espaço de ensino-aprendizagem relacionado a Unidade Curricular. Mais do que uma ferramenta de comunicação, este fórum é um ambiente privilegiado de diálogo, partilha e construção coletiva do conhecimento.

Através de interações assíncronas, os professores podem:

  • Lançar temas de discussão relacionados com os conteúdos da UC;
  • Partilhar textos, vídeos, links e recursos multimédia;
  • Propor tarefas ou desafios para reflexão e resposta dos estudantes;
  • Acompanhar o desenvolvimento das ideias e do pensamento crítico dos participantes.

Este espaço estimula o protagonismo dos estudantes, promovendo a autoria, a expressão própria e a aprendizagem entre pares. Ao participar ativamente, os alunos tornam-se coautores do processo educativo, contribuindo para um ambiente mais dinâmico, inclusivo e significativo.

O bom uso do fórum pode, inclusive, reduzir a necessidade de recorrer a outras atividades e recursos do Moodle, favorecendo uma abordagem mais social, colaborativa e centrada no estudante.


🧪 Exemplos de uso em contextos STEAM:

  • Ciência: Debater os impactos sociais de uma descoberta científica recente.
  • Tecnologia: Refletir sobre os desafios éticos da inteligência artificial.
  • Engenharia: Partilhar soluções criativas para um problema técnico proposto.
  • Artes: Comentar e analisar obras visuais ou sonoras partilhadas no fórum.
  • Matemática: Explicar estratégias de resolução de problemas complexos, promovendo a aprendizagem entre pares.


🔄 Integração com a sua sala Moodle


Se já possui uma sala Moodle ativa para a sua UC, poderá solicitar ao Gabinete de Inovação Pedagógica a fusão da sua sala com a Comunidade FLOW, beneficiando deste formato mais interativo sem perder os materiais anteriormente disponíveis.

Se ainda não utiliza uma sala online de apoio ao ensino presencial, pode adotar diretamente a Comunidade FLOW como espaço de interação com os seus estudantes, sem necessidade de alterações. Basta concentrar a sua atuação nos espaços já disponíveis, como a Roda de Aprendizagem, ou outros, conforme os objetivos da sua UC.



📈 Avaliação da Participação


A estrutura da comunidade permite ao professor:

  • Acompanhar a participação dos estudantes através de relatórios individuais;
  • Visualizar o ranking de participação ativa na barra lateral direita;
  • Consultar o histórico de interações nos fóruns, glossário, portefólio e caderno coletivo.

Estes dados podem ser utilizados para avaliar o envolvimento dos estudantes, mesmo sem atividades formais de avaliação.



💡 Sugestões adicionais (opcionais)


O(a) professor(a), conforme os objetivos da sua UC, pode complementar a experiência da comunidade FLOW com:

  • Fóruns temáticos por grupo de interesse;
  • Tarefas de leitura coletiva;
  • Testes de autoavaliação;
  • Atividades de escrita orientada;
  • Envio de tarefas.


🤝 A sua presença faz a diferença


A Comunidade FLOW é um espaço vivo, e a sua participação pode:

  • Estimular o envolvimento dos estudantes;
  • Enriquecer os debates com novas perspetivas;
  • Promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, inclusivo e significativo.

Explore, participe e contribua para que esta comunidade seja um verdadeiro laboratório de ideias e aprendizagens partilhadas.

Recomendamos a leitura do Guia Prático: Avaliação Para a Aprendizagem no Ensino Superior STEAM: Guia Prático e Fundamentado, disponível ao final do tópico oculto aos estudantes.





Última alteração: segunda-feira, 19 de maio de 2025 às 13:23