Conceitos gerais
1. O moodle tem uma estrutura modular, onde cada bloco
tem um conteúdo específico que pode ser editado ou adaptado às
necessidades do autor (ex.: Calendário, Login, Utilizadores online,
etc.). Os blocos centrais são chamados tópicos.
. O moodle considera vários tipos de utilizadores para gerir diferentes níveis de utilização do sistema. Esta hierarquia é a seguinte:
. O moodle considera vários tipos de utilizadores para gerir diferentes níveis de utilização do sistema. Esta hierarquia é a seguinte:
Visitante -> Aluno -> Professor -> Criador -> Administrador,
onde os Visitantes são os utilizadores não registados e têm as permissões mínimas no sistema. Apenas os professores, criadores e administradores podem editar os conteúdos de uma página!
2. Cada utilizador tem um perfil
associado, que representa o seu cartão de identificação no Moodle.
Neste perfil, pode ser adicionada uma fotografia do utilizador (atenção
que esta se deve sempre referir ao utilizador) e podem ser
disponibilizados contactos e outras informações. Para editar o seu
perfil, clique no seu nome de utilizador depois de fazer o login.
3. Para começar ao nível do aluno, deve criar uma nova conta de utilizador no sistema, uitlizando o bloco Login na 1ª página do Moodle.
4. Para se tornar professor ou criador deve enviar um e-mail à administração do sistema. Como professor, poderá ter uma página atribuída, onde lhe será possível editar todos os conteúdos e gerir todas as funcionalidades que o moodle permite. Como criador, poderá criar novas páginas de acordo com as suas necessidades, e atribuir outros professores à mesma
5. Algumas notas para administradores e professores
4. Para se tornar professor ou criador deve enviar um e-mail à administração do sistema. Como professor, poderá ter uma página atribuída, onde lhe será possível editar todos os conteúdos e gerir todas as funcionalidades que o moodle permite. Como criador, poderá criar novas páginas de acordo com as suas necessidades, e atribuir outros professores à mesma
5. Algumas notas para administradores e professores
Administradores:
- O Moodle funciona em diferentes sistemas operativos tais como Unix, Linux, Windows, Mac OS X, e qualquer outro sistema quer suporte PHP
- O upgrade do sistema é simples, sendo apenas necessário
fazer o download do site oficial e instalá-lo seguindo as instruções
visuais no browser.
- O Moodle usa apenas uma base de dados e
pode partilhá-la com outros sistemas. Estas bases
de dados podem ser de diversos tipos como por exemplo MySQL. Autenticação via LDAP é também possível.
- O sistema é seguro, utilizando protocolos https no login ou mesmo nos testes, e usando cookies encriptadas.
- O Moodle foi desenhado numa lógica social construccionista e todas as actividades têm uma forte componente colaborativa e construtivista.
- O Moodle pode ser usado em regime de educação à distância ou em blended-learning, servindo como apoio online a aulas presenciais.
- O Moodle tem uma interface intuitiva e textos de ajuda em todos os painéis.
- As
páginas criadas no Moodle podem ou não ser abertas a estudantes e o
professor pode definir uma chave de inscrição para as mesmas. Pode
também inscrever alunos manualmente na sua página e nomear outros
professores.
- As páginas de disciplinas podem ser categorizadas e sub-categorizadas.
- Para
tornar as suas páginas mais atractivas, a edição de conteúdos recorre a
um editor html (wysiwyg - what you see is what you get). Com este
editor é possível formatar o texto, criar tabelas, inserir links e
imagens, tal como num processador de texto.
- cada página tem
uma área de ficheiros, onde cada professor pode colocar os seus
materiais e disponiblizar os que entender aos alunos
Última alteração: sábado, 8 de novembro de 2014 às 02:21