Apontamentos da reunião de 30/11/2010
Literacia digital - Resumo de 30/11/2010
Foram apresentados os quatro primeiros pontos de novas competências a integrar na definição das componentes básica de cidadania:
Novas competências a integrar na definição de das componentes básica de cidadania:
“:.. diploma visa avaliar as seguintes competências:
Discutiu-se a pertinência de estruturar as competências apresentadas e outras que possam fazer sentido de acordo com os públicos alvo e de acordo com outros níveis de literacia intermédio e avançado que possam fazer sentido no contexto empresarial ou académico.
Ficou definida a criação/reactivação de um grupo no Google onde se deveria apresentar os tópicos que estamos a discutir ao resto dos participantes na discussão. No seguimento de um e-mail a anunciar o seu lançamento no contexto de uma discussão prévia antes do lançamento de um primeiro documento a 15 de Dezembro ou/e um texto no final do ano.
Algumas questões não 100% claras para mim:
Foram referidas algumas referências a acrescentar:
Foram apresentados os quatro primeiros pontos de novas competências a integrar na definição das componentes básica de cidadania:
Novas competências a integrar na definição de das componentes básica de cidadania:
• Utilização de elementos não textuais em documentos escritos ou mensagens de correio electrónico (importação de ilustrações, fotografias, gráficos);
• Capacidade de gestão de diversas fontes de informação online;
• Capacidade de interpretar e preencher formulários online;
• Consciência da importância da verificação da fidelidade das informações recebidas por e-mail ou existentes online.
• Conhecimento e facilidade de utilização de serviços de chat textual, voz ou vídeo online;
• Autonomia na participação em espaços de publicação de online.
Estas competências básicas acrescem às já existentes no Decreto-Lei n.o 140/2001 de 24 de Abril:• Capacidade de gestão de diversas fontes de informação online;
• Capacidade de interpretar e preencher formulários online;
• Consciência da importância da verificação da fidelidade das informações recebidas por e-mail ou existentes online.
• Conhecimento e facilidade de utilização de serviços de chat textual, voz ou vídeo online;
• Autonomia na participação em espaços de publicação de online.
“:.. diploma visa avaliar as seguintes competências:
a) Escrever, imprimir e guardar um texto;
b) Pesquisar informação na Internet;
c) Receber e enviar correio electrónico.”
Apresentou-se uma primeira estrutura de um documento do tipo manifesto onde depois de uma Introdução ao documento se justifique a necessidade de um novo conceito de Literacia digital, num segundo ponto se definam novas competências em TIC para a cidadania, e um terceiro ponto onde se faça uma reflexão sobre os desafios associados à aprendizagem com recurso aos media digitais.b) Pesquisar informação na Internet;
c) Receber e enviar correio electrónico.”
Discutiu-se a pertinência de estruturar as competências apresentadas e outras que possam fazer sentido de acordo com os públicos alvo e de acordo com outros níveis de literacia intermédio e avançado que possam fazer sentido no contexto empresarial ou académico.
Ficou definida a criação/reactivação de um grupo no Google onde se deveria apresentar os tópicos que estamos a discutir ao resto dos participantes na discussão. No seguimento de um e-mail a anunciar o seu lançamento no contexto de uma discussão prévia antes do lançamento de um primeiro documento a 15 de Dezembro ou/e um texto no final do ano.
Algumas questões não 100% claras para mim:
• Quem reactiva o Google groups?
• Quem apresenta os tópicos?
• Confirma-se a ideia de um “draft” a dia 15?
• Quem apresenta os tópicos?
• Confirma-se a ideia de um “draft” a dia 15?
Foram referidas algumas referências a acrescentar:
• A utilização de Internet em Portugal 2010: (http://www.rbe.min-edu.pt/np4/861.html)
• Ecdl: (http://www.ecdl.pt/)
• Agenda digital 2010: (http://ec.europa.eu/information_society/digital-agenda/index_en.htm)
• Tomás Patrocínio: (http://www2.ufp.pt/~lmbg/monografias/tese_jtpv1.pdf)
• Ecdl: (http://www.ecdl.pt/)
• Agenda digital 2010: (http://ec.europa.eu/information_society/digital-agenda/index_en.htm)
• Tomás Patrocínio: (http://www2.ufp.pt/~lmbg/monografias/tese_jtpv1.pdf)
Última alteração: sábado, 8 de novembro de 2014 às 00:20