Consulte o glossário usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODOS

L

Leonardo da vinci

                                          Leonardo da Vinci

Nascimento 15 de Abril (Calendário Juliano) ou 25 de Abril (Calendário Gregoriano) de 1452
Must_left-click_image_again_before_saving.gif Anchiano, Itália
Falecimento 2 de Maio de 1519
Must_left-click_image_again_before_saving.gif Amboise, França
Nacionalidade Italiano
Ocupação Pintura, Escultura, Arquitetura, Engenharia, Ciência e Música
Movimento literário Alto Renascimento
Principais trabalhos Mona Lisa
A Última Ceia
A Virgem das Rochas
Homem Vitruviano

 

Leonardo di ser Piero da Vinci, nascido num pequeno vilarejo próximo ao município toscano de Vinci, Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina. A mãe de Leonardo era provavelmente uma camponesa, embora seja sugerido, com poucas evidências, que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero. Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas.

Na adolescência, Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes personalidades da época, Lorenzo de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio . Leonardo viveu em plena Renascença, nos séculos XV e XVI, e expressa melhor do que qualquer outro o espírito daquele tempo. Ao contrário do homem medieval, que via em Deus a razão de todas as coisas, os renascentistas acreditavam no poder humano de julgar, de criar e construir. Por isso a Renascença também é conhecida como a época do Humanismo e se caracteriza por enormes progressos nas artes, nas leis e nas ciências.

Soraia Bandarra 9A nº18


Louis Armstrong

Louis Armstrong<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Trompetista e cantor negro norte-americano, de origem humilde, Daniel Louis Armstrong nasceu a 4 de Agosto de 1901, <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Nova Orleães, Luisiana, nos EUA. Enquanto jovem aprendeu a tocar vários instrumentos de sopro, mas foi no trompete que mais se destacou.
Em grande medida a ele se deve a transição de um estilo de jazz de índole mais folk, para uma forma de arte que destacava a improvisação e a criatividade do solista. Ficaram famosas as suas improvisações de sons vocálicos sem sentido, conhecidas por scatting.
Já com um percurso musical distribuído por várias bandas, juntou-se, em 1922, à Oliver's Creole Jazz Band, em Chicago, na altura o centro do jazz norte-americano, tendo aí permanecido até 1924. Neste ano mudou-se para Nova Iorque, onde tocou na banda de Fletcher Henderson, considerada a melhor banda jazz do seu tempo. A sua actividade musical, crescente em solicitações e em reconhecimento pelo seu talento, incluiu algumas gravações com cantores de blues, tais como Bessie Smith, Clara Smith e Ma Rainey.
Em 1925 regressou a Chicago e fundou a sua própria banda, os Louis Armstrong And His Hot Five, aos quais se sucederiam os Hot Seven. Nos dois anos seguintes granjeou o sucesso que fez dele um dos melhores trompetistas de todos os tempos e um cantor de eleição. Neste período destacaram-se temas como "Cornet Chop Suey", "Heebies Jeebies", "Potato Head Blues" e "Struttin' With Some Barbecue". Em 1928 formou os "Savoy Ballroom Five", nos quais fez dupla com o pianista Earl Hines.
São deste período temas como "West End Blues", "Weather Bird", "St. James Infirmary" e "Basin Street Blues".
Os anos 30 constituíram o período de ouro de Armstrong, tendo liderado várias bandas e gravado temas populares da altura, tal como "I Can't Give You Anything But Love", "Ain't Misbehavin", "Tiger Rag", "I've Got A Heart Full Of Rhythm" e "Wild Man Blues".
A década de 40 viu a sua popularidade diminuir. Fundou o sexteto All Stars, com o qual tocou em palcos de todo o Mundo. Esta banda notabilizou-se pela postura humorística que tinha em palco.
Nos anos 50 e 60 destacaram-se temas como "Mack The Knife" (1955), "Hello Dolly" (1964) e "What A Wonderful World" (1967), entre outros.

Nos últimos anos da sua vida, o seu nome era conhecido em todo o mundo, não só pelas qualidades de trompetista, mas também por ser um cantor e um artista de entretenimento de eleição.
Trabalhou ainda no cinema, tendo participado nos filmes Cabin In The Sky (1943), Jam Session (1944), High Society (1956) e The Five Pennies (1959).
Em 1954, editou a sua autobiografia, Satchmo, My Life In New Orleans (1954).
Morreu a 6 de Julho de 1971, em Nova Iorque.
A título póstumo, algumas das suas lendárias actuações ao vivo foram lançadas em disco. Além dessas edições, uma nota para as dezenas de compilações da sua obra. Nesse formato, destaque para The Complete Hot Five and Hot Seven Recordings, editada pela Columbia em 2000. Esta edição foi repetida, dois anos mais tarde, numa caixa especial.


Luciano Pavaroti

Luciano Pavarotti (Módena,12 de Outubro de 1935 Módena, 6 de Setembro de 2007) foi um cantor italiano, grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi. É merecidamente reconhecido como o tenor que popularizou a música clássica.

Pavarotti participou com os tenores espanhóis José Carreras e Plácido Domingo nos concertos, e gravou famosos duetos com Frank Sinatra, Spice Girls, Bryan Adams, Andrea Bocelli, Queen, Céline Dion, Eros Ramazzotti, Jon Bon Jovi, U2 e Roberto Carlos, entre outros. É considerado um dos mais importantes tenores de todos os tempos. Cantou nos mais importantes teatros mundiais, como sendo o Teatro alla Scala (Milão), a Royal Opera House (Covent Garden, Londres), a Metropolitan Opera House (Nova Iorque), entre outros.


Ludwing van Beethoven

Ludwig van Beethoven (Bonn, 16 de Dezembro de 1770 Viena, 26 de Março de 1827) foi um compositor erudito alemão do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o período Romântico (século XIX). É considerado como um dos pilares da músical ocidental pelo incontestável desenvolvimento tanto da linguagem quanto do conteúdo musical demonstrado em obras como : seus últimos quartetos de cordas, a nona sinfonia, suas últimas sonatas etc.


luis de camões

QUANDO TUDO ACONTECEU... <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

1524 ou 1525: Datas prováveis do nascimento de Luís Vaz de Camões, talvez em Lisboa. - 1548: Desterro no Ribatejo; alista-se no Ultramar. - 1549: Embarca para Ceuta; perde o olho direito numa escaramuça contra os Mouros. - 1551: Regressa a Lisboa. - 1552: Numa briga, fere um funcionário da Cavalariça Real e é preso. - 1553: É libertado; embarca para o Oriente. - 1554: Parte de Goa em perseguição a navios mercantes mouros, sob o comando de Fernando de Meneses. - 1556: É nomeado provedor-mor em Macau; naufraga nas Costas do Camboja. - 1562: É preso por dívidas não pagas; é libertado pelo vice-rei Conde de Redondo e distinguido seu protegido. - 1567: Segue para Moçambique. - 1570: Regressa a Lisboa na nau Santa Clara. - 1572: Sai a primeira edição dOs Lusíadas. - 1579 ou 1580: Morre de peste, em Lisboa.