Anastacia nasceu em Nova York e cresceu no meio artístico. Seu pai era cantor e sua mãe, atriz da Broadway. Após o divórcio dos pais, ela foi morar com a mãe em Chicago e logo participou de alguns videoclipes como dançarina. Mas foi no programa Club MTV que a carreira mudou de rumo. O produtor do programa perguntou se ela era cantora e, a partir daquele momento, Anastacia percebeu que tinha talento.
Foram anos tentando engrenar a carreira, mas ela só trabalhava com produtores autoritários que mais atrapalhavam do que ajudavam. Até que conheceu O.G. Pierce, que deu a ela a liberdade que precisava para criar. Gravou uma demo com apenas um música, One More Chance, o que não ajudou muito. Em 1998, Anastacia participou do programa The Cut, da MTV, num concurso intitulado Not That Kind. Ela ficou entre os dez finalistas e conseguiu visibilidade suficiente para fechar um contrato no ano seguinte com o selo Daylight, da Sony Music.
O álbum de estréia levou o nome do concurso que mudou sua vida, Not That Kind, lançado mundialmente em 2000. Um dos produtores do disco, Ric Wake, trabalhou com grandes cantoras, como Mariah Carey e Celine Dion. A música de trabalho, Im Outta Love, foi escrita pela própria Anastacia em parceria com os produtores Sam Watters e Louis Biancaniello e tornou-se um imenso sucesso internacional.
Passados quase cinco anos de trabalho e 10 milhões de discos vendidos no mundo, Anastacia descobriu que tinha câncer no seio, em janeiro de 2003, aos 29 anos de idade. Ela anunciou que faria uma pausa para o tratamento, que incluiu cirurgia e radioterapia, mas usou o período de recuperação para compor. Totalmente curada, ela entrou em estúdio em setembro de 2003.
Em abril de 2004, Anastacia, chegou às lojas. Em janeiro daquele ano ela lançou o primeiro single, Left Outside Alone. A volta aos palcos aconteceu no dia 6 de março, no Echos Awards, na Alemanha, onde interpretou a canção Heavy on My Heart.